Eu passei 2 anos da minha adolescência morando no Chile e esse era o sanduba que rolava em todas as festinhas, e quando digo todas não é força de expressão, é todas mesmo! Um lombinho bem temperadinho fatiado o mais fino possível + muito abacate + alguma coisa mais saladinha. É delícia, é super facinho de fazer, o lombinho é ótimo fora do sanduba também, e pra mim esta receita é nostalgia pura. Viajei no tempo e espaço quando fiz.
O lance é o lombo. Dá aquela selada bonita na carne toda, daí uma lambrecada com mostarda, um pouco de páprica e orégano, que dão o sabor característico do sanduba, umas cebolas, cobre com água e foi. Daí é só assar (dá pra fazer no fogão também). Depois de pronto a manha é deixar esfriar no caldo de cozimento, gelar e, depois de frio, cortar as fatias mais finas que você conseguir. É mais fácil cortar frio ;) Depois de cortado as fatias ficam ali no líquido do cozimento absorvendo tudo e na hora de comer é só esquentar. Acho que essa praticidade explica muito essa onipresença do lomitón em todas as festinhas da molecada. Fica melhor feito um dia antes ;)
Eles têm o pãozinho clássico que se usa pro sanduba, mas eu fiz um pãozinho de leite usando esta receita maravilhosa AQUI. Pão de hamburger vai bem também. Acho que vários pães funcionam aqui, só precisa se ligar no fato de que o lombo é molhadinho então o pão tem que ser desses que não desmancham fácil.
Pro recheio uma bela lambrecada de maionese, muito abacate amassadinho temperado com sal e, no dia da foto, tomates, nosso picles de jalapeño amado (receita AQUI), um repolho fatiado bem fininho vai bem também.
sanduba de lombinho
Ingredients
- 1 peça de lombo suíno – 1,5-2kgs aproximadamente não se atenha demais às quantidades desta receita – dá pra adaptar com facilidade pro tamanho que for o seu lombo
- 2 colheres de chá de sal
- 1 colher de chá de orégano
- 1/2 colher de chá de páprica doce
- 1 colher de sopa de mostarda pode ser amarela simples, dijon…
- 1 cebola descascada e cortada em 4
- azeite para refogar
- 8 pães usei um de leite (link da receita no post), mas pode ser de hamburger ou outro que não desmonte quando fica umedecido
- 2-3 abacates
- limão algumas gotinhas para o abacate
- 2-3 tomates fatiados fininhos
- maionese
- outros toppings como repolho fatiado fininho, picles de jalapeño (link da receita no post), folhas, etc
- sal a gosto
Instructions
- Se for fazer no forno, pré-aqueça a 180oC. Escolha uma panela grande que caiba seu lombo inteiro (e possa ir ao forno se for fazer no forno). Esquente ela bem, acrescente umas 2-3 colheres de sopa de azeite e sele a peça de lombo de todos os lados.
- Quando estiver bem douradinha, retire a peça da panela, lambreque toda com a mostarda e devolva para a panela acrescentando o orégano, páprica, sal e a cebola. Cubra com água fervente (umas 4 xícaras). Se for fazer no forno, tampe a panela (se a tampa não puder ir ao forno feche bem com papel alumínio) e leve ao forno por 1h30. Se preferir fazer no fogão, tampe também e leve ao fogo médio baixo por 1h30 aproximadamente. Em ambos os casos fique de olho pra ter certeza de que o líquido não secou. Complete com mais água se necessário.
- Para facilitar o corte deixe o lombo esfriar completamente na panela mesmo, no líquido de cozimento, e depois guarde na geladeira por algumas horas ou, idealmente, de um dia pro outro. Quando estiver frio retire a peça do líquido e fatie o mais fino que conseguir. Vai com paciência porque vale a pena tentar deixar bem fininho. Devolva as fatias pro líquido. Quando for servir é só esquentar tudo.
- Para montar os sandubas amasse os abacates e tempere com sal e umas gotinhas de limão pra ajudar a não escurecer, disponha todos os itens de toppings na mesa (maionese, tomate, picles de jalapeño ou alguma pimentinha, repolho fatiado e o que mais te empolgar), os pães, o lombo quentinho e cada um monta seu sanduba como desejar.
coma com música
Para acompanhar no som uma playlist do Rodrigo Balduino, também conhecido como Baldu, e nosso sócio no festival de música instrumental que temos em Brasília chamado Festival Música Transforma. Ele fez a playlist para embalar o nosso primeiro evento de show ao vivo com público que fizemos desde o começo da pandemia esta semana. Não preciso nem dizer que foi aquela emoção pra gente. AQUI no insta do nosso festival tem algumas fotos e em breve postaremos mais fotos e vídeos. Aproveita e segue o festival porque estamos a mil com planos pro futuro. Mas enfim, tudo isso pra dizer que a playlist tá delícia então dá um play aí enquanto você faz o seu lombo.
beijos,
mariana
Deixe um comentário