O conceito de escondidinho é simplesmente uma perfeição. Algum recheio bem gostoso e molhadinho coberto com um creme que vai dar aquela gratinada gostosa. Na hora de comer, a mistura perfeita de camadas – crocante lá no topo, cremoso no meio, molhadinho embaixo. Com o milho substituindo o clássico mandioca, tcharã! temos um escondidinho junino. :)
Estávamos matutando um prato diferente para festas juninas, algo com milho, mas que não fosse do repertório clássico de todas as festinhas. Daí tive um momento nostalgia – lembrei de um prato típico chileno que adoro e devorava quando morava por lá. É, o pastel de choclo (torta de milho) é um escondidinho, um escondidito, porque não?
Recordações maneiras daquele país e dos deliciosos pasteles de choclo que devorei ao longo dos anos vieram à mente na hora de fazer esta receita aqui. O recheio de baixo é bem parecido, essencialmente o mesmo recheio das empanadas chilenas, também com alta dose de nostalgia, que já postei por aqui. Mas daí queria dar uma abrasileirada então na hora de fazer o creme de milho fiz uma mistureba inspirada nesse bolo de milho que postei dia desses, tasquei um queijo colonial, caprichei no leite de coco e cheguei nisto daqui.
- Para o creme de milho
- 4 milhos
- 250ml de leite de coco
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 1 toque de azeite
- 1/2 xícara de leite
- 2 ovos
- 100 g de queijo ralado na hora (eu usei colonial, mas coalho deve ficar ótimo também)
- sal e pimenta
- açúcar para salpicar
- Para o recheio
- 500 g de carne moída
- 1 cebola grande picada
- 1 colher de chá de cominho moído
- 1 pitada de canela
- 3 colheres de sopa de azeitona preta picada
- 4 ovos duros picados
- azeite para refogar
- sal e pimenta
- Para o creme de milho:
- Corte os grãos de milho das espigas e refogue com 2 colheres de sopa de manteiga e um toque de azeite para não queimar. Mexa para não colar na panela. Coisa rápida, uns 3-5 minutos. Só para iniciar o processo de cozimento.
- Bata no liquidificador o milho com leite de coco e leite, e as outras 2 colheres de sopa de manteiga. Acrescente os ovos, bata mais um pouco, e, por último, o queijo. Ajuste o sal e a pimenta. Reserve.
- Para o recheio
- Refogue a cebola no azeite até começar a ficar translúcida. Acrescente o cominho e a canela, em seguida a carne e refogue até ela deixar de ter pontos rosas. Acrescente a azeitona e os ovos e tempere com sal e pimenta.
- Montagem
- Pré-aqueça o forno a 250oC.
- A gente fez tudo numa frigideira grande de ferro fundido que temos e montamos o escondidinho lá mesmo, mas pode ser feito numa travessa sem problema algum. Coloque o recheio de carne por baixo e cubra com o creme de milho. Salpique com açúcar (umas duas pitadas boas ou mais se quiser mais docinho). Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos, até dourar.
Comidinha dessas rápidas e simples que vai alegrar seu dia a dia e te dar a sensação de estar em junho em qualquer momento do ano. ;)
beijos,
Mariana
Deixe um comentário