Pensa num sanduba de responsa! Sabe a salada niçoise? É tipo ela dentro de um pão.

Tem atum, tem ovo, azeitona, tomate, pepino, rabanete, cebola, um molho dijon incrível, a lista de ingredientes é grandinha… mas é facinho que só, mantendo alguns itens essenciais dá pra adaptar para o que você tiver disponível, se embrulhar direitinho viaja bem à beça, é até recomendável fazer com um pouco de antecedência, tem acidez, tem umami, tem crocância, é bom pra dedéu.

O tchararã dessa sanduba é o molho. O combo mostarda dijon, vinagre de vinho tinto, azeite e aliche é uma festa na boca a cada mordida. Abundância é o nome do jogo. Achou que colocou molho o suficiente? Coloca mais um pouco. Acredita.
Vários pães dão certo, mas busque um com casca – eu usei um ciabatta. A abundância do molho acima + a generosa regada com azeite, também essencial para o sucesso deste sanduba, vão fazer uma lambança se não tiver uma casca pra segurar.
Outra coisa que faz diferença é montar o sanduíche um tempinho antes de comer, pra dar a chance do pão absorver um pouco do molho maravilha, de tudo de assentar e misturar um pouco. Para auxiliar, quando for montar o sanduba já dá aquela boa esmagada com a mão e já embrulha pra ajudar a manter tudo pressionadinho. Se quiser levar pra um piquenique já tá prontinho pra ser transportado :P

Então é isso. Se prepara pra cortar alguns ingredientes, fazer um molho pa pum, montar seu sanduba, respirar fundo um pouquinho e depois devorar e ser feliz.
pan bagnat
Ingredients
- PARA O MOLHO
- 1 colher de sopa de mostarda dijon
- 2-3 filets de aliche
- 1 dente de alho ralado
- 2 colheres de chá de vinagre de vinho tinto
- 4 colheres de chá de azeite e mais para regar o pão
- sal e pimenta do reino a gosto
- PARA O SANDUBA
- 1 lata de atum em pedaços
- 2 ovos cozidos
- 1/4 de xícara azeitonas pretas, verdes ou misturadas – picadas
- 1/2 pepino fatiado finamente
- 2 rabanetes fatiados finamente
- 1/2 cebola roxa fatiada finamente
- 1 tomate fatiado finamente
- 10 folhas de manjericão
- 1 pão grande com casca na foto, um ciabatta – veja nota do texto sobre a escolha do pão
Instructions
- Faça o molho – em uma tigela pequena esmague o aliche com um garfo e acrescente a mostarda dijon, vinagre de vinho tinto, azeite e tempere generosamente com sal e pimenta do reino. Misture bem até a mistura emulsionar – normalmente em é coisa de um minutinho. Prove, ajuste a gosto. Ele deve estar caprichado na acidez e com aquele salgadinho todo especial do aliche.
- Agora é só montar. Corte o pão no meio e espalhe bem o molho na metade que ficará por baixo, reservando um pouco para o final. Começando com o atum, distribua os demais ingredientes em camadas. Não deixe de fazer a receita se não tiver todos os ingredientes da lista. Tem vários outros que vão ficar ótimos também se desejar acrescentar ;)
- Vai montando.
- Vai montando.
- Regue a metade de cima do pão com bastante azeite e o restante do molho e feche o sanduba pressionando firmemente com as mãos para dar uma esmagada geral – vai com amor e carinho pra não cair o recheio todo. Embrulhe com um papel alumínio, papel manteiga ou outro papel bom para sanduíches que você tiver por aí, embrulha bem justinho e aperte mais um pouco.
- Reserve pelo menos uns cinco minutinhos ou mais para os sabores se misturarem e o pão absorver um pouco do molho – já tá pronto para ser transportado para um piquenique se essa for a vibe ;)
- Devore.
coma com música
Enquanto estiver fazendo seu sanduba delícia, aproveita e dá um play no mais recente disco do Hamilton de Holanda – ao vivo em NYC com seu Trio afiadíssimo formado por Salomão Soares (quem viu o show lindão dele na edição do nosso Festival Música Transforma 2024?) e Thiago Big Rabello com participação do Chris Potter.
beijos,
mariana
Deixe um comentário