O ano começa, muitas promessas, a vida continua, então não espere o Carnaval chegar pra começar as atividades, coragem!! Quer algo inspirador, barato e fácil? Fica aqui nossa sugestão, o Coq au vin, pronuncia-se cocovan, o nome afrancesado pode até talvez assustar, mas o prato você vai ver, é bem mais simples do que parece e vai fazer o seu frango do dia a dia sair um pouco da rotina, ficar mais sofisticado e vai ser gostoso.
Fizemos esse prato no penúltimo Lá em Casa e o resultado foi muito bom, para umas quatro pessoas você vai precisar de:
– 1 cenoura média
– 1 cebola branca grande
– salsão
– 1 garrafa de vinho tinto
– 8 coxas inteiras ( coxa e sobre coxa)
– caldo
O prato começa com o caldo, em uma panela grande derrame o vinho, a cenoura, a cebola e o salsão cortados em pedaços grandes, quando começar a ferver espere dez minutos, desligue e espere esfriar.
Quando a panela estiver fria coloque o frango e deixe marinhando, de preferência de um dia para o outro.
No dia seguinte, ascenda o fogão e deixe o frango como está na panela, quando começar a ferver conte dez minutos, retire o frango e deixe o vinho reduzir, acrescente ao molho sal e pimenta do reino a gosto.
O frango estará semi cozido e assim que sair da panela com o vinho coloque em outra panela refogando na manteiga até dourar, depois retire e reserve em outra vazilha.
A essa altura o molho já deve ter reduzido um pouco, espere esfriar e misture novamente com o frango.
Agora é só esperar as visitas, colocar a bebida pra gelar e preparar os acompanhamentos. No dia servimos com purê de batata doce, baroa e inglesa com azeite trufado, cebolinha e baby cebola, mas não precisa ser exatamente isso, pode ter arroz com lentilha, farofa de cebola, o que mais você preferir e tiver em mãos.
Na hora de servir de novo coloque a panela para ferver, quando começar a ferver desligue e transfira o frango para a outra panela e doure novamente, acredita que dá certo, vai ficar uma beleza e vai valorizar bem a carne do frango.
Se arrisque.
abs.
Esdras
[…] Coq au vin. Até o nome é romântico :) Para esta receita você vai precisar se organizar com antecedência – o prato precisa ser iniciado um dia antes… Mas nada complicado demais. Vai com fé que compensa. […]