Pode comer quente. Pode comer em temperatura ambiente (oi marmita!). Pode ser acompanhamento. Pode ser prato principal. Recheada de verdurinhas coloridas e deliciosas. Perfeita para um dia qualquer, mas tão boa que você vai querer servir no próximo almoço de domingo. Esta salada de macarrão é um arraso.
Primeiro a gente fatia umas tantas abobrinhas numa mandolina (se você não tiver ainda, a gente super recomenda! é um utensílio e tanto! essa daqui é uma baratex, esta daqui é uma dessas que dura anos e anos) ou na faca mesmo e dá aquela fritadinha básica pra ficar com aquela cor bonita dos dois lados. Espirra um pouco – abobrinha tem muita água! Um alô de vinagre de vinho tinto e deixa de lado enquanto você prepara o resto.
Ervilhas. Vamos combinar. Ervilhas em lata não. Beleza? Se você tiver a sorte de ter frescas disponíveis, que bom pra você! Uhu! Mas se não, ervilha é dessas coisas que super funciona congelada e tem no freezer de qualquer supermercado. Uma rápida passada na água fervente (a mesma que você vai usar depois pra cozinhar a massa), um choque térmico na água gelada pra elas ficarem com aquele verde vibrante e pronto. (p.s., esse choque térmico é dessas manhas manhosas pra todo o sempre quando quiser manter a cor e crocância dos produtos)
Com um pouco de salsinha e manjericão batidos com o azeite você tem um molho lindo. Alegria redobrada se as ervas forem colhidas na horta de casa. Raspas de limão (nunca canso de me impressionar com o poder transformador de umas raspinhas cítricas – a gente usou limão cravo que é particularmente aromático), um pouco de alcaparras pra dar aquele salgadinho meio doido todo especial que elas têm, um queijinho (no caso, um minas delícia, mas poderia ter sido uma muçarela de búfala ou qualquer outro queijo gostoso que não seja mega salgado) e uma bela massa (nesse dia da foto a gente usou essa mega colorida maravilhosa, mas poderia ter sido um penne ou fusilli basicão mesmo). Tudo misturado, sem frescura, só alegria.
- óleo de canola para fritar as abobrinhas
- 3 abobrinhas médias fatiadas finamente
- 1½ c.s. de vinagre de vinho tinto (ou mais a gosto)
- 100g de ervilha
- um punhado de folhas de manjericão
- um punhado um pouco menor de folhas de salsa
- 75ml de azeite
- 250g de massa (penne, fusilli, farfalle ou outra semelhante)
- raspas de 1 limão
- 1½ c.s. de alcaparras picadas
- 100g de queijo minas padrão cortado em cubinhos (ou o queijo de sua escolha)
- sal e pimenta a gosto
- Numa frigideira larga frite as fatias de abobrinha no óleo até dourar os dois lados. Não lote a panela de abobrinha de uma vez para não soltar água demais e esfriar a panela. Vá aos poucos. Quanto terminar, salpique as abobrinhas com o vinagre e reserve.
- Encha uma panela grande o suficiente para ferver o macarrão com água e coloque para ferver. Quando já estiver fervendo, salgue e cozinhe rapidamente as ervilhas – uns 2-3 minutos. Em seguida coloque as ervilhas numa tigela com água gelada (de preferência com gelo) para fazer o choque térmico e manter a cor vibrante.
- Bata a salsinha e parte do manjericão (reserve uma parte para decorar no final) com o azeite no liquidificador. Tempere com sal e pimenta.
- Cozinhe o macarrão na mesma água que você usou para as ervilhas seguindo as instruções do pacote. Escorra e imediatamente tempere com o molho de azeite e ervas numa tigela grande.
- Acrescente as alcaparras, raspas de limão e queijo, misture bem e ajuste o sal e pimenta. Se preferir mais acidez, acrescente mais um pouco de vinagre de vinho tinto. Finalize com o manjericão reservado e sirva imediatamente ou em temperatura ambiente.
Receitinha maravilha para uma segunda sem carne. Não sabe do que estou falando? A ideia da segunda sem carne é estabelecer um dia por semana com uma dieta vegetariana. A população mundial está crescendo assim como o consumo de carne. Ambientalmente isso é simplesmente insustentável. Se queremos que nosso lindo planeta permaneça assim, uma dieta com mais hortifrutti e grãos e menos carne é uma das várias pequenas medidas que podemos adotar de forma bem indolor no nosso dia a dia (escolher bem esses hortifrutti e grãos também é essencial). E vou dizer por experiência própria, a segunda sem carne aqui em casa já virou mais da metade da semana sem carne e a gente não sente a menor falta.
beijos,
Mariana
*este post contem links afiliados ;) se você tiver interesse nos produtos lincados compre seguindo o link para ganharmos uma pequena comissão. essa é uma das poucas fontes de renda deste site ;)
[…] e o recém lançado Sweet e o Plenty eu ainda não tenho, mas já fiz várias receitas deles como esta salada de macarrão com abobrinha e esta outra com um molho incrível de […]