Eu tinha planejado postar outra receita hoje, mas daí deu um tilt no clima e a temperatura despencou de uma só vez e promete despencar ainda mais e essa sopinha esquentou demais nosso coraçãozinho na noite passada então resolvi agilizar ela aqui pra ela esquentar seu coraçãozinho também.
E o lance é que, não somente ela vai esquentar seu coração, como vai fazer isso rapidamente. Oh yes, do começo ao fim a receita leva uns 30 minutinhos. Os ingredientes não são nada fora do normal, talvez udon você não tenha em casa. O que eu usei foi deste tipo AQUI. Ele é gordinho e maravilhoso em caldos. Mas consigo imaginar esta sopa ficando perfeita também com outros ‘noodles’ ou até alguma massa mais italiana mais gordinha, tipo um bucatini da vida.
Fiz num jantarzinho de dia de semana sem grandes pretenções e amei tanto que corri pra postar a receita aqui. É das receitas mais lindas visualmente falando? não. Mas aqueceu a alma e rolou festa na boca. Tudo que a gente quer, né não?
caldo com udon, cogus, tomate, gengibre e outras cositas mais
Ingredients
- 2 cebolas fatiadas finamente
- 4 dentes de alho fatiados finamente
- 1 pedaço de uns 2cms de gengibre ralado
- 1 pitada generosa de pimenta calabresa ajuste a gosto
- 1 pedaço de canela em pau
- 2 tomates grandes ralados – descarte a pele
- 1 xícara de cogumelos usei shimeji, mas poderia ser shitake ou outros
- 2 pacotes de 200g de udon compre em lojas que vendem produtos orientais – ou use alguma outra massa que tiver a mão
- sal a gosto
- 3 colheres de sopa de shoyu
- 2 colheres de sopa de manteiga
- cebolinha picada para finalizar
- óleo para refogar
Instructions
- Esquente um pouco de óleo numa panela média e acrescente a cebola fatiada. Refogue por alguns minutos e acrescente o alho. Enquanto isso, numa panela média ao lado, esquente umas 5 xícaras de água.
- Quando a cebola estiver bem transparente acrescente a canela em pau, o gengibre ralado, os cogumelos e o tomate ralado. Refogue uns dois minutinhos e acrescente a água que estava esquentando ao lado. Tempere com um pouco de sal e a pimenta calabresa e deixe fervilhar um pouquinho para apurar os sabores.
- Enquanto isso, cozinhe o udon de acordo com as instruções do pacote. Este que usei fica pronto em dois tempos na água fervente. Porcione o udon nas duas tigelas que for usar para comer.
- Seu caldo deve estar lindo que só a essas alturas. Tire a canela em pau, acrescente o shoyu e finalize com a manteiga. Prove e ajuste o sal se necessário.
- Divida o caldo nas duas tigelas, salpique com cebolinha e devore.
coma com música
Para acompanhar no som, esse lindeza Ayeye do pianista Amaro Freitas. Somos fãs do Amaro há tempos, tanto que na primeira edição do nosso festival de música instrumental Festival Música Transforma ele foi headliner e fez um show inesquecível no fim da tarde numa pracinha da Vila Planalto. (veja AQUI como foi essa edição de 2019). Sankofa é o lançamento mais recente dele e tá incrível! Escute tudo, mas comece com esta belezura.
beijos,
mariana
Deixe um comentário