Ferva água numa panela média e acrescente uma boa colherada de sal. Quando já estiver fervendo acrescente o peito de frango e cozinhe por uns 10 minutos (um pouco mais ou um pouco menos dependendo do tamanho) - se quiser ter certeza de que cozinhou faça um corte na parte mais gordinha pra espiar. Se já estiver cozido desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar mais uns 10 minutos. Depois retire o peito, deixe esfriar o suficiente pra você conseguir manusear e desfie na mão ou com a ajuda de um processador ou até mesmo liquidificador.
Encha uma tigela média de água e esprema meio limão. Descasque a maçã e corte em cubinhos delicados. Jogue na água com limão para não escurecer. Reserve.
Se estiver usando ervilha congelada (recomendo com entusiasmo! a de lata é sempre cozida demais e a cor é tristinha), coloque uma panela pequena com água para ferver. Separe uma tigela média, encha de água e gelo e reserve. Ferva as ervilhas rapidamente - coisa de 2-3 minutos. Prove uma pra ter certeza de que está cozida. Escorra e jogue na tigela com água com gelo para cortar o cozimento e as ervilhas ficarem lindamente verde vibrante.
Numa tigela pequena prepare o molho. Junte o iogurte, o azeite, o alho ralado, a cebola roxa, a hortelã, a salsa, as raspas de limão e uma colher de sopa de suco do limão, a pimenta caiena e tempere com sal e pimenta do reino. Misture bem e prove. Ajuste o sal, acrescente mais limão se sentir falta de um pouco mais de acidez, mais caiena se quiser mais picância etc. O molho precisa ter sabores bem pronunciados.
Hora de juntar tudo. Numa tigela grande misture o peito de frango já desfiado e em temperatura ambiente, a cenoura ralada, a maçã verde, aipo e passas se estiver usando, as castanhas picadas e a ervilha. Acrescente o molho e misture bem. Prove e ajuste o sal se necessário.
Até aqui ela pode ser feita com antecedência. Na hora de servir espalhe o salpicão num prato de servir e salpique generosamente com a batata palha. Devore.