Não é de hoje que falamos do Momofuku por aqui. Já fizemos até uma edição inteira só com receitas desse restaurante nova iorquino. Sim, somos fãs.
Dia desses, devidamente estocada de camarões fresquinhos, resolvi fazer a versão do Momofuku de um clássico da culinária do sul dos Estados Unidos – shrimp and grits – ou camarão e canjiquinha.
O ideal é se planejar. A melhor canjiquinha é aquela que ficou de molho de um dia pro outro. Para um porção para duas pessoas comece essa etapa com uma xícara de canjiquinha e uma xícara de água. Cubra e guarde na geladeira até usar no dia seguinte.
O prato terá 4 elementos. 1 – a canjiquinha 2 – o camarão 3 – o bacon 4 – o ovo.
Para a canjiquinha que já ficou de molho você também vai precisar de um caldo. O ideal mesmo é este daqui do ramen. Se você é dessas pessoas que pensa em tuuuuudo da última vez que fez você guardou o que sobrou no congelador. Se não, vá de caldo pronto mesmo, idealmente de bacon – 1 xícara. Leve sua canjiquinha que estava de molho ao fogo brando junto com o caldo e mexa mexa mexa. O caldo será absorvido e a canjiquinha vai ficar mingauzenta. Uns 5-10 minutos. Acrescente 1 colher de sopa de molho de soja, sal e pimenta a gosto. Finalize com umas 3 colheres de manteiga e pronto.
O camarão é bem simples. Só temperar com sal e pimenta e dar aquela fritadinha bonita no azeite. Idem pro bacon. Corte em fatias pequenas e frite bem fritinho.
O ovo pode ser aquele mesmo do ramen, ou um ovo poché tradicional, fritinho, como fiz esse dia, também fica excelente. O que importa é que a gema fique molinha. Vai dar aquele tchã na hora que você colocar na boca.
Monte tudo no prato com um pouco de cebolinha e mande ver. Delícia.
beijos,
Mariana
[…] shrimp and grits – ou camarão com canjiquinha – é uma receita do nosso amado Momofuku e é […]