Depois que eu entrei no groove de sempre ter pelo menos um disquinho da minha massa amanteigada para tortas favorita no congelador (esta massa AQUI) passei a fazer muito mais quiche e me apaixonei. É tão versátil. São tantas as possibilidades. E esta, com todas as cores de cebola que eu tinha em casa no dia + alho-poró + um alôcito de bacon (ou não, se quiser fazer a versão vegetariana) é das hits mega hits.
O que eu acho massa de quiche é que você só precisa se ater mais ou menos ao conceito básico: uma misturinha de creme de leite + leite (ou só leite ou só creme de leite) + ovos + o sabor que você quiser + algum queijinho + uma bela crosta. Um pouquinho a mais ou a menos de qualquer ingrediente é totalmente de boa e o resultado final vai ser sempre, no mínimo, bem delicinha. Mais ou menos cremoso, mais ou menos farto, mas sempre gostoso.
A crostinha pode ser de vários tipos, mas sou fiel à minha amada massa amanteigada AQUI. Esta que está neste ebook AQUI com 15 receitas pro dia nascer feliz é cheia de sementes e bem maravilhosa também. Vou nela com frequência, mas no dia da foto, fui na minha clássica-tenho-sempre-no-congelador-uso-pra-tudo.
A receita é um quadro em branco para infinitas variações então anota aí a base e depois se joga nas quiches mil.
quiche de cebolas e alho-poró
Ingredients
- PARA A MASSA se quiser um post detalhado com fotos de cada etapa desta massa acesse o link no texto
- 200 g (1 tablete) de manteiga gelada
- 280 g (2 1/4 xícara) de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de vinagre escolha algum de sabor mais suave como o de vinho branco
- PARA O RECHEIO
- 6 ovos
- 1/2 xícara (120ml) de leite
- 1 xícara (240ml) de creme de leite
- 2 colheres de chá de sal
- 1/2 xícara de bacon picado omita se quiser fazer vegetariano
- 1/2 xícara de parmesão ralado fino
- 1 cebola picada ou fatiada finamente
- 1 cebola roxa picada ou fatiada finamente
- 1 talo de alho poró fatiado
- 3 ramos de tomilho só as folhinhas
- 1 pitada generosa de pimenta caiena
Instructions
- PARA A MASSA
- Numa tigela junte a farinha, açúcar e sal. Corte a manteiga em cubos e junte aos demais ingredientes. Com as mãos incorpore a manteiga à farinha esmagando os cubos. Não se preocupe se alguns pedaços ficarem maiores do que outros. Isso garante uma massa mais leve e craquelenta. A farinha deve ficar com a textura de uma boa farofa. (Para fotos detalhadas acesse o post lincado no texto acima)
- Numa tigelinha misture o vinagre e 3 colheres de sopa de água gelada. Acrescente o líquido à massa e vá misturando tudo rapidamente. Talvez você precisa mais um pouquinho de água gelada – ½-1 colher de sopa a mais, mas lembre que esta não é uma massa muito molhada. Você só quer líquido o suficiente para juntar a farinha seca.
- Coloque a massa numa superfície limpa e amasse somente o suficiente para formar uma massa coesa. Ao contrário de uma massa de pão, aqui você não quer desenvolver o glúten. Separe a massa em dois, embrulhe soltamente no filme pvc e amasse para formar dois discos. Leve à geladeira por pelo menos meia hora. Pode fazer de um dia pro outro ou, inclusive, congelar. Esta receita só usa um disco – reserve o outro para uma quiche futura ou procure por outras receitas de torta aqui neste mesmo cantinho que vos fala.
- PARA O RECHEIO
- Numa frigideira larga ou panela média frite o bacon em fogo baixo – se ele estiver muito magro, acrescente um fio de azeite. A ideia é aos poucos derreter a gordura e dar um pouco de cor ao bacon, mas não ao ponto dele ficar super crocante. Quando estiver dourado, retire o bacon com uma escumadeira e reserve. Se ele tiver soltando muita gordura retire um pouco do excesso e reserve para outro uso (alô pipoca!).
- Acrescente as cebolas, tempere com uma pitada de sal e refogue. Depois de alguns minutos acrescente o alho-poró e refogue até o alho-poró amolecer e as cebolas ficarem translúcidas. Reserve junto com o bacon.
- Pré-aqueça o forno a 180oC.
- Se estiver usando uma massa que está há mais de 30 minutos na geladeira retire da geladeira uns 10 minutos antes de abrir pra ficar mais fácil.
- Salpique a bancada limpa com farinha de trigo e abra a massa cuidadosamente com um rolo (ou improvise com uma garrafa de vinho) até ficar com aproximadamente ¼ de cm. Tente fazer um formato redondo, que seja um pouco maior em diâmetro do que o prato de torta que você for usar para formar a borda. Transfira a massa para o prato enrolando a massa no rolo para facilitar o transporte. Se tiver sobrinha de massa na lateral você pode cortar ou fazer dobrinhas. (As sobrinhas viram deliciosos biscoitinhos). Reserve na geladeira enquanto termina de preparar o recheio.
- Numa tigela grande acrescente os ovos e bata com um fouet até ficarem homogêneos. Acrescente o leite, creme de leite, sal, pimenta caiena, as folhas de tomilho e a mistura do bacon e cebolas. Misture tudo, retire o prato com a massa da geladeira e despeje no centro. Leve ao forno por 60-80 minutos ou até o recheio firmar bem e pegar um pouco de cor.
coma com música
Para acompanhar no som a gravação do icônico show no telhado dos Beatles. Estamos assistindo estes dias ao documentário que leva a esse show e tem sido no mínimo muito divertido observar uma das (ou A) bandas mais bem sucedidas de todos os tempos passar pelas mesmas tretas que qualquer outra banda passa. Se você caiu de para-quedas neste post e não nos conhece -> temos intimidade com os bastidores de bandas, afinal, o Esdras, co-autor deste #comalaemcasa, é músico profissional e já teve banda que durou toda uma vida… relação de banda é tipo casamento e quando temos essa oportunidade de sermos o mosquitinho na sala observando tudo que rola… é, como disse, tem sido divertido.
Dá o play aí nesse registro maravilhoso e, se você é dos que curtem bastidores, assistam ao doc. É um pouco longo, exige uma dedicação, mas é maneiríssimo!
beijos,
mariana
Deixe um comentário