E cá estamos nos despedindo de mais um ano. Que loucura que foi esse 2016! Foi tanta coisa no Brasil e no mundo que a sensação é que sempre estávamos desatualizados.
E a verdade é que temos muita sorte porque em meio a tanta tragédia, guerra, eleições surreais, e nosso estado completamente estupefato com relação a tudo que está acontecendo no Brasil, ainda assim podemos dizer que 2016 foi um bom ano.
Ele começou lindamente com uma viagem de praia com amigos para a Bahia. Das vantagens de se alugar uma casa bacana e viajar de carro – carregamos ingredientes mil, panelas, condimentos e muito mais conosco e assim passamos os dias cozinhando. Muito. E jogando muita conversa fora. Tomando bons drinks. E registrando tudo graças ao nosso super companheiro de viagem e mega parceiro Ricardo Theodoro. Lá no nosso canal do YouTube (aproveita e se inscreve!) você pode assistir os vídeos do dia em que fizemos um belo lobster roll, a caldeirada mega estáile Nova Orleans style shrimp boil, e uma, das váaaaarias levas de aperol spritz da viagem (e do ano!). Este bolo de banana foi o bolo que desapareceu mais rápido na nossa vida. 5 minutos depois de sair do forno ele já tinha sumido.
A gente fez 5 anos de Coma Lá em Casa e comemoramos com estilo durante a 10a edição dos Jantares Lá em Casa. Foram 3 noites lindas de muita comilança, bom papo, reencontros com amigos de longa data e novas amizades.
Foi um ano em que começamos a dar maior ênfase a alguns temas da gastronomia que são cada dia mais importantes para nós. Criamos uma categoria nova, a tá na época, onde sempre destacamos os hortifrutti que estão com tudo naquele mês para que possamos nos alimentar de forma mais sazonal. A gente confessa que escrever esse post tem sido ótimo pra gente! Estamos muito mais ligados e consequentemente sentimos que estamos nos alimentando com produtos muito mais saborosos (e saudáveis, e ambientalmente corretos).
Fora a absoluta maravilha que é viver num verdadeiro pomar urbano. O que tem de frutífera em Brasília não é brincadeira e este ano a gente realmente soube aproveitar. Catamos amoras e pitangas e mangas e muito mais e foi uma delícia!
E nossa horta lá em casa está cada dia maior! Estes chips foram feitos com a nossa couve, este brigadeiro de capim santo foi colheita da nossa horta também. Não estão mentindo quando dizem que você dá mais valor às coisas quando você começa a plantar. Cada colheita é um super orgulho e estamos nos esforçando para eliminar ao máximo desperdícios para valorizar cada segundo de trabalho que foi empenhado para que produtos lindos cheguem à nossa mesa.
E se você ainda não assistiu Cooked no Netflix aproveita as férias e manda ver. São somente 4 episódios e temos certeza absoluta que, no mínimo, você vai rever alguns dos seus hábitos de consumo no dia a dia. A revolução começa na cozinha!
Em 2016 nosso projeto xodó iniciado em 2015, o Coma no Jardin, realizado em parceria com os queridíssimos Gustavo e Fabiana do Petit Jardin, cresceu, com 6 edições em formatos variados e duas vertentes de encomendas. Demos início à temporada com a edição de Dia das mães com um belo piquenique de café da manhã no nosso amado Petit Jardin.
Para quem queria curtir nossas comidas em casa fizemos nossas primeiras cestas de café da manhã para encomenda para o dia das mães e para o dia dos namorados. Foi uma lindeza!
No dia dos namorados resolvemos fazer uma festa para os solteiros. O Dia dos solteiros foi a maior diversão! Com direito a drinks maneiros, comidinhas para comer com as mãos, música da melhor qualidade selecionada pelos nossos super parceiros Graviola Music e até um correio elegante que fez um sucesso danado, esse evento chegou para ficar. Ano que vem tem mais, com certeza!
