Sempre achei a língua do boi uma das melhores partes, talvez seja por conta do pé no Nordeste, passar as férias na fazenda, lá o povo aproveita bem mais o animal, a língua é disputada, tem uma textura que as crianças adoram, é uma carne bem barata no mercado, experimente que é deliciosa!
Foto: Ricardo Theodoro
Pode ser também, que nem sempre a língua seja vista com bons olhos, de fato o formato é estranho, língua é língua, seja a do Rolling Stones, seja no boi, a forma tem uma estranheza natural, e em vários restaurantes de Brasília, é feita ao molho madeira, curto muito não, na verdade acho o molho madeira bem dispensável.
Aqui em casa gostamos de fazer de dois tipos, e quem come geralmente nem imagina o que está mordendo, mas a maioria gosta, vinagrete e sanduíche de língua, fizemos no último Lá em Casa o sanduíche, e foi sucesso..
Foto: Ricardo Theodoro
Pra começar, jogue a língua, algumas pitadas de sal e água numa panela de pressão, deixe lá fervendo por uns 40min, já tentei fazer sem a pressão mas não deu muito certo, não aconselho, vai demorar com certeza bem mais tempo, pro mesmo resultado. Depois disso espere esfriar a ponto de conseguir segurar, arranque a capa da língua e temos a peça pronta para começar os pratos, que são bem simples.
Para o vinagrete, esse inventamos aqui em casa e modéstia a parte ficou ótimo, corte três tomates, duas cebolas, manjericão e a língua, em pedaços pequenos, tempere com sal a gosto, bastante azeite e meio copo de suco de limão, um pouco de pimenta dedo de moça picada também dá um toque todo especial. Com um pão italiano da casca bem dura fica fantástico. Temperatura ambiente.
*atualizado em maio de 2015 – vinagrete tradicional de língua
Para o sanduíche de língua, esse descobrimos procurando receitas para o Lá em Casa, no livro da April Bloomfield, uma cozinheira que escreveu o “A girl and her pig”, pela foto dá pra imaginar o altíssimo nível das receitas, essa funcionou muito bem.
Corte a língua em fatias da espessura do seu dedo mindinho, dê uma fritadinha extra para dourar bem na frigideira e coloque no pão depois do molho, que leva dois dentes de alho ralados, dois ovos cozidos, molho de peixe, mostarda, azeite, alguns filetes de aliche, e raiz forte, meio pão banhado no vinagre de vinho tinto pra dar uma acidez, estragão e salsa frescos picados. Esse molho é fantástico. Misture tudo, até virar uma pasta e passe no pão, de preferência quentinho.
Foto: Ricardo Theodoro
E para acompanhar a degustação, liga o som na Tulipa Ruiz que o rango vai ser sucesso. Canta muito!
http://www.youtube.com/watch?v=FHpp2S1D_Do
Estranho nada, é bom demais!
[…] de delícias. Essa vinagrete de língua aí estava uma maravilha. Pra quem curte língua tem esse sanduba maravilhoso […]