Lá lá lá nos idos de 2014, mais ou menos quando começamos a levar este cantinho aqui um pouco mais a sério, postamos uma receita matadora de brownie. Desde 2014, ESTA receita é a receita mais acessada do site TODO SANTO MÊS. São centenas de milhares de acessos! Acredita numa coisa dessas?
Eu acredito porque, putz, ela é maravilhosa mesmo. Sem falsas modéstias. Ela nem é minha. Só adaptei. Mas ela leva toneladas de ovo e manteiga, como todo bom brownie leva. Porque sim, sou dessas que adoro uma comida vegana, mas sempre duvidei que acharia uma receita de brownie verdadeiramente deliciosa, que pudesse rivalizar com aquela clássica mega acessada ali de cima e que fosse vegana.
Pois achei. Oh yes. Achei.
A questão eterna em doces veganos é como simular as texturas que ingredientes maravilhosos como manteiga e ovo proporcionam. Nesta receita aqui o segredo está na farinha de chia. Coisa mágica é essa tal de chia. Você mistura com água e dali a uns minutos vira uma massaroca gelatinosa muito doida que deixa o brownie denso e muxibento. Palminhas em câmera lenta para a natureza.
De resto, óleo de coco no lugar da manteiga (não chega a dar sabor, mas nem seria ruim se desse, né?), quantidades generosas de chocolate 80% (leia o rótulo pra ter certeza de que não tem leite, mas nessa porcentagem não deveria ter) e umas boas colheradas de missô que dão um fundinho caramelado salgadinho que amarra tudo na boca e te faz dar pulinhos de alegria.
- 4 ½ c.s. de farinha de chia
- 150g de óleo de coco
- 250g de chocolate amargo (80-85%) quebrado em pedacinhos
- 320g de açúcar mascavo
- 120g de farinha de trigo
- 3 ½ c.s. de missô
- 1/2 c.c. de sal
- sal maldon, flor de sal ou outro sal com textura para salpicar
- Pré-aqueça o forno a 180oC e forre uma assadeira de 20cm x 20cm com papel manteiga.
- Numa tigela misture a farinha de chia com 270ml de água e reserve.
- Enquanto isso, leve o óleo de coco e chocolate ao fogo baixo numa panela média. Misture de vez em quando até derreter e misturar completamente. Acrescente o açúcar, farinha, missô e o sal. Por último, incorpore a farinha de chia que já terá absorvido a água. Misture tudo e coloque na assadeira forrada. Salpique com flor de sal ou outro sal de sua escolha.
- Asse por uns 45 minutos. O brownie ainda deve ter um leve movimento no meio. O palito ainda sairá melecado.
- Fica uma delícia morno, mas faça o esforço de deixar esfriar por completo porque aí é que a textura realmente brilha. Fica delicioso depois de guardado na geladeira também, mas lembre-se de remover o papel manteiga antes de levar pra geladeira para não grudar.
Delícia das delícias. Denso, chocolatudo, com um caramelo salgado maravilhoso no fundo. Bonzão.
Quando ainda está morno é uma delícia. Mas depois que esfria, a textura fica lindamente puxenta. Olhares atentos conseguirão reparar pela foto. A primeira ele ainda está morno. A segunda é no dia seguinte depois de guardado na geladeira.
Para acompanhar, curte aí este som da Duda Beat, igualmente delícia.
Beijos,
Mariana
solange Cardoso
Essa me surpreendeu…estou louca para experimentar essa mistura de sabores!
Solange Celular
essa mistura de sabores me derrubou, estou louca para experimentar!
comalaemcasa
o missô dá um tom caramelado meio toffee no fundinho ;)
é bem delicioso!
Isabelle
Olá, essa receita é de longe diferente de todas que já vi! Que incrível. Não sei se vou achar o missô na minha cidade, nunca nem tinha ouvido falar. O sal tu jogaste por cima do brownie, como na foto? Como assim? Me explica, porfavorzinho.
comalaemcasa
Olá! Que legal que te chamou a atenção. O missô é um fermentado de soja muito usado na cozinha oriental. Aqui ele confere um gostinho delícia que tem um fundinho salgadinho meio difícil de explicar – o tal do umami. Se te tudo vc não achar (mas hoje em dia vc acha até num supermercado bom nas cidades maiorzinhas – onde vc mora?) dá pra fazer omitindo de boa. O sal por cima é idealmente um sal mais texturizado como flor de sal (na falta dá pra usar sal grosso bem esmagadinho) e é só uma salpicada por cima mesmo. sal e chocolate é uma combinação perfeita ;)
se fizer depois me conta!
aliás, ando com saudade dessa receita. vou refazer qquer dia desses.
beijos e volte sempre!