Depois de dois evento fechados somente para quem havia feito reserva chegou a hora de repetir o nosso famoso ramen que deu início ao projeto lá em 2015. Foi uma celebração e tanto já que era 1 ano no jardim e aniversário do Gustavo também! Já virou tradição. 2017 terá mais ramen também :)
Em seguida fizemos mais duas edições abertas sem reservas com nossos sandubas, sempre com pães do nosso parceiro Varanda Pães Artesanais, e muitas outras delícias. As edições Beleza pura e Barato total foram as primeiras com nomes de música, outra nova tradição que veio para ficar. Assim como esse bolo tres leches que deixou a galera enlouquecida ;)
Encerramos a temporada de eventos do Coma no Jardin com uma edição mega especial, a Quase balada. Foi nossa primeira edição com música ao vivo e, como não poderia deixar de ser, o show foi do Esdras e seu lindo disco novo NaBarriguda (mais sobre isso abaixo). Mas ter comes e bebes e música não era o suficiente. Gustavo e Fabiana deram a ideia, a gente entrou na onda e de repente quando vimos a banda foi parar no telhado da casa! Que emoção!!! Foi sensacional e vai rolar de novo com toda a certeza! Coma com música.
E para fechar o ano com estilo fizemos uma última parceria com o Petit Jardin, o Coma no Jardin | Então é natal com encomendas para a ceia natalina. Que verdadeira delícia!
E ainda rolou nesse meio tempo a 11a edição dos Jantares Lá em Casa com um menu recheado de referências da Espanha, em particular de San Sebastián, um dos lugares que mais amamos conhecer até hoje.
Falando em viagens, também aproveitamos o restinho da temporada da família que mora em Dublin para uma viagem para Irlanda e Amsterdã. Viajar é bom demais <3
A nossa fonte preferida de notícias e reflexões sobre Brasília, o Quadrado, reformulou seu site pra ficar bem mais completo e interativo e as meninas comemoraram com uma feirinha daquelas pra ninguém botar defeito. De quebra nos convidaram para dar um workshop com comidinhas inspiradas na nossa categoria receitas idiotas que impressionam, para incentivar até aqueles que menos se aventuram pela cozinha a botarem a mão na massa e arrasarem.
A Abrasel DF nos convidou novamente para sermos jurados do Festival de Bar em Bar. Sempre um prazer!
E não faltou receita nova por aqui. Teve massa de pizza de longa fermentação, muita amora, esse molho de tomates assados que foi das receitas mais replicadas dos últimos tempos, este bolo de cenoura que é só alegria, muita salada porque tem que rolar, né?, nossos pork buns amados e dumplings e cogus lindos. E teve também ovos perfeitos para o seu café da manhã, cinnamon buns integrais com tâmaras de enlouquecer, esta berinjela defumada que repetimos zilhões de vezes, este pão de queijo da canastra que também virou hit, este rolinho de papel de arroz que adoramos fazer e muito muito mais.
E como não só de comida vive este casal, o ano foi mega intenso no campo musical também. Neste post de picles de maxixe e a barriguda o Esdras conta um pouco de como foi o processo de composição do seu segundo disco solo, NaBarriguda. O disco foi lançado no meio do ano e tem dado o que falar.
Além disso, em 2016 o Esdras se despediu de uma banda e deu boas-vindas a outra. Depois de 18 (!!!) anos de estrada os Móveis Coloniais de Acaju entraram em pausa por tempo indeterminado. Se você for de Brasília ainda dá tempo de conferir a despedida da banda na festa de réveillon de Brasília. O show será às 20hrs no Museu da República.
Mas nada de ficar órfão de banda. Além de seu projeto solo o Esdras agora também está na estrada com a maravilhosa Consuelo. Aguardem e confiem que essa banda ainda vai dar muito o que falar.
Gostaríamos de aproveitar para agradecer a todos vocês que estiveram conosco este ano nos jantares, nos Coma no Jardin, nos acompanhando pelo facebook e instagram e por aqui, neste cantinho que a cada dia que passa curtimos mais. Valeu Gustavo e Fabiana pela parceria cada dia mais maneira. Valeu Joana França, Ricardo Theodoro e Kauê Blass pelos lindos registros, apoio e amizade. Graviola Music, vocês arrasam. Só love.
E assim encerramos 2016. Valeu! Prepara 2017 que a gente vem com tudo.
Beijos,
Mariana e Esdras
Vamos tirar um mini recesso e em janeiro retomaremos as postagens ;)
Deixe um comentário