O Bahn mi é um sanduíche incrível, vietnamita, feito na baguete com muito picles. O nosso hoje vem com recheio de patê de bacon e ele vai valer cada gota do seu suor quando estiver pronto.
Fizemos esse bahn mi de patê de bacon na última edição do Coma no Jardin, qualquer coisa com bacon fica delícia, mas esse em especial ficou de chorar de tão bom.
Pela foto deu pra ver que o sanduba é lindo e tá super suculento, mas dá uma olhada aqui no patê de bacon como ficou..
A receita é fácil, tem algumas etapas mas nada que você não vá conseguir fazer. Adaptamos o patê de bacon de um outro sanduíche do livro Smoke & Picles do Edward Lee, somos super fãs, ele tem uma pegada coreana com comida do sul dos Estados Unidos, especialista em bourbons, vale muito a pena conhecer o trabalho dele.
Um bom pão, o picles que você vai ver que é tranquilo de fazer, e o patê de bacon, que também não é nada demais, só não se assuste com o passo a passo, vai valer muito a pena. Mesmo sendo fácil a receita tem algumas etapas e acaba demorando um pouco, por isso quando for cozinhar ligue o som e curta a vibe. Ultimamente tenho escutado bastante Hoy Hargrove, um trompetista americano contemporâneo que gosto muito. E esse show de duas horas e meia vai ser perfeito para fazer o sanduíche. Aqui em casa é assim que a gente cozinha, cozinha e música combinam muito, melhor que muita terapia.
Agora sim, vamos à receita:
- 500g de bacon defumado em pedaços (não fatiado)
- 85g de fígado de frango
- 50ml de cachaça
- 1/2 xícara de vinagre de arroz
- 6 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de chá de sal
- 1/2 maço de coentro
- 1 cebola branca
- 1 cenoura
- 1 pepino
- 1 xícara de água quente
- 2-3 baguetes
- 1/4 de xícara de mostarda dijon
- 1/4 de xícara de vinagre de vinho tinto
- 4 colheres de sopa de cebolinha picada
- 1 colher de chá de pimenta do reino
- 1 colher de chá de melado de cana
- Pique a cebola em pedaços bem pequenos e refogue com o fígado até ele cozinhar, uns 10 minutos, acrescentando a cachaça e sal a gosto. Refogue até reduzir o líquido. Espere esfriar corte em pedaços pequenos, o menor que você conseguir. O fígado tem uma pelinha, retire essa pele nesse processo.
- Corte o bacon em pedaços pequenos e refogue bem. Remova o excesso de gordura.
- Coloque o bacon num processador ou moedor de carnes (nós fizemos no moedor porque nosso processador estava pifado). Faça esse processo de triturar duas vezes.
- Misture o bacon com o fígado, vinagre de vinho tinto, cebolinha, pimenta do reino e com a mostarda dijon, misture e prove pra ver se precisa de mais sal. O bacon tem muito sal então provavelmente não precisará. Guarde na geladeira enquanto terminamos o preparo.
- Fatie o pepino em rodelas finas e a cenoura em tirinhas e reserve.
- Para fazer os picles misture o sal com o vinagre de arroz e açúcar, acrescente a água quente até diluir tudo e coloque numa tigela com o pepino. Espere 25min, escorra a água do picles numa outra tigela para reaproveitar e repita o processo com a cenoura.
- Agora é só cortar o pão ao meio e em duas metades, coloque o patê, os picles de pepino e cenoura e o coentro fresco mesmo, e está prontinho o sanduíche.
E claro, quando fazemos sandubas não podemos deixar de caprichar no pão, uma boa baguete faz toda a diferença. No Coma no Jardin usamos os pães da Varanda Pães Artesanais.
beijos,
Esdras
[…] variações em torno do mesmo tema, este bahn mi com patê de bacon (baaaacon) e este outro vegano de abobrinha e pasta de amendoim podem ser consumidos antes ou […]