Sabe quando você coloca um troço na boca e rola aquele sorriso porque era exatamente isso que você queria naquele momento? Docinho, azedinho, crocante, acastanhado e até que bastante saudável (shhhh conta pra ninguém não).
Ando fazendo geleia de morango de tudo quanto é jeito desde que as frutinhas do meu coração começaram a entrar em época. Meu hit foi a de morango com limão cravo. Quase nadica de nada de açúcar, bastante limão cravo pra dar aquele azedinho mega aromático incrível desse limão e toneladas de morango. Deixa rolando lá um tempão, 40 minutos, uma hora, o tempo que precisar pra chegar naquela textura perfeita de geleia e pronto. Amo. No iogurte, no pão, misturado com outras frutas, e agora assim, dentro de uma crostinha de aveia e centeio que ficou delícia.
Estou cada dia mais apaixonada por centeio em doces. A farinha tem uma vibe acastanhada que dá uma profundidade de sabor maravilhosa, tipo neste bolo de cacau e centeio aqui e nesta torta de frutas amarelas aqui. E como ando tentando evitar farinha branca sempre que possível – não por qualquer questão relacionada ao glúten, simplesmente porque estamos evitando farinhas ultra processadas, – resolvi fazer a crostinha do meu moranguim (inspirado no goiabinha) com uma mistura de farinhas de centeio e aveia, além da aveia em flocos grossos pra dar aquela textura. Até aí arrasando no quesito saúde, né não? Mas… é, algumas coisas não rolam sem uma manteiguinha e um açúcar básico. Pra melhorar o açúcar foi mascavo e tentei maneirar nas quantidades tanto do açúcar quanto da manteiga equilibrando ao máximo a textura pra não ficar esfarelenta demais. Mistura tudo. Um toque de canela pra alegrar, um toque de sal para ressaltar.
A montagem é diversão. Um pouco mais da metade da crosta, que parece uma super farofa, aperta bem no fundo da assadeira, lambreca com aquela geleia linda (pode ser qualquer geleia! mas super recomendo uma de morango, melhor ainda se for feita em casa tipo aquela do parágrafo lá de cima), o resto da farofa da crosta por cima, aperta mais delicadamente. Forno. Bem baixo. Pra dar chance do açúcar e da manteiga da crosta derreterem e formarem a crosta sem queimar o fundo – a mistura de farinhas é bem seca então se esse processo for acelerado não dá a chance da farofa virar uma crostinha cortável. Vai ficar delícia mesmo assim, só vai desmanchar um monte na hora de cortar.
Depois de uns 50 minutos no forno a mágica acontece. A farofa vira crosta perfeita. A geleia fica mais deliciosa do que já era. A combinação de tudo na boca é só alegria.
Não faça como eu. Segure um tico a onda e espere esfriar para cortar. De preferência corte após uma ou duas horas de geladeira. Vai esfarelar bem menos. ;)
- 110g de manteiga
- 100g de açúcar mascavo
- 100g de farinha de centeio
- 100g de farinha de aveia
- 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/4 de colher de chá de sal
- 1/4 de colher de chá de canela em pó
- 90g de aveia em flocos grossos
- 300g de geleia de morango (ou a sugestão da caseira com limão cravo do texto)
- um pouco de açúcar demerara para salpicar por cima
- Pré-aqueça o forno a 180oC e forre uma assadeira de 20cm x 20cm com papel manteiga.
- Bata o açúcar e a manteiga na batedeira (ou no super muque) até ficarem cremosos e a mistura ficar esbranquiçada (uns 3-4 minutos). Junte as farinhas, bicarbonato, sal e canela e misture até formar uma farofa. Acrescente a aveia em flocos e misture bem.
- Coloque um pouco mais da metade da mistura no fundo da assadeira e pressione bem para a mistura ficar compactada. Use a parte de trás de uma colher para ajudar.
- Espalhe a geleia por cima. Se sua geleia estiver mais dura solte ela com um pouco de água antes para que fique mais fácil de espalhar e para que ela molhe mais a massa. A ideia é que a geleia entre um pouco pela crosta.
- Finalize com o restante da farofa e pressione delicadamente para ficar uniforme, mas sem esmagar demais a geleia. Salpique com um pouco do demerara e leve ao forno por aproximadamente 40-50 minutos ou até ficar dourado em cima e nas bordas.
- De preferência corte após esfriar e gelar por uma horinha na geladeira.
Café da manhã delicioso, lanchinho da tarde perfeito, putz, até de sobremesa vai que é uma beleza. A gente devorou a primeira leva. E vai ter mais. Ah se vai.
beijos,
Mariana
Fernanda
Mari, tem como passar mais ou menos as quantidades dos ingredientes da geleia de morango que você faz? Sou totalmente perdida na cozinha então ainda não consigo fazer nada no “feeling”, mas um dia chego lá! =D
De toda forma, as receitas de vcs sempre me inspiram a fazer um tentativa. S2
Abs ;)
comalaemcasa
oi fernanda!
melhor elogio da vida é alguém dizer que se sentiu inspirada a fazer uma tentativa! <3 <3 <3
geleia é dessas coisas que rende pouco então sempre vale fazer uma quantidade maior. quando resolvo fazer compro no mínimo 1 bandeja daquelas que vem com 4 caixinhas de morango, sabe? isso rende, com sorte, uns 500-600ml de geleia. Não é uma ciência exata pq depende da qualidade dos morangos. o resto vai muito de gosto, mas normalmente uso 1 limão cravo (quando estão fora de época uso sempre um pouco de limão comum pra ajudar na textura) para essa quantidade e umas 4-5 colheres de açúcar de baunilha (tem "receita" nos arquivos do blog). mas daí tem que ir provando porque de vez em quando vem uma leva de morango mega doce, outra mega ácida e por aí vai.
espero ter ajudado e sempre que tiver dúvidas deixa um comentário aqui pra gente ir dando as dicas ;) explicar por escrito nem sempre é mega fácil e vire e mexe fazemos atalhos na explicação sem nem nos darmos conta. ajuda demais quando alguém pede uma explicação melhor. <3
bjs e volte sempre!
mariana
Fernanda
Nossa, inspiram muito! Tem muuuuita coisa legal no blog que quero testar!
Vc tem total razão, como a acidez da fruta e o gosto pessoal de cada um são fatores determinantes, essa geléia terá que sair na base do bom senso mesmo! Hahaha
Muito obrigada pela ajuda! =D
Vcs são feras!
comalaemcasa
<3 <3 <3
Renata Santos
Muito bom, deve ser uma delicia.
comalaemcasa
é bem viciante! <3
volte sempre!