E chegamos à última receita da série Coma em Transe de receitas harmonizadas com o disco Transe | Esdras Nogueira e Grupo tocam Transa! (acesse as demais AQUI)
No som nostalgia é pura diversão. Um blues gostoso, meio nova orleans, leve e contagiante. Daí entra a brincadeira com vários temas consagrados aparecendo de forma incidental fazendo uma espécie de retrospectiva musical. É nostalgia pura.
E não tem nem o que dizer. A receita é nostalgia pura também. Os cereais do título são, no caso, cornflakes, e o leite é aquele leite delícia que sobra no final de uma tigela. Diz aí que você não acabou de viajar no tempo só de ler a descrição? E a calda vermelha. Sempre o vermelho. Presente de alguma forma em todos os pratos da série Coma em Transe.
Dá um play AQUI na gravação de Nostalgia pra sacar a vibe.
A receita é razoavelmente simples. Uma mistura clássica de panna cotta feita a partir de leite e creme de leite fresco que foram saborizados com cornflakes tostados. Acrescenta a gelatina, escolhe se quer desenformar ou deixar num ramekin, vai pra geladeira e pronto. E se for desenformar o ideal é congelar então rola de fazer com bastante antecedência, sempre um plus na hora de montar um cardápio.
A calda é basicamente uma geleia rápida de morango e outras frutas vermelhas que desejar. Após uns 30 minutos no fogo já está pronta. Se quiser mais rústica deixa assim. Se quiser lisinha como a nossa é só coar. Dura um tempão na geladeira.
Tudo feito com antecedência para dar o mínimo de trabalho no dia, aquela textura cremosinha maravilhosa, aquele gostinho de infância que é pura nostalgia, aquele azedinho da fruta, só delícia.
- 265g (6 xíc) de corn flakes
- 470ml (2 xíc) de creme de leite fresco
- 710ml (3 xíc) de leite integral
- 50g (1/4 de xic) de açúcar mascavo
- 1 c.c. de sal
- 2 folhas de gelatina
- 2 xícaras de morango picados ou combinação de frutas vermelhas
- 4 c.s. de açúcar ou mais a gosto
- suco de meio limão ou mais a gosto
- Pré-aqueça o forno a 150C. Espalhe os corn flakes numa assadeira e leve ao forno por uns 12 minutos. Cuidado para não queimar! A intenção é dar uma dourada extra nos corn flakes para o gosto ficar mais aguçado.
- Retire do forno e deixe esfriar o suficiente para você poder manusear. Numa cumbuca grande misture o leite, creme de leite e os corn flakes. Deixe “de molho” por uns 40-45 minutos.
- Passe a mistura por um coador fino. Os corn flakes estarão muchibentos então pode espremer um pouco com a parte de trás de uma colher. A papa de corn flakes não será mais usada. Passe a mistura do leite e creme pelo coador novamente. A ideia é se certificar que não sobrou nenhum pedaço de corn flake e que a mistura fique leve.
- Aqueça a mistura do leite com o açúcar e sal até dissolver, mas faça-o com leveza. Evite formar muitas bolhas na mistura.
- Amoleça as folhas de gelatina por 1 minutinho numa cumbuca com água fria. Quando estiverem gelatinosas esprema para retirar o excesso de água e incorpore à mistura do leite até dissolver (sempre suavemente para não formar bolhas). Pronto! Agora escolha como você vai querer servir sua panna cotta. Se quiser servir em ramekins individuais é só dividir a receita – rende uns 6 ramekins daqueles clássicos. Leve à geladeira e em uma hora já deve ter endurecido o suficiente para comer. Se sua ideia for desenformar daí você precisa de formas de silicone – existem vários formatos no mercado. Nós usamos umas quadradas. Coloque nas formas e leve à geladeira por uma hora. Depois leve ao congelador até endurecer totalmente (2-3 horas). Você conseguirá desenformar como se fosse um cubo de gelo. Coloque imediatamente no prato que for usar para servir e leve de volta à geladeira para chegar à temperatura normal.
- Para a calda leve as frutas ao fogo médio com o açúcar e o suco do limão. Misture de tempos em tempos e cozinhe por uns 30 minutos ou até as frutas começarem a se desmanchar e soltarem bastante suco. Prove e ajuste a gosto. As frutas podem estar mais ou menos doces e precisarem de mais ou menos açúcar e suco de limão.
- Bata as frutas com um mixer e sirva assim mesmo ou passe por uma peneira para obter uma calda lisa. Pode ser feita com até uma semana de antecedência.
- Tira a panna cotta da geladeira uns 15 minutos antes de servir e cubra com a calda vermelha.
Esta semana a gente começa a rodar o Brasil com a turnê do Transe. Estamos que é pura emoção. Acompanhe pelo instagram do Esdras @esdrasnogueira pra ver as próximas datas. Vamos adorar encontrar vocês por aí :)
beijos,
Mariana
Deixe um comentário