Sério. Você nunca mais vai ter uma razão pra comprar molho de tomate industrializado na vida. Este molho é mega fácil, mega delicioso, mega prático.
Sabe aquele dia que você tá em casa o dia todo, mas sem tempo pra nada? Resolvendo mil pepinos, respondendo zilhões de emails, só na função. É nesse dia que você vai fazer este molho de tomates assados.
Liga o forno no mais baixo possível, pega uma assadeira que caiba todos os seus tomates de forma justinha (vale a pena fazer uma quantidadezinha razoável – aproveite aquele fim de feira, o tomate pode não ser o mais lindo de todos), jogo uns tantos dentes de alho, casca e tudo, as ervas que você tiver em casa – nós fomos de manjericão, tomilho, alecrim e sálvia, rega bem com azeite, tempera com umas boas pitadas de sal e pimenta do reino, leva ao forno e esquece. Mas assim, esquece mesmo. Coisa de 4-5 horas.
Pronto. É só isso. Depois bate tudo no liquidificador (removendo as cascas do alho e as partes mais duras das ervas), ajusta o sal e a pimenta e você tem um delicioso molho de tomate infinitamente melhor do que qualquer molho de tomate industrializado, infinitamente mais saudável, e, fala sério, não deu trabalho nenhum. Dura uns tantos dias na geladeira, mas também super rola de congelar em porções práticas para aquele dia qualquer – você sabe que esse molho ainda vai te salvar ;)
Depois é so usar naquela macarronada – pontos extras se você fizer sua própria massa, ou naquela carne vibe parmegiana, ou numa lasagna estáile tipo essa da foto que ficou arrasadora. Muitas camadas fartas desse molho + shimeji refogadinho sem grandes firulas + uma boa dose de pesto da horta + bastante queijo da canastra ralado + aquela camada de molho branco pra gratinar. Foi delícia. Aliás, foi a primeira vez que fizemos uma lasagna que realmente deu 100% certo. As poucas vezes que fizemos ficou gostoso, mas a gente toda vez errava alguma coisinha e sempre fazia algo bem básico de errado – esquecíamos de cobrir a lasagna com papel alumínio no começo pra não ressecar demais a camada de cima. Só depois de uns 12 minutos que tiramos o papel pra deixar dar aqueles queimadinhos.
Um belo molho de tomate mega delicioso e mega fácil que nos dá infinitas possibilidades. <3
beijos,
Mariana
Daniela
Nunca havia dado minha opinião em nenhum blog, mas gostei tanto deste e me senti tão a vontade que não pude deixar de escrever… Parabéns! Amei as receitas e me senti parte dos amigos. Obrigada.
comalaemcasa
Ahhhh valeu Daniela! Que bom que curtiu. <3
Volte sempre!
beijos,
Mariana
Sinclair Maia
Taí, sempre achei molho de tomate um saco de fazer, tirar a pele, botar no gelo, tira a semente, bla bla bla… Mas esse é do jeito que eu gosto de cozinhar, sem gueri gueri, rendeu horrores e ficou bonzão com tomates italianos molengas de maduros. Receita pra vida. Amei.
comalaemcasa
ahhhhh que demais! <3 né? fica uma delícia e é tão besta pra fazer! a gente sempre tem no congelador. salva vidas :)
beijos e volte sempre!
mariana