Já vou logo dizendo, salpicão não é das coisas que mais faz minha cabeça. E não tem nada a ver com a polêmica passas ou não, porque eu curto passas e não vejo problema nenhum em tascar ela aqui e acolá (apesar de que não tasquei neste salpicão). Pra mim a questão é mais sobre o molho e, mais especificamente, a falta de acidez dele. E é por isso que resolvi fazer um salpicão do meu jeito.
Fui lá numa das receitas das antigas deste cantinho, mas que faço aos montes no dia a dia aqui de casa, o coleslaw, uma salada de repolho que pode ter mil e uma variações e que, assim como o salpicão, frequentemente tem um molho meio maionese demais da conta, meio pesadão, mas não nesta receita AQUI. O molho a base de iogurte tem acidez, uma dose generosa de alho, mais outra de pimentinha, a salada fica leve e refrescante e era isso que eu queria pro meu salpicão.
De resto, é aquela coisa de sempre – frango bem desfiadinho, cenoura e ervilha dão aquela cor, maçã verde dá aquele croc azedinho (pra mais croc aipo vai super bem, mas não sou fã então não coloquei), umas castanhas picadinhas pra dar um extra croc e daí, pegando emprestado daquela receita do coleslaw e de umas tantas outras saladas fresquinhas que adoro, um molho de iogurte, caprichado no limão e alho, caiena pra dar aquele quentinho, cebola roxa bem picadinha, e hortelã e salsinha pra dar aquele frescor. Batata palha pra finalizar, claro, né?
Assim sim. Esse salpicão faz minha cabeça.
Bora pra receitinha, lembrando que esta não é dessas receitas que requerem quantidades precisas ;)
salpicão
Ingredients
- 1 peito de frango
- 1 cenoura média ralada grosso
- 1 maçã verde
- 1 limão tahiti suco e raspas – dependendo da suculência talvez você precise de 2
- 2/3 xícara de iogurte natural se quiser fazer caseiro tem post explicando como faz aqui no site
- 1/4 xícara de castanhas – de caju ou alguma outra de sua preferência torradas e picadas
- 1/2 xícara de ervilha de preferência congelada
- 1 dente de alho ralado
- 2 colheres de sopa de hortelã bem picadinha
- 2 colheres de sopa de salsinha bem picadinha
- 1/2 cebola roxa bem picadinha
- 1/2 colher de chá de pimenta caiena ou ajuste a gosto
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 xícara de batata palha eu prefiro aquelas bem fininhas
- 2-3 colheres de sopa de azeite
- se desejar, acrescente um pouco de passas e aipo picado
Instructions
- Ferva água numa panela média e acrescente uma boa colherada de sal. Quando já estiver fervendo acrescente o peito de frango e cozinhe por uns 10 minutos (um pouco mais ou um pouco menos dependendo do tamanho) – se quiser ter certeza de que cozinhou faça um corte na parte mais gordinha pra espiar. Se já estiver cozido desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar mais uns 10 minutos. Depois retire o peito, deixe esfriar o suficiente pra você conseguir manusear e desfie na mão ou com a ajuda de um processador ou até mesmo liquidificador.
- Encha uma tigela média de água e esprema meio limão. Descasque a maçã e corte em cubinhos delicados. Jogue na água com limão para não escurecer. Reserve.
- Se estiver usando ervilha congelada (recomendo com entusiasmo! a de lata é sempre cozida demais e a cor é tristinha), coloque uma panela pequena com água para ferver. Separe uma tigela média, encha de água e gelo e reserve. Ferva as ervilhas rapidamente – coisa de 2-3 minutos. Prove uma pra ter certeza de que está cozida. Escorra e jogue na tigela com água com gelo para cortar o cozimento e as ervilhas ficarem lindamente verde vibrante.
- Numa tigela pequena prepare o molho. Junte o iogurte, o azeite, o alho ralado, a cebola roxa, a hortelã, a salsa, as raspas de limão e uma colher de sopa de suco do limão, a pimenta caiena e tempere com sal e pimenta do reino. Misture bem e prove. Ajuste o sal, acrescente mais limão se sentir falta de um pouco mais de acidez, mais caiena se quiser mais picância etc. O molho precisa ter sabores bem pronunciados.
- Hora de juntar tudo. Numa tigela grande misture o peito de frango já desfiado e em temperatura ambiente, a cenoura ralada, a maçã verde, aipo e passas se estiver usando, as castanhas picadas e a ervilha. Acrescente o molho e misture bem. Prove e ajuste o sal se necessário.
- Até aqui ela pode ser feita com antecedência. Na hora de servir espalhe o salpicão num prato de servir e salpique generosamente com a batata palha. Devore.
coma com música
Para acompanhar no som The Scarab do The Shaolin Afronauts, uma banda australiana que conhecemos dia desses por um amigo querido que vive nos mostrando sons novos (a gente adora!). O som instrumental cheio de sopros é super clima.
beijos,
mariana
Deixe um comentário