Este post é um kit festinha. Um belisquete daqueles que é o sonho de quem curte fazer festinha em casa – simples de fazer e altamente viciante + uma música pra dar aquele clima gostoso, dancinha, vibe boa, bora curtir.
Comece dando play em Chá de Bananeira, um ska mega feliz do Esdras Nogueira Quinteto Ao Vivo e vá entrando no clima.
Agora prepara para receber a notícia da alegria. Esta receita leva somente 4 ingredientes. Oh yes. Gorgonzola, manteiga, farinha de trigo e pimenta caiena. Ok. 5 se você contar as sementinhas de chia salpicadas por cima pra dar uma corzinha na hora de assar.
Quer mais uma notícia maravilhosa? É tãaaaaao fácil! Só bater o gorgonzola e a manteiga (ambos em temperatura ambiente) até ficarem fofos, misturar a farinha de trigo e temperar com a caiena. O processo é basicamente o mesmo da massa do biscoito que vai na crostinha desta torta aqui. Depois de tudo misturado você formata em tubos e embrulha bem embrulhadinho num filme pvc pra descansar na geladeira. Depois de umas tantas horas aquela massa endurece e você consegue cortar como se fosse um salame. O meu, aliás, ficou bem parecendo um salame desbotado mesmo! Depois disso é só cortar, salpicar com umas sementinhas pra dar um contraste de cor e assar.
- 1 xíc (120g) de farinha de trigo
- 250g de gorgonzola em temperatura ambiente
- 115g de manteiga em temperatura ambiente
- 1 pitada generosa de pimenta caiena
- semente de chia para salpicar
- sal à gosto
- Numa batedeira ou no muque bata a manteiga e o gorgonzola até ficarem cremosos e fofos. Junte a farinha de trigo e pimenta caiena. Prove e veja se precisa de sal. Como o gorgonzola é bem salgado talvez não seja necessário.
- Divida a massa em 3 e amasse e enrole até formar um tubo de uns 3cms de diâmetro. Embrulhe cada tubo com filme pvc apertando bem as pontas. Leve à geladeira por pelos menos 12 horas.
- Na hora de assar, pré-aqueça o forno a 220oC e fatie finamente a massa (tente 1/4 – 1/2 cm). Espalhe as fatias numa assadeira forrada com papel manteiga ou tapetinho de silicone deixando alguns cms entre cada fatia. O biscoito espalha um pouco durante o cozimento. Salpique com as sementes de chia e leve ao forno até as bordas ficarem bem douradas. 10-15 min.
- Deixe esfriar por completo antes de comer. Dura alguns dias guardado em temperatura ambiente num pote hermético.
O resultado final é um biscoitinho (ou será torradinha? não sei!) salgadinho e apimentado na medida certa. Daquele jeito que você come e come e come e quer comer mais um pouco. Daí pra compensar você dança e dança e dança mais um pouco com aquele som lá de cima e pronto. A vida é bela né não?
Escute o resto do disco aqui.
Aqui você encontra outras receitas que acompanharam músicas do disco.
E aqui você encontra todas as informações sobre o show de lançamento que vai rolar no dia 10 de novembro na Cervejaria Criolina. Bora que vai ser lindo! <3
beijos,
Mariana
Ana Cláudia Santos
Oi Mariana, tudo bem?
Será que dá pra congelar essa massa? Para assar depois que nem os cookies?
comalaemcasa
hummmm confesso que não tentei, mas faz sentido que sim. agora de qquer forma, uma vez assados duram alguns dias tranquilamente se você guardar num pote hermético. isso sim eu testei ;)
beijos e volte sempre!
Mariana
Olá parabéns pelo trabalho. Comecej a seguir vcs agora. Gostaria de saber se posso substituir a pimenta caiana por outra pimenta? Obrigada.
comalaemcasa
Oi Mariana!
Pode sim! No caso, idealmente pimentas em pó porque é mais fácil de incorporar à massa. E vai aos poucos, dá uma provadinha. Picância é uma questão de gosto. Mas dito isso, este biscoitinho pede uma boa dose porque ajuda a quebrar um pouco a gordura do queijo e manteiga e somado ao salgadinho do queijo é uma combinação daquelas mais viciantes impossível. Vai bem que só com uma cervejinha bem gelada ;)
Volte sempre!
bjs
mariana