Crostinha perfeitamente amanteigada. Compota de amora docinha e azedinha no ponto. Ganache de chocolate brilhosa e cremosa salpicada de belos flocos de sal. Essa é a nossa torta de amora com chocolate.
Quem acompanha a gente pelo instagram já viu o tanto que estamos aproveitando a temporada de amoras este ano. Já perdi a conta de quantos potes de geleia, caldas, compotas rolaram desde que elas começaram a pipocar pelas amoreiras da cidade e quando acho que a temporada vai acabar dou de cara com mais outra árvore mega carregada. Mil vivas pra esse maravilhoso pomar urbano que é Brasília!
A gente serviu esta torta na mais recente edição dos Jantares Lá em Casa e já sei que farei novas versões dela com outras frutinhas que forem entrando em época para todo o sempre. Frutinhas e chocolate é sempre uma combinação certeira e esta torta é bem sem erro.
Para a crosta comecei fazendo biscoitos de cacau amanteigados. Poderia ter simplificado a vida abrindo um pacote de biscoitos comprado. Funciona, claro. Mas a cada dia que passa estou mais agoniada com o tanto de coisa bizarra com nomes impronunciáveis que a indústria alimentícia nos enfia, literalmente, goela abaixo e, dentro do possível, evito. E, sinceramente, este biscoito é ultra fácil. Sem exagero. Juro juro juro. Fora que a receita dos biscoitos é maior do que a que você vai precisar para fazer a crosta da torta e você vai ter um biscoitinho absolutamente perfeito para acompanhar aquele cafezinho, para dar de presentinho pra alguém, para matar aquela vontade de um docinho depois do almoço… Vale a pena.
O recheio é uma compota simples de amoras colhidas na vizinhança e um tico de morango e limão cravo pra dar textura. Bota tudo numa panelinha com um pouco de açúcar de baunilha (eu explico como faz aqui) e em dois tempos você tem algo que não é bem ainda uma geleia, mas também não é uma calda. Eu chamo de compota, mas quem sabe o nome pode ser outro também. Aliás, os sabores também podem ser. Frutinhas com chocolate, né? Vai dar certo. E se quiser facilitar a vida uma vez mais, rola de comprar e, nesse caso, é só procurar um tico que com certeza você vai conseguir achar uma bela geleia ou compota artesanal numa feirinha, num mercadinho, num empório mais maneiro, enfim…
A ganache de chocolate faz aquela bela camada final. Chocolate meio amargo e creme de leite fresco aquecido. É só disso que você precisa para ser feliz. Por último, aquele toque que eu sempre acho essencial (ó o tanto de receita que eu posto que tem esse toque), algumas lascas de sal maldon. O sal maldon tem o lance de ter, além do sabor, a textura. As lasquinhas de sal são grandes o suficiente para dar um croc. Muito amor isso. É carinha, mas dura horrores porque você nunca vai usar pra cozinhar de fato, só pra finalização mesmo. Umas micro pitadinhas e pronto. Nem lembro há quanto tempo comprei o nosso e ó que a gente usa direitinho, mas rola de substituir por outros sais maneiros que existem por aí (flor de sal, sal rosa, sal cinza, etc e tal) e, por último, sal grosso triturado num moedor resolve.
- para a crosta:
- 175g de manteiga em temperatura ambiente
- 85g de açúcar cristal orgânico
- 200g de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 1 pitada de sal
- para a compota:
- 2 xícaras de amoras
- 1 xícara de morangos (cortados em 4)
- 4 colheres de sopa de açúcar de baunilha ou açúcar cristal (ajuste ao seu gosto)
- suco de 1 limão cravo
- para a ganache:
- 350g de chocolate meio amargo
- 350g de creme de leite fresco
- sal maldon para finalizar (ou flor de sal)
- 1-2 colheres de sopa de manteiga para montagem
- amoras para decorar
- para a crosta:
- Misture bem a manteiga e o açúcar numa tigela média com uma colher de pau. Junte os demais ingredientes e misture somente até incorporar tudo. Junte a massa toda e forme um cilindro. O diâmetro do cilindro vai determinar o tamanho do biscoito. Embrulhe em filme pvc, apertando bem as pontas tal qual um bombom para manter a forma cilíndrica e guarde na geladeira por pelo menos 1 hora até endurecer.
- Pré-aqueça o forno a 180oC. Forre uma assadeira com um silpat (tapetinho de silicone) ou papel manteiga. Fatie finamente a massa resfriada e espalhe na assadeira. Os biscoitos crescem relativamente pouco no forno, portanto, não é necessário deixar muito espaço entre um e outro. Asse por 12-15 minutos ou até você dar um toque leve no centro do biscoito e sentir que ele já não está mole. Este biscoito não muda muito de cor no forno. Deixe esfriar na assadeira e depois reserve. Este passo pode ser feito com muita antecedência. Num pote hermético os biscoitos duram semanas.
- para a compota:
- Junte todos os ingredientes numa panela média e cozinhe até soltar o líquido das frutas e ele engrossar levemente. De 20-30 minutos. Ajuste o açúcar e o limão de acordo com o seu gosto. Reserve. Este passo também pode ser feito com dias de antecedência. Guarde na geladeira.
- para a ganache:
- Quebre o chocolate em pedaços e reserve numa tigela média. Aqueça levemente o creme de leite fresco (somente até começar a borbulhar pelas laterais). Despeje o creme de leite aquecido sobre o chocolate despedaçado. Aguarde um minuto e misture com uma espátula até todo o chocolate e o creme de leite ficarem incorporados. Deixe a mistura descansar por meia hora.
- montagem:
- Triture 200g do biscoito (vai sobrar biscoito e você vai me agradecer) num processador ou esmague com as mãos ou a ajuda de algum utensílio. Derreta uma colher de sopa de manteiga e misture na farofa de biscoito. Ela deve umedecer o suficiente para você conseguir apertar a farofa pra formar uma crosta. Se necessário, acrescente uma colher a mais de manteiga derretida.
- Espalhe a farofa umedecida pelo fundo de uma fôrma de torta com o fundo removível (nós usamos fôrmas individuais) e pressione bem com a parte de trás de uma colher. Leve à geladeira por uns 20 minutos.
- Espalhe a compota de frutas sobre a crosta. Talvez você não use tudo.
- Finalize com a ganache espalhando ela por cima das frutas. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora. Pode ser feito de um dia para o outro.
- Para servir, remova a torta da fôrma, salpique com sal maldon e decore com amoras frescas.
Dessas sobremesas perfeitas para um jantarzinho com amigos. Você faz um dia antes, te liberando pra fazer outras coisas no dia. A montagem é bastante simples e dois dos elementos da torta podem ser feitos com bastante antecedência. Dá pra adaptar a ideia para outros sabores com a maior facilidade. E de quebra você ainda vai ter um bocado de biscoitinho pra oferecer na hora do cafezinho. Eu curti muito essa torta. Tomara que vocês também.
beijos,
Mariana
*este post contem links afiliados
[…] não faltou receita nova por aqui. Teve massa de pizza de longa fermentação, muita amora, esse molho de tomates assados que foi das receitas mais replicadas dos últimos tempos, […]