O assunto hoje é sério. Bolo de cenoura.
O mundo está essencialmente dividido em dois no que se refere a esse quitute delicioso. Por um lado, temos o clássico brasileiro, com a cenoura batida na massa que fica lindamente alaranjada e com aquela cobertura maravilhosamente lambrequenta de chocolate. Por outro, temos o estilo americano, que usa a cenoura ralada e especiarias para saborizar o bolo e vem com uma cobertura maravilhosamente cremosa de cream cheese.
Dou valor, e muito, às duas opções. Maaaaaas. Se tivesse que escolher. Se num cenário hipotético com altos níveis de drama e ultimatos eu só pudesse comer uma das opções para todo o sempre eu escolheria a versão americana. Uhhhhh. Polêmica.
Pra mim tem o lance das especiarias. Uma boa dose de canela, de gengibre e de noz moscada. Isso é carinho. Afago na alma. Comida afetiva instantânea. Me sinto abraçada por esse bolinho tão fofo e pontilhado por micro pedaços de cenoura e todas essas delícias que nos transportam pra tantos lugares na primeira mordida.
E daí tem o lance da cobertura. Achei divertido quando um amigo nosso comeu um pedaço desse bolo dia desses e falou “você sempre gosta de colocar sal no doce, né?”. Realmente. Sou meio obcecada. (vide este brownie com flor de sal, este cookie de chocolate, este outro de pipoca, este caramelo, este cupcake… chego ao ponto de colocar uma pitadinha em cima de um quadradinho de chocolate meio amargo quando bate aquela vontade de um chocolate no meio da tarde). E no caso desta cobertura, além do toque de sal, eu coloco muuuuuito menos açúcar do que a maioria das receitas que você vê por aí. Então rola um cremoso, levemente doce, com sal o suficiente pra realçar, com aquele azedinho do cream cheese. Eu amo. E confesso que não sei porque eu tinha deixado esse bolo de lado nos últimos anos e nunca mais tinha feito. Decididamente está muito alto na minha lista de favoritos.
No mundo dos bolos ele está ali, naquele nível médio de dificuldade. Não chega a ser tão simples como um bolo desses que é só bater no liquidificador tudo e levar pro forno, nem tão cheio de etapas quanto um bolo de camadas cheio de frescuragem maneira. A receita está com farinha branca porque é a que te dá o resultado mais fofo, mas esse é o tipo de bolo que vai bem com farinha integral ou alternativas. Elas vão dar uma textura mais terrosa e granulada à receita que acho que super combina com as especiarias, mas também vão pesar o bolo e deixá-lo mais denso, que não é necessariamente ruim, só diferente. Não pule o passo de bater bem o açúcar (usei basicamente mascavo pra dar aquele sabor mais profundo de cana e um toque de açúcar de baunilha) com os ovos até ficarem bem fofos e depois ir acrescentando o óleo em fio com a batedeira rolando. Isso ajuda o bolo a ficar mais leve.
A cobertura é bastante direta ao ponto, lembrando que peneirar o açúcar confeiteiro da cobertura é sempre uma boa já que ele empedra com facilidade. Saiba que eu uso mais ou menos um terço do açúcar de confeiteiro usual para coberturas de cream cheese. Se você curte as coisas bem bem doces talvez você queira dar uma aumentada na dose que está na receita ;).
- para o bolo:
- 4 xícaras (700g) de cenoura ralada
- 2 xícaras (250g) de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de canela em pó
- 2 colheres de chá de gengibre em pó
- 1/2 colher de chá de noz moscada em pó
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de fermento de bolo
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 4 ovos
- 3/4 de xícara (150g) de açúcar mascavo
- 1/4 de xícara (55g) de açúcar de baunilha
- 3/4 de xícara (240ml) de óleo
- para a cobertura:
- 300g de cream cheese em temperatura ambiente
- 55g de manteiga em temperatura ambiente
- 1 xícara (125g) de açúcar confeiteiro peneirada
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 pitada de sal
- para o bolo:
- Pré-aqueça o forno a 180oC. Unte uma assadeira de 25X35cm com manteiga e farinha.
- Numa batedeira junto os ovos e o açúcar mascavo e de baunilha e bata bem até a mistura ficar esbranquiçada e fofa (uns 3 minutos). Com a batedeira funcionando em velocidade baixa vá acrescentando o óleo em fio. Aumente a velocidade para alta e bata mais uns 3 minutos.
- Acrescente demais ingredientes do bolo menos a cenoura e misture somente até incorporar a farinha. Acrescente a cenoura e misture somente até ela estar incorporada.
- Transfira a mistura para a assadeira e leve ao forno por uns 40 minutos ou até ficar dourado em cima e um palito inserido ao meio saia limpo. Gire o bolo na metade do tempo de forno.
- Deixe esfriar completamente antes de passar a cobertura.
- Para a cobertura:
- Bata a manteiga e o cream cheese numa batedeira até ficarem bem misturados e fofos. Acrescente o sal e a baunilha e incorpore bem.
- Acrescente o açúcar de confeiteiro aos poucos. Prove e ajuste o açúcar se preferir. A misture deve ficar fofa e leve.
- Para finalizar:
- Espalhe a cobertura no bolo completamente frio. Se ele ainda estiver um pouquinho morno que seja a cobertura pode derreter. Sirva imediatamente ou cubra bem com um filme pvc e reserve por até 2 dias fora da geladeira.
Delícia para acompanhar aquele cafezinho da tarde. Delícia pra colocar umas velas em cima e cantar parabéns. Delícia pra fechar aquele almoço com os amigos sem hora pra acabar.
beijos,
Mariana
Celme
Aí, Marianinha, eu faço bolo de cenoura desde que você era pequenininha e um dia me cansei e botei todas as especiarias, tipo assim “all spice” com cardamomo e tudo, foi um escândalo de gostosura… nunca mais o meu bolo de cenoura foi o mesmo, agora aprendo com você que os gringos fazem com especiarias
comalaemcasa
Que legal tia! Pois é, o estilo gringo é esse daí. E próxima vez vou colocar cardamomo tb. Adoro!
beijos!
Rafaela
Oi Mariana,
adorei a receita!
Eu tenho cardamomo em casa também e queria experimentar. Pode colocar no bolo e na cobertura de cream cheese ou fica muita informação?
Eu já vi tbm colocar uns pingos de limão siciliano e umas raspinhas na cobertura. E aí, você que é expert e autora das receitas mais de dar água na boca, será que fica bom?
Bjs!!!!
comalaemcasa
oi oi :)
nossa, se joga no cardamomo! amo! talvez só no bolo e não na cobertura pq cardamomo pode ser intenso e cobrir as demais especiarias – usa na quantidade do gengibre em pó – acho que vai ficar ótimo. os pingos de siciliano e raspas tb são um belo acréscimo. acho que vale testar. talvez talvez fique um pouco over pra esse bolo por causa das várias especiarias na massa vale de qquer forma para usar em outros bolos. raspas de siciliano deixam tudo gostoso <3
depois me conta tudo!
bjs!
Rafaela
Aiii Entrei aqui para conferir a receitinha de novo e agora que eu vi a sua resposta! Obrigada pela dicas. Eu fiz tudo isso que você falou intuitivamente e o bolo ficou um arraso para receber os amigos aqui na minha nova moradia em Berlim (vou te mandar uma foto no Inxta).
Ah, tbm coloquei nozes na massa!
bjs!!
comalaemcasa
demais! e amei a foto! obrigada <3