Tortilla virou meu pão chato (que não tem nada de chato :P é muito do maravilhoso) favorito nos últimos tempos. O naan amado vai eternamente morar no meu coração e tem hora que só ele mesmo, mas a tortilla de farinha de trigo fica pronta muito rapidinho e é muito deliciosa e dá pra fazer muita coisa diferente com ela.
Desde a primeira vez que fiz já repeti tantas vezes que já perdi a conta.
Ah! o pessoal vai aparecer aí daqui a pouco pra tomar umas! – Blz, umas tortillas, uma pastinha de iogurte com cebola caramelizada, a carne do almoço fatiada, e voilá, temos belisquetes.
Ah! a reunião hoje vai ser aqui em casa! – Blz, umas tortillas, umas berinjelas, uma raita, e ninguém passa fome na reunião.
Ah! acho que não tem nada pra comer hoje em casa! – Blz, umas tortillas, um omelete fininho, um queijinho, e temos wraps deliciosos pra forrar.
Quando a gente pára um segundo pra pensar sempre tem comida em casa na real. E deu pra entender. Tortilla é a resposta para todos os seus problemas.
Pra fazer você precisa de: farinha de trigo, sal, água e banha (se quiser fazer vegetariana troque por gordura vegetal*atualização em 2020 – manteiga fica mega bom se vc não for vegana). Banha é dessas coisas que as pessoas olham torto. Gente. Tá tudo bem. Ninguém morre por causa de banha não. É comida de verdade e é só usar com moderação como qualquer gordura. Comida de mentira é margarina. Essa sim merece olhar torto.
Resolvida a birra, banha é dessas coisas que você compra e deixa lá no congelador e vai usando aos poucos ao longo de um bom tempo. Vai por mim, depois de fazer estas tortillas pela primeira vez você vai querer garantir seu estoque permanente de banha no freezer pra poder improvisar uma leva a qualquer momento. Porque sério mesmo, a receita é boa e prática desse tanto.
Rapidinho você mistura todos os ingredientes, amassa meio segundo, só até ter uma massa coesa, deixa ela descansar uns 20-30 minutos, o tempo de você ir ali se arrumar, divide em bolinhas, abre as bolinhas, assa as bolinhas na frigideira. Pronto. Em uma hora do começo ao fim do processo você tem tortillas lindas quentinhas maravilhosas cheias de possibilidades.
Para mantê-las quentinhas é só embrulhar num pano de prato até a hora de servir e depois rola de conservar por vários dias fechando direitinho num saquinho plástico. Até nisso é prática essa receita.
- 350g (2 3/4 xic) de farinha de trigo (e talvez um pouco a mais na hora de abrir)
- 65g (5 c.s) de banha ou gordura vegetal cortada em cubos
- 3/4 c.c. de sal
- aproximadamente 3/4 xic de água morna
- Numa tigela misture a farinha e a banha. Usando as pontas dos dedos vá incorporando a banha para que a farinha lembre uma farofa. Dissolva o sal na água morna. Acrescente um pouco mais da metade da água e misture com um garfo. Se ainda tiver farinha seca acrescente o restante da água e mais caso seja necessário.
- Amasse até que a massa fique homogênea – uns poucos minutos. Ela é uma massa menos macia do que a maioria dos pães. Cubra com filme pvc e reserve por 20-30 minutos.
- Separe a massa em 12 bolas. Aqueça uma frigideira de fundo largo. Abra a massa com um rolo tentando manter o formato redondo. Abra o mais fino que conseguir. Leve a massa à frigideira quente. Bolhas vão começar a se formar. Quando começar a dar umas queimadinhas de leve vire e faça o segundo lado (1-2 minutos). Quando mais assar mais crocantes elas ficarão.
- Reserve as tortillas prontas embrulhadas num pano limpo até a hora de servir.
- Sirva imediatamente ou guarde, depois de frias, num saco plástico bem fechado em temperatura ambiente. Dura tranquilamente uns 5 dias.
Ah! se quiser fazer integral rola totalmente! É só dividir a quantidade de farinha metade para a branca e metade para a integral. Já testei. Fica mara.
Amo de paixão minha frigideira de ferro fundido pra assar as tortillas. Não precisa ser nela, mas se quiser entrar nesse mundo lindo, a nossa é super parecida com esta DAQUI.
Para acompanhar, dá um play aqui neste som da Janelle Monáe com Easy Star All-Stars pra dar aquele clima festinha de leve e deixar suas tortillas ainda mais gostosas.
Nesse dia da foto abaixo a gente colocou na mesa uma pilha de tortilla, um bocado das patatas bravas que postei dia desses, e um bando de recheio (barriga de porco, guacamole, salada de tomates…) pra cada um montar como preferisse. Foi bão.
beijos,
Mariana
*este post tem links afiliados. clicando e comprando por eles você ajuda a financiar este cantinho ;)
fabiola
top heim gostei da postagem bem feita e produzida