Não sei se vocês já repararam, mas eu adoro fazer café da manhã! Há zilhões de anos tinha o hábito terrível de não comer de manhã ou de pegar qualquer besteira no meu caminho, mas lá pelas tantas, após a primeira passada por um nutricionista que me deu esporro por não comer direito desde de manhã, não só criei o hábito como passou a ser das coisas que mais me deixam feliz. Amo fazer algo caprichado no fim de semana, tipo estas panquecas aqui, aqui ou aqui, mas em dia de semana o esquema tem que ser um pouco mais agilizado. Tenho um repertório de algumas coisinhas que faço sempre e aveia é uma delas.
Confesso, depois que resolvi testar esta receita aqui passei a achar a aveia que eu fazia antes muito da xumbreca. O tempo e o trabalho é o mesmo, mas nada como os pequenos detalhes… A receita é da April Bloomfield, chef de diversos restaurantes em NY. Já postamos por aqui a receita do incrível sanduíche de língua dela e já fizemos várias receitas do seu livro verdadeiramente inspirador.
Para 4 porções (se for muito você pode requentar na panela sem problema algum no café do dia seguinte) você precisa de 1 1/2 xícara de leite integral, 1 1/2 xícara de água, 1 1/2 colher de chá de flor de sal (se for usar sal comum reduza pela metade), 1 xícara de aveia em flocos grossos e umas 2 colheres de sopa de açúcar mascavo.
Ferva a água + leite + sal. Quando começar a fervilhar acrescente a aveia e baixe o fogo. Dê uma misturada de vez em quando, mantenha a temperatura para que fique fervilhando. Vai demorar uns 10 minutos. Enquanto isso vai fazendo o café e dá umas esticadas para acordar de vez. Quando a aveia estiver boa acrescente uma das colheres de açúcar mascavo. Misture e desligue o fogo. Sirva nas cumbucas, se quiser coloque um pouco de leite frio, e polvilhe o restante do açúcar por cima. Prontinho pra te encher de energia para um longo dia.
Beijos,
Mariana
Ricardo Theodoro
Essa é prática, vou adotar! beijo
comalaemcasa
Eba! Depois conta pra gente!