Um molho de tomate levemente picante, com pimentão pra dar um brilho especial + banana-da-terra fritinha, com aqueles queimadinhos adoçicados maravilhosos + ovos com aquela gema cremosa puro luxo. Junto tudo numa mordida. Uma perfeição.
O combo da alegria é originário lá das bandas da Nigéria, mas rola uma coisa tão familiar… acho que por causa da banana-da-terra, sei lá, só sei que bateu forte no coração aqui e desde que fiz pela primeira vez sempre que compro bananas-da-terra rola repeteco. É fácil e rápido o suficiente para um dia qualquer, mas tem aquele tcharã. Um pãozinho pra chuchar é obrigatório.
Vai bem demais numa vibe brunch meio ovos no purgatório, shakshuka e todas as zilhões de variações que existem por aí de molho tomatudo + ovo. Comidinha leve carinhozinho delícia maravilha.
Antes de passar para a receita – algumas outras com banana-da-terra que podem te inspirar. Esta moqueca é das minhas receitas favoritas de todos os tempos; estes gnocchis são o sol no prato; estes tostones (ou patacones ou como prefira chamar) são o petisco mais incrível – para estes a banana precisa estar verde – nem sempre fácil de achar no mercado, mas quando encontro, é o uso certeiro.
banana-da-terra com molho tomatudo e ovos
Ingredients
- 2-3 bananas-da-terra naquele ponto perfeito – nem verdes nem maduras demais
- 1 cebola picada delicadamente
- 1 pimentão vermelho ou amarelo em cubinhos
- 2 dentes de alho fatiados
- 1 lata de tomate pelato já fiz também usando só tomates frescos e uma mistura de tomates frescos e pelato. todas as opções ficam delícia.
- 1 colher de chá de pimenta calabresa ou alguma mais caprichada se quiser um up na picância (vai bem!)
- 1 folha de louro
- óleo para refogar e dar uma fritadinha na banana
- sal e pimenta a gosto
- 4 ovos ou quantos quiser por pessoa
- salsinha picada para salpicar
- fatias de pão cascudo pra chuchar
Instructions
- Corte as bananas ao meio no comprimento e divida cada metade em 3-4 pedaços. Aqueça uma frigideira grande, acrescente uma camadinha fina de óleo e frite bem os pedaços de banana até ficarem bem bonitões dourados. Você deve conseguir espetar sem resistência, mas também sem estar desmanchando. Reserve em um prato.
- Na mesma frigideira acrescente a cebola com um pouco mais de óleo caso esteja seca. Tempere com um pouco de sal e refogue uns minutos até ficar macia. Acrescente o pimentão, refogue mais um pouco, depois o alho, a pimenta calabresa. Já deve estar rolando aquele cheiro maravilha. Acrescente o tomate pelato dando uma quebrada nos tomates (se usar tomates frescos também, refogue um pouquinho antes de acrescentar o pelato), o louro e tempere com sal e pimenta.
- Deixe o molho apurar uns minutos e dar uma engrossada. Prove de novo, ajuste o sal e a pimenta.
- Disponha as fatias de banana reservadas lindamente por cima do molho e abra um espacinho para acrescentar os ovos.
- Quebre os ovos em tigelinhas. Acrescente todos os ovos cuidadosamente nos espaços entre as bananas e tampe até a clara cozinhar. Gema mole é muito maravilha aqui, então dá umas espiadinhas pra desligar assim que a clara firmar. É coisa rápida de uns 3 minutos a depender do tamanho do ovo.
- Finalize com a salsinha picada e devore com umas fatias de pão cascudo para chuchar.
coma com música
Em junho a gente fez uma edição muito linda do nosso Festival Música Transforma e os shows que passaram pelos nossos palcos continuam reverberando por aqui. Segue um trechinho da apresentação do Salomão Soares + Lucas Rodrigues + Renato Galv Santos no Teatro Garagem. O pianista paraibano e os brasilienses Lucas no baixo e Renato na bateria fizeram um show lindaço. Quem viu ao vivo sabe do que eu estou falando.
Aos poucos estamos subindo trechos de todos os shows no youtube do Festival. Segue o canal lá pra ver tudo. E se estiver em Brasília e quiser acompanhar as programações futuras ao vivo, acompanhe o festival pelo insta. Estamos cheios de planos para o futuro. Aguardem e confiem :)
beijos,
mariana
Deixe um comentário