Existem essencialmente dois caminhos a serem seguidos quando falamos de alfajores. Temos aquele mais argentino daquela marca mara famosa que tem um biscoitinho meio bolinho recheado de doce de leite e coberto com chocolate, delícia, maravilhoso. E tem este caminho aqui de hoje, com biscoitinho de amido de milho, daqueles bem delicados que quebram facinho e derretem na boca, o doce de leite, claro, e uma finalização com coco ralado que dá aquele brilho.

A receita é bem simples e a única coisa que você de fato cozinha é o biscoitinho, o resto é montagem. Sem grandes mistérios, primeiro bate manteiga e açúcar até ficar fofinho, depois entram as gemas, algumas cositas que dão aquele saborzinho especial (raspas de limão, um toquinho de cognac ou cachaça) os ingredientes secos e foi.
A massa precisa dar aquela refrigerada porque se não você não consegue manipular para fazer o formato. Coisa rápida, uma horinha resolve. Abre a massa, corta com um cortador ou um copo, assa, e tenta não devorar tudo porque o objetivo final não é o biscoitinho sozinho, é o alfajor :) O bom é que ele é mega delicadinho e tem grande chance de que você quebre uns pelo caminho. Presentinho pra cozinheira.

De resto é só fazer os sanduichinhos com doce de leite e cuidadosamente rolar as laterais no coco ralado. Da última vez que fiz embalei numa marmitinha e presenteei amigos. Foi sucesso.
alfajores de biscoitinhos de amido de milho
Ingredients
- 200 g (2 3/5 xícara) de farinha de trigo
- 300 g (2 1/4 xícara + 3 colheres de sopa) de amido de milho
- 2 colheres de chá de fermento biológico
- 250 g (1 1/10 xícara) de manteiga em temperatura ambiente
- 150 g (3/4 xícara) de açúcar
- 1 pitada de sal
- raspas de 1 limão siciliano
- 3 gemas
- 1 colher de sopa de cachaça ou cognac
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 450 g de doce de leite
- 50 g (1/4 de xícara) de coco ralado
- flor de sal para salpicar opcional
Instructions
- Numa batedeira (ou usando o muque e um fouet) bata bem a manteiga, o açúcar e as raspas de limão. Quando estiver fofinho e esbranquiçado – uns 2-3 minutos – acrescente as gemas, a cachaça e o extrato de baunilha. Continue batendo até ficar mais fofinho um pouco – uns 3 minutos.
- Numa tigela separada junte a farinha de trigo, o amido de milho, o sal, e o fermento e misture bem. Acrescente a mistura à batedeira e misture somente até incorporar totalmente os ingredientes secos. Formate a massa num disco e embrulhe com filme pvc. Refrigere por 1 hora.
- 20 minutos antes de continuar com a receita pré-aqueça o forno a 180oC.
- Retire a massa da geladeira, e usando um rolo abra a massa numa bancada limpa levemente enfarinhada. A massa deve ficar com a espessura de uns 2-3cms. Corte círculos com o auxílio de um cortador redondo ou um copo pequeno. Você pode fazer alfajores um pouco maiores ou menores, mas não recomendo fazer muito grandes porque o biscoito é bem frágil e quanto maior, mais eles quebrarão na hora de rechear. Usei cortadores de diferentes tamanhos nesse dia para testar como podem ver pela foto. Otimize o espaço para evitar ao máximo sobras. Os pedacinhos que sobrarem podem ser usados mais uma vez, mas na terceira já recomendo assar os retalhos para beliscar.
- Disponha os círculos numa assadeira forrada com tapetinho de silicone ou papel manteiga. Eles crescem um pouquinho então deixe uns 2-3 cms de espaço entre cada um. Asse por uns 8 minutos ou até firmarem bem e as bordas começarem a dourar levemente. Fique de olho porque é fácil passar do ponto.
- Retire os biscoitinhos do fogo e deixe esfriar por completo numa grelha. Prepare um pratinho pequeno com o coco ralado. Quando os biscoitos estiverem completamente frios recheie com uma camada generosa de doce de leite, salpique com um pouco de flor de sal se desejar (eu sempre desejo), feche o sanduichinho e cuidadosamente role as laterais no pratinho com o coco ralado. Devore.

coma com música
Dia desses rolou o primeiro show com a presença de público do nosso festival de música instrumental Festival Música Transforma desde o começo da pandemia. Nos juntamos com o Floripa Jazz Festival e a banda preparou um show especial e foi lindão e aquela emoção. Um bando de gente se vendo pela primeira vez depois de quase 2 anos, primeiro show ao vivo de quase todo mundo… só alegria.
E o Baldu (Rodrigo Balduino), que é nosso sócio no Festival, preparou uma playlist super astral pra ficar tocando lá na noite e tô escutando ela em loop estes dias então dá um play aí e curte a vibe. Salvei ela no nosso perfil do spotify que tá bem recheadinho de playlist maneira. Se você ainda não nos segue por lá segue este link AQUI.
beijos,
mariana

Deixe um comentário