Planeje seu tempo! Você vai precisar de 2-3 dias de tempo de cura.
Cheque se tem alguma espinha ou escama remanescente no filet e separe uma assadeira ou refratário que caiba bem o peixe.
Misture o sal, açúcar e pimenta. Espalhe algumas folhas de endro no fundo da assadeira, coloque o peixe por cima do endro com a pele para baixo e espalhe bem a mistura por todo o peixe. Espalhe o restante das folhas de endro por cima.
Cubra com um papel filme e coloque um peso por cima - eu usei um refratário pequeno com uma panelinha de ferro. Reserve na geladeira por 1 dia.
No dia seguinte, retire o peso e papel filme de cima e vire o peixe. Cubra novamente, mesmo esquema, e volta pra geladeira mais um dia.
Daí você pode escolher curar mais outro dia ou parar por aí. A gente normalmente para por aí, mas daí é você testar e ver o que você acha mais gostoso ;)
Quando for comer é só tirar o excesso de endro de cima e fatiar o mais fino que conseguir e o mais diagonal possível - a pele ajuda a dar firmeza nessa hora. Vai com paciência, vale a pena tentar fazer fatias bem fininhas.
E devore. Purinho, com uma salada, com um pãozinho, com bagel e cream cheese, numa tábua de frios, com blinis, ou como fizemos aqui, um canapé com torradinhas de sementes, creme azedo, pepino fatiado bem fininho e picles de cebola roxa.