Manjericão aqui em casa cresce que nem mato. Uma coisa impressionante. O que fazer com um monte de manjericão? Pesto. :)
Uma coisa que já aprendemos ao longo de quase dois anos de cuidar de horta de forma mais dedicada é que o manjericão lá pelas tantas cresce tanto tanto que começa a ficar feio. Como é muito fácil fazer muda de manjericão (só pegar um galho bonito e deixar na água por uns dias que ele começa a criar raízes – depois é só replantar) entramos no hábito de deixar o manjericão crescer até chegar nesse ponto que vai começar a ficar mais feioso e depois tosamos geral e replantamos.
Pesto tradicional seria feito com pinoli, mas vamos combinar que é os olhos da cara! Não rola. Quase sempre acabo fazendo com o que eu tiver em casa – já rolou de baru, de semente de girassol, castanha do pará, mistura de tudo… Nesse dia eu tinha amêndoas então assunto encerrado.
- 1 maço de manjericão (use o da sua preferência – neste dia usei o roxo)
- 1-2 dentes de alho
- azeite o quanto baste (provavelmente será em torno de 1 xícara)
- parmesão o quanto baste (umas 150g vai bem)
- 3/4 de xícara de amêndoas (ou castanha de sua escolha)
- sal e pimenta do reino
- Junte os ingredientes num processador e bata até formar uma pasta. Experimente e ajuste quantidades conforme o seu gosto.
Esta não é uma receita de quantidades precisas. Se você colocar um pouco mais ou um pouco menos de queijo vai dar certo igual. Se você tiver poucas castanhas ou amêndoas ou o que for usar em casa não tem problema. Vai ficar gostoso de qualquer forma. Mais ou menos azeite vai alterar a consistência e o mais provável é que na hora de usar você ainda queira ajustar com um pouco mais de azeite se for o caso. Vai ser bom. Só o alho que é bom maneirar porque se não ele toma conta. Coloque um dente, se for o caso depois coloque outro.
Sempre guardo num pote de vidro na geladeira e vou usando. Rende macarronada para uma galera, mas rola de usar de mil formas! Coloque um pouco mais de azeite numa colherada farta de pesto e você tem um lindo molho para um saladão. Deixe mais grossinho e use como uma pastinha para um sanduíche maravilhoso. Tomate, muçarela de búfala e um pouquinho de pesto é só alegria. Uma carne lindamente mal passada com um toque de pesto em cima é de comer de joelhos.
beijos,
Mariana
Sandra
Meu Pesto ficou preto! Será porque? Oxidou geral!
comalaemcasa
A parte que fica em contato com o ar oxida mesmo sandra. Por isso o ideal é encher o pote por completo e melhor ainda se você finalizar com uma camada de azeite por cima. Mas normalmente a se você remover a camada mais escura embaixo estará lindamente verde. ;)
beijos
Mariana