Acho que se fosse fazer um estudo de qual foi o livro de receitas que eu mais usei até hoje dos que temos por aqui em casa sem dúvida o que ganharia seria o do Milk bar. Se estou no clima de fazer um doce ou algum pão é certeza de que vou olhar lá primeiro. Me identifico. Toca aqui ó, no meu coração. Acho, inclusive, que se eu tivesse a chance de conhecer a Christina Tosi, que elabora todas as receitas do Milk bar e de outros restaurantes do grupo Momofuku, nós seríamos grandes amigas. Sim, esse é o nível da minha obsessão. E o café com leite diferente de hoje, foi uma receita que pensamos a partir da receita dela.
Já perdi a conta de quantas receitas já testei do livro inspirador. Até o bolo de casamento do meu irmão eu fiz usando uma receita de lá. Mas é uma receita mega simples que acho que demonstra a genialidade da minha bróder Christina – o cereal milk, ou leite de cereais.
Sabe quando você come uma cumbuca de cornflakes com leite? Sabe aquele leite delicioso que sobra no final que pegou todo o gostinho dos cereais que você toma de gutegute feliz da vida? É isso. Gênia. Minha melhor amiga sabe tudo.
Claro que a bicha é esperta e dá uma tostadinha extra nos cornflakes pra eles ficarem com o gosto mais apurado, ela calculou o tempo certinho pra deixar o leite de molho nos cereais pro leite ficar com muito sabor, mas não ficar cheio demais de amido, e pra dar aquele toque um alô de sal e um tico de açúcar mascavo para chegar à perfeição. Um toque extra de fofura, se você passar por uma das várias lojas do Milk bar em NY e agora espalhadas por outros cantos também, é que eles vendem o leite de cereais numa embalagem com um ar retrô daquelas garrafinhas de leite das antigas. Demais. Momento propaganda sincera.
Essa maravilha nós já tínhamos feito em formato tal qual, no seu formato de panna cotta (ai que maravilha), uma vez fizemos um sorvete… tudo de bom. E daí que estávamos aqui matutando alguma forma divertida de fechar o nosso último Jantar Lá em Casa com chave de ouro e resolvemos brincar com o bom e velho café com leite.
Em dias de calor (como estes últimos aqui em Brasília!! Ui!!) nosso café com leite matinal entra no modo gringo de ser e vai gelado. De uns tempos pra cá sempre fazemos gelo de café pro nosso café não ficar aguado. Bom demais. E daí chegamos no gelo de café + leite de cereais quentinho, para que o gelo derretesse assim que batesse no leitinho e assim todos terminariam o jantar com aquela sensação gostosa de uma bebida quentinha com gostinho de infância.
- 100 g de cornflakes (da marca kellogs’ mesmo)
- 3 3/4 de xícara de leite integral gelado
- 30 g de açúcar mascavo (2 colheres de sopa cheias)
- uma micro pitada de sal
- gelo de café (passar o café e fazer gelo)
- Pré-aqueça o forno a 180oC.
- Espalhe os cornflakes numa assadeira e leve ao forno para tostar um pouco mais. Uns 15 minutos. Eles devem dar uma escurecida leve.
- Deixe esfriar.
- Junte os cornflakes tostados com o leite gelado numa jarra. Mexa bem e deixe de molho em temperatura ambiente por 20 minutos.
- Coe dando uma pressionada para extrair o máximo de leite dos cornflakes, mas sem que eles desmanchem no leite. A dica do livro é usar o cornflakes que sobra para compostagem ou para dar para seus cães. Já demos um pouco pro nosso e ele amou.
- Misture o açúcar e o sal ao leite e guarde na geladeira por até uma semana.
- Tome assim mesmo ou esquente e sirva com um ou dois cubos de gelo de café.
Minha próxima missão é fazer um white russian com esse leite. Hummmm….
beijos,
Mariana
[…] e das variações que já rolaram do tal leite de cereais. Já rolou a panna cotta, já rolou um café com leite diferente e agora, finalmente, o sorvete. Sim, o tema é o mesmo e eu, claramente, não me canso […]