Dessas receitas que toda vez que faço penso, nossa, tenho que fazer isso mais vezes! É super simples, fica muito delícia e você fica se achando porque fez algo que todo mundo jura que é mega complexo, e foi de boinha total! É só se planejar.
Aquele planejamento real – o processo de cura leva uns 2-3 dias, a depender do seu gosto. Mas fora isso de precisar organizar o tempo, sérião, não tem muito mais a ser feito. Uma misturinha de sal e açúcar garante a cura + os temperos que você quiser – dá pra brincar um monte aqui, pimenta rosa fica bonzão, cítricos, sempre um hit… ou, como fiz no dia das fotos, com bastante pimenta do reino e endro (dill).
Já tinha uma receita beeeem das antigas no ar por aqui, mas dia desses refiz para um dos nossos vídeos de receita e música pros canais do UOL nossa e toca (vocês estão acompanhando esses vídeos que temos feito? tem tudo na nossa abinha de reels do instagram e lá no UOL 🤓) inspirada na nossa recente viagem para a Finlândia para um show do Esdras (este AQUI na Womex – foi massa demais!).
Daí me empolguei, fiz umas fotos novas, porque, né? agora a gente tem essa bela paisagem de fundo de todas as fotos 😜 e achei que o post tava merecendo uma atualizada geral porque essa receita é boa demais pra ficar esquecida nos arquivos.
Essa banquinha de mercado com zilhões de variações do salmão curado em Helsinque ❤️
Então é isso. Dá um confere no vídeozim simpático do UOL, vai lá comprar um filé bem bonitão de salmão (outros peixes funcionam também – escolha peixes com bastante gordura e textura mais firme), planeja seu brunch, jantarzinho, eventinho, para daqui a 2-3 dias, e seja feliz.
Nesse dia a gente fez uns canapés lindinhos com torradas de sementes, pepino fatiado bem fininho, creme azedo e picles de cebola roxa, mas com as sobras fizemos uma bela salada e sanduíches de bagel com cream cheese (tem receita das antigas também de bagel AQUI).
salmão curado
Ingredients
- 1 filé de salmão com pele de umas 900g veja o texto sobre uso de outros peixes
- 3 colheres de sopa de sal
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de pimenta do reino
- 1 maço de endro (dill) veja o texto sobre outras ideias de temperos
Instructions
- Planeje seu tempo! Você vai precisar de 2-3 dias de tempo de cura.
- Cheque se tem alguma espinha ou escama remanescente no filet e separe uma assadeira ou refratário que caiba bem o peixe.
- Misture o sal, açúcar e pimenta. Espalhe algumas folhas de endro no fundo da assadeira, coloque o peixe por cima do endro com a pele para baixo e espalhe bem a mistura por todo o peixe. Espalhe o restante das folhas de endro por cima.
- Cubra com um papel filme e coloque um peso por cima – eu usei um refratário pequeno com uma panelinha de ferro. Reserve na geladeira por 1 dia.
- No dia seguinte, retire o peso e papel filme de cima e vire o peixe. Cubra novamente, mesmo esquema, e volta pra geladeira mais um dia.
- Daí você pode escolher curar mais outro dia ou parar por aí. A gente normalmente para por aí, mas daí é você testar e ver o que você acha mais gostoso ;)
- Quando for comer é só tirar o excesso de endro de cima e fatiar o mais fino que conseguir e o mais diagonal possível – a pele ajuda a dar firmeza nessa hora. Vai com paciência, vale a pena tentar fazer fatias bem fininhas.
- E devore. Purinho, com uma salada, com um pãozinho, com bagel e cream cheese, numa tábua de frios, com blinis, ou como fizemos aqui, um canapé com torradinhas de sementes, creme azedo, pepino fatiado bem fininho e picles de cebola roxa.
coma com música
Para acompanhar no som, como a receita foi inspirada pela viagem que fizemos para a Finlândia para um show do Esdras, nada mais justo que um pouco de Esdras Nogueira, a metadinha musical deste perfil :).
Já deu um play no Lá em Casa Sessions? Esse disco foi gravado em 2023 todinho ao vivo na nossa sala/cozinha e tem uma receita para cada música do disco – repare como vários nomes de música tem comida no meio 😜. AQUI você consegue acessar a série completinha de receitas e vídeos. Foi um processo de gravação tão legal! Uma semana intensivona, banda gigante, equipe de filmagem, de captação de áudio, de foto… bonzão!
Dá um play, faz a receitinha maneira, e depois não deixa de me contar!
beijos,
mariana


Deixe um comentário