Faça o molho - em uma tigela pequena esmague o aliche com um garfo e acrescente a mostarda dijon, vinagre de vinho tinto, azeite e tempere generosamente com sal e pimenta do reino. Misture bem até a mistura emulsionar - normalmente em é coisa de um minutinho. Prove, ajuste a gosto. Ele deve estar caprichado na acidez e com aquele salgadinho todo especial do aliche.
Agora é só montar. Corte o pão no meio e espalhe bem o molho na metade que ficará por baixo, reservando um pouco para o final. Começando com o atum, distribua os demais ingredientes em camadas. Não deixe de fazer a receita se não tiver todos os ingredientes da lista. Tem vários outros que vão ficar ótimos também se desejar acrescentar ;)
Vai montando.
Vai montando.
Regue a metade de cima do pão com bastante azeite e o restante do molho e feche o sanduba pressionando firmemente com as mãos para dar uma esmagada geral - vai com amor e carinho pra não cair o recheio todo. Embrulhe com um papel alumínio, papel manteiga ou outro papel bom para sanduíches que você tiver por aí, embrulha bem justinho e aperte mais um pouco.
Reserve pelo menos uns cinco minutinhos ou mais para os sabores se misturarem e o pão absorver um pouco do molho - já tá pronto para ser transportado para um piquenique se essa for a vibe ;)
Devore.