Nossa quarta edição foi um brunch e naturalmente totalmente influenciada pela cozinha americana. Este sanduíche, que em inglês chama-se Pulled Pork Sandwich é um clássico em restaurantes especializados em BBQ, o churrasco deles. Vários estados disputam a melhor receita e a verdade é que todas são deliciosas. Nós seguimos uma receita clássica da Carolina do Norte e gostamos muito do resultado.
Este dia usamos um pedaço do paleta do porco (rende bem já que será desfiado), mas nos lugares de BBQ eles aplicam esta receita ao porco inteiro. O importante é manter a carne bem regadinha para ela não ressacar. Fazendo isso todos os cortes vão dar certo.
Primeiro fizemos uma marinada seca na peça com sal e pimenta, umas 2 colheres de açúcar maskavo, umas 2 colheres de paprika e um pouquinho de pimenta cayenne. A peça fica nessa marinada umas 2 horas.
Pré-aqueça seu forno no mais baixo possível. Se você tiver uma churrasqueira daquelas com tampa, melhor ainda! Só controle o fogo para ele ficar o mais baixo que der.
Nós usamos uma panela com tampa que vai ao forno. Se você não tiver, use uma assadeira e cubra bem com papel alumínio. Antes de levar ao forno dê uma boa regada com a 2a marinada. Esta é feita com 1 xícara de vinagre de maçã, 1/2 xícara de água, 2 colheres de molho inglês, sal e pimenta e 2 colheres de óleo. Vai demorar um bom tempo para assar bem (umas 4 horas). O importante é regar constantemente com essa mistura para a carne não ressacar.
Se você tiver um termômetro poderá saber com maior precisão quando sua carne está perfeita. É um acessório de cozinha relativamente barato e extramamente útil! Recomendamos! Neste caso, inserindo o termômetro na parte mais grossa da carne, ele deve medir entre 70-75C ou 165F.
Tire a carne e deixe esfriar, mas guarde o molho!!!!! Quando der para manusear desfie bem desfiadinho e jogue o molho reservado por cima. Se der pra guardar na geladeira e esperar mais um dia, perfeito! Fica bem mais saboroso. Dia seguinte é só reaquecer numa panela e servir no seu pão favorito.
Este dia servimos num pãozinho pequeno já que era parte de uma comilança danada. Acompanhamos com um pouco de molho BBQ caseiro (mas tem zilhões de marcas boas no mercado! vale comprar!) e um pouco de maionese de wasabi, que nada mais é que maionese com uma boa dose de wasabi misturada nela. Delícia!
beijos!
Fotos Ricardo Theodoro
[…] tanto… já perdi a conta… Se tem cachorro quente, ou um porquinho desfiado tipo esse daqui em qualquer festinha aqui em casa é certeza de que vai ter uma maionese de wasabi na mesa. E […]