Cremosa, docinha, com um toque amargo do café – a sobremesa perfeita. Além de uma delícia é super prática já que o ideal é fazer cedinho no dia do jantar ou até mesmo um dia antes para dar tempo de resfriar bem deixando você livre pra fazer outras coisas que precisem ser feitas na hora.
Existem zilhões de receitas de tiramisu por aí. Essa daqui veio da Revista Gula – revista excelente de gastronomia. Recomendo demais!
O ingrediente essencial desta sobremesa é o mascarpone. Sim, é carinho. Mas nem pense em trocar por outro queijo para baratear. Use um mascarpone de boa qualidade e vá em frente que vai ficar uma delícia.
500 g de mascarpone
125 g de açúcar
4 ovos (gemas e claras separadas)
1 pacote de biscoito champagne
500 ml de café forte
1,5 dose de grappa
cacau em pó para polvilhar
Bata o açúcar com as gemas até ficar cremoso. Incorpore o mascarpone. Bata as claras em neve e incorpore à mistura. Monte numa travessa ou em potes individuais. O bom de usar potinhos individuais é que a sobremesa fica mais firme. Misture a grappa e o café (faça o café antes para ele não estar pelando a esta altura) e molhe cada biscoito na mistura. Ele vai ficar bem molengato. Deixe pingar o excesso de líquido do biscoito e faça uma camada de biscoito na travessa ou em cada potinho. Acrescente uma boa camada da mistura de mascarpone e faça mais uma camada de biscoito. Finalize com mais uma camada do mascarpone e leve para a geladeira. Esta receita rende umas 10 porções.
Prontinho! Agora é só polvilhar com cacau em pó na hora de servir e mandar ver.
beijos,
Mariana