Brasilienses entenderão a referência imediatamente – esta pizza tem a vibe da pizza da Dom Bosco. Pra quem nunca provou o clássico da nossa terrinha, é uma pizza com massa mais fofinha, mais pãozuda de leve, perfeita pra fazer de assadeira pra devorar num domingo à noite vendo série. É daquelas receitas simples o suficiente para um dia de pura preguiça e delicinha daquele jeito que você já sabe na primeira mordida que ela veio pra ficar e que você vai repetir ela ad infinitum.
A vibe zero tem a ver com esta massa AQUI, que é de longa fermentação, elástica, linda maravilhosa, perfeita para ser assada num forno de pizza ou usando uma pedra num forno convencional para conseguir aquele aquele resultado o mais parecido possível com umas pizzarias mais no estilo vera pizza napoletana e afins. Incrível. Amo. Faço um monte. Mas…
A intenção aqui não é essa. Esta pizza de assadeira não precisa ser feita com 24 horas de antecedência – basta umas poucas horinhas pra massa ir relaxando na própria assadeira. Lembra um pouco o processo final desta focaccia AQUI. Também não precisa sovar um monte nem nada. É só uma misturinha simples e foi. Super indolor.
De resto é forno quente, um bom molho de tomate – sempre recomendo com entusiasmo ter uns potes deste molho de tomates assados AQUI no congelador – uma quantidade generosa de queijo, quiça uma misturinha de mais de um tipo e foi. Se quiser firular nos toppings, se joga, mas sinceramente, esta pizza brilha na sua simplicidade. Só uma salpicada de pimenta calabresa, um fio de azeite e umas folhinhas de manjericão me deixam feliz.
Ah! quer ela mais pãozuda, faz numa assadeira de uns 25cms tipo esta AQUI– quer ela um pouco mais fininha, vai numa maiorzinha de uns 40cm tipo esta AQUI (é como eu curto mais e como está nas fotos, mas já fiz ambas as opções algumas vezes – sempre dá bom).
pizza de assadeira
Ingredients
- azeite para untar
- 2 1/4 xícara (270g) de farinha de trigo
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de fermento biológico
- 3/4 xícara (180ml) de água morna
- 1 xícara de molho de tomate ajuste a gosto – pontos extras se for o nosso molho de tomates assados que super duper recomendo que você sempre tenha no congelador – tem link no texto acima
- 2 xícaras de queijo muçarela ralado ajuste a gosto ou faça uma mistura de mais de um tipo de queijo se preferir
- toppings como calabresa, peperoni, azeitonas – se joga ou fique no simples só com queijo, uma pimentinha calabresa, umas folhas de manjericão e uma boa regada de azeite
Instructions
- Numa tigela misture a farinha de trigo, sal, fermento e água morna. Unte generosamente com azeite uma assadeira de uns 25x35cms para uma pizza mais pãozuda ou uma assadeira de 30x 40cms (como a nossa no dia das fotos) para uma mais fininha. Coloque a massa no centro da assadeira, molhe a ponta dos dedos com um pouco de azeite e delicadamente pressione a massa do centro pra fora pra ir abrindo. Só um pouquinho. Pare. Espere uns 15 minutos.
- Repita o processo de ir empurrando a massa com as pontas dos dedos até conseguir preencher toda a assadeira. Empurre um pouquinho, descansa mais 15 minutos, empurra mais um pouquinho, descansa mais um pouco. Normalmente em 1 hora você completa a assadeira.
- Quando completar a assadeira deixe a massa descansar mais uma hora, descoberta mesmo. Enquanto ela descansa já bota seu forno pra pré-aquecer no mais quente possível. A gente quer ele tinindo!
- Hora dos toppings. Eu sou time simplicidade com esta pizza. Vou só no molho de tomate – espalha ele bem direitinho! e uma quantidade generosa de queijo – espalha o molho e o queijo até os cantinhos pra formar crostinhas quando assar ;) Se quiser firular com outros toppings, a hora é agora. Um fiozinho de azeite e forno.
- Asse até as bordas dourarem – uns 20-25 minutos. Devore.
coma com música
Para acompanhar no som Butterscotch do multiinstrumentista Makaya McCraven. O som tem aquela vibe gostosinha e ao mesmo tempo meio mantra que vai bem demais num finzinho de domingo quando você estiver montando sua pizza de assadeira.
beijos,
mariana
*este post contem links afiliados. se você comprar qualquer coisa seguindo os links, mesmo que não o que está lincado aqui, recebemos uma pequena porcentagem de comissