Nunca sei bem como descrever o que é. É um creme? Um caldinho? Ah sei lá. É delicioso e aquece a alma. Leve, apudinzado, surpreendente. Esse é o chawanmushi, um prato tradicional da culinária japonesa.
Esta receita estava no site desde 2013 quando servimos na 5a edição dos Jantares Lá em Casa. Mais recentemente, pra comemorar os 5 anos do site, fizemos a 10a edição de Jantares comemorativa e rolou repeteco desta maravilha. Tanto tempo se passou, o site foi reformulado, o jeito de escrever as receitas foi ajustado e até mesmo as fotos ficaram com outra cara. É, estava na hora de atualizar este post porque esta receita é incrível demais pra ficar perdida em meio a outras tantas nos arquivos.
Este prato aqui a gente provou pela primeira vez no nosso japonês favorito aqui de Brasília, o New Koto. A gente ama tanto esse lugar que já fez um vídeo Por Aí lá. Se você ainda não foi, vá. É demais! Sabe assim aquela entradinha que te transporta? Que te bota no clima daquele momento, de prestar atenção no que você está comendo? Sério, este prato é muuuuito bom pra começar uma refeição. E é mega simples. Toda vez que a gente repete a gente fala, “putz, por que mesmo que a gente não faz isso mais vezes?”!
Você começa com um dashi. Facilite a vida e compre hondashi em pó. Ganhe pontos extras se você fizer o seu. É só juntar água, alga konbu e flocos de bonito. O dashi, com um toque de mirin, aquele sakê de cozinha que você acha em lojas de produtos orientais, é a base para os ovos.
Quer transformar o prato em vegetariano? Troque o dashi por um caldo de cogumelos. O sabor vai decididamente ser diferente, mas vai ser igualmente delicioso e a textura incrível será a mesma.
O molhinho aproveita um tico desse caldo inicial, shoyu, mais mirim, óleo de gergelim e pronto. Só misturar. A única manha que nem chega a ser manha, é só algo para prestar atenção, é a hora de acrescentar os ovos à mistura do dashi. Vá com alma, amor e carinho. Devagarzinho, sem pressa alguma, pra não incorporar ar. Vai ficar uma clara ali e outra acolá sem se misturar. Tranquilo. Você vai peneirar justamente por isso.
Daí é só dividir nos ramekins ou potinhos ou o que for, tampar com filme pvc e levar ao vapor. A gente usa aquelas panelas de bambu, mas qualquer panela de vapor vai servir. A vantagem da de bambu é que a base dela é reta pros potinhos ficarem perfeitinhos. Alguns minutos depois aquela mistura vai ter se transformado num pseudo pudim aveludado incrível.
Finaliza com o molhinho, ciboulette picada pra dar aquela cor e pronto. Só alegria.
- 2 colheres de sopa de hondashi (faça o seu dashi e ganhe pontos extras) (transforme em vegetariano usando caldo de cogumelos no lugar do hondashi)
- 1 colher de sopa e duas colheres de chá de mirin (compre em lojas de produtos orientais)
- 2 colheres de chá de shoyu
- um toque de óleo de gergelim
- alguns ramos de shimeji e/ou alguns shitakes
- 3 ovos
- ciboulette picada para finalizar
- Combine o hondashi, 1 colher de sopa de mirin e 2 xícaras de água morna. Transfira 1 colher de sopa dessa mistura para um pote menor e junte o shoyu, o óleo de gergelim e o restante do mirin. Reserve. É seu molho.
- Coloque um ou dois raminho de shimeji e/ou algumas fatias bem finas de shitake em cada potinho e cozinhe por uns 3-5 minutos no vapor usando uma panela de bambu ou outra de vapor. Você quer que o cogumelo comece a amolecer.
- Misture os ovos e a mistura inicial de hondashi com cuidado. Evite criar muitas bolhas. Vá com calma. Peneire.
- Divida a mistura dos ovos em ramekins, potinhos, enfim, o que você quiser. A mistura não vai crescer em volume então use o tamanho de porção que desejar. Se quiser, acrescente ervilhas, cubinhos de peito de frango (pré-cozidos), camarão…
- Cubra cada potinho com filme PVC e leve ao vapor na panela de bambu por uns 10 minutos (se sua porção for maior aumente o tempo) – o pudim deve estar firme, mas se você der uma balançada ele ainda deve se mexer um pouco.
- Finalize com uma colherzinha do molho e um toque de ciboulette.
Esta versão é bem direta ao ponto com relação aos “recheios”. Fomos só de cogus porque funcionava melhor com o nosso menu. Mas rola de juntar várias outras coisinhas tipo camarão, cubos de frango pré-cozidos, ervilhas, enfim… se solta.
Delícia mega mais do que deliciosa. E nesse friozinho que está se achegando cai bem demais da conta.
beijos,
Mariana
[…] Prato 1: Chawanmushi – ovos feitos no vapor com shitake. Esse prato já tinha rolado lá numa edição de 2013! Tem receita aqui. […]