Esta entradinha é prova total de que muitas vezes as coisas mais simples e rápidas são também as que mais deixam as pessoas felizes. Ovo né gente?! Bom demais!
Foto: Cecilia Mori
Recentemente fizemos uma edição dos Jantares Lá em Casa com um menu inteiro de comidinhas para comer com as mãos. Resolvemos fazer porções pequenas de muitos pratos. Passamos o mês inteiro pensando e testando, e testando de novo, e mais um pouco até chegar nos 14 pratos finais. Sabe quando você está tão focada numa coisa que depois de um tempo você já não enxerga mais nada? Quando chegou o dia, além da dúvida eterna de será que vai dar tudo certo e será que o pessoal vai gostar, também tentávamos imaginar qual dos 14 pratos faria mais sucesso. Claro que cada qual com o seu favorito, mas ficamos impressionados com o tanto de vezes que este daqui foi mencionado como o top.
Por alguma razão este prato não é muito comum no Brasil. Ele é mega comum nos Estados Unidos e hoje em dia está super na modinha nessa vibe meio retrô de resgatar aqueles pratos que nossas avós faziam. Sempre achei o conceito sensacional e muito maneiro o fato de que dá pra soltar a franga e fazer um número infinito de combinações. O visual é sempre divertido, o nível de dificuldade é essencialmente zero, rola de fazer como entradinha para um jantar ou como belisquete numa festinha e a alegria geral da nação fica garantida.
É simples, faça um ovo cozido, descasque com amor e carinho, corte ao meio, retire a gema, faça uma firula com ela – neste caso um alô de mostarda, vinagre de arroz, um tico de molho de peixe, de mirin, um pouco de maionese e um bocado de wasabi – recheie o vazio da gema com essa mistura, dê uma decoradinha com gergelim, e curta a festa na sua boca.
Essa firulinha que a gente fez com a gema pode ser qualquer coisa! Dá pra puxar pro lado do bacon, dá pra brincar com raiz forte, dá pra caprichar nas ervas aromáticas… Não acaba nunca e é só dar uma misturada nos ingredientes da sua escolha. A nossa receita só não é 100% vegetariana porque usamos molho de peixe, um condimento oriental, que na verdade nem tem gosto de peixe, mas que confere aos pratos aquele saborzinho que você não sabe bem de onde vem, mas que é tudo de bom. Tire se quiser fazer a receita vegetariana. Lembre só de compensar o sal já que o molho de peixe é bastante salgado.
Foto: Joana França
Vamos à receita detalhada:
- 12 ovos duros
- 1/4 de xícara de maionese
- 2 colheres de chá de nam pla (molho de peixe – omita se quiser fazer a receita vegetariana)
- 2 colheres de chá de mostarda
- 1 colher de chá de vinagre de arroz
- 1 colher de chá de mirin (sakê de cozinha – encontra nos produtos orientais de qualquer supermercado bom)
- 1 colher de sopa de wasabi ou mais a gosto
- sal e pimenta a gosto
- semente de gergelim preta para salpicar
- Descasque seus ovos duros com cuidado para tentar manter a clara bem lisinha.
- Corte ao meio limpando a faca entre cada corte para não sujar a clara do próximo ovo. Dependendo de onde for parar a gema do seu ovo quando ele estiver cozinhando talvez você não consiga aproveitar para rechear. Infelizmente isso não dá pra controlar então a sugestão é sempre fazer alguns ovos cozidos a mais.
- Retire as gemas cuidadosamente com uma colher e coloque numa cumbuca.
- Amasse as gemas com um garfo e junte os demais ingredientes (menos o gergelim). Prove. Veja se precisa de mais wasabi ou mais sal ou mais de qualquer outro ingrediente para o seu gosto.
- Coloque a mistura de volta no buraquinho da gema usando uma colher ou saco de confeiteiro (dá pra improvisar com qualquer saco cortando só uma pontinha).
- Salpique com gergelim preto.
- Delire.
O vídeo abaixo é de outro sabor, mas ajuda a mostrar o tanto que é fácil brincar de ovos endiabrados e como essa receita tem infinitas variações :)
Foto: Joana França
Sucesso garantido.
beijos,
Mariana
Foto: Joana França
Olha eu aí.
Liana
Fiquei com agua na boca! Queria so’ perguntar: Mostarda e wasabi? E’ mostarda americana (mais suave)?
Vi em um blog de uma escritora japonesa que para aumentar as chances da gema ficar no meio deve-se rodar o ovo na panela no inicio do cozimento… pra quem quiser tentar…. :)
Feliz e delicioso Ano Novo!
comalaemcasa
Oi Liana! Sim, pode ser a mostarda americana também. Vai dar certo ;) Na realidade várias opções dão super certo para esses ovos. Dá pra soltar a imaginação. E que boa dica essa de rodar o ovo. Da próxima vez vamos tentar.
Feliz ano novo pra você também!
Beijos,Mariana