Caldo de aspargos eu já fiz muito, mas o dia que comi este velouté de aspargos entendi o nome. Realmente é aveludado. Dá mais trabalho do que um caldo comum, mas vale cada minuto adicional do processo.
Comece com 1kg de aspargos. Corte aquela pontinha do talo dura fora e descarte. O resto corte em padaços de uns 3 cms e coloque-os pra cozinhar em 1L de caldo de galinha fervente com um cubinho de açúcar. Abaixe o fogo e deixe cozinhar só naquelas borbulhinhas por 20 minutos.
Passados os 20 minutos, liquidifique e coe bem coado. Volte pra panela o caldo coado e ferva por mais 30 minutos. Ele vai reduzir quase pela metade. Nesse meio tempo, dissolva 30g de maisena em uma colherzinha de água e bata 1 gema com 1 xícara de creme de leite. Acrescente a maisena ao caldo mexendo sem parar por 1 minuto. Desligue o fogo e também mexendo sem parar incorpore o creme de leite com a gema. Ligue novamente o fogo, sempre mexendo, deixe ferver e assim que começar a fervura desligue. Pronto.
Esse dia servimos num copinho americano junto com outras entradinhas, mas vale como prato principal numa boa também. Delícia total!
[…] mundo dos caldos/sopas têm infinitas delícias vegetarianas, mas este velouté de aspargos é verdadeiramente arrasador. Sirva uma porção pequena como entradinha ou mande ver numa porção […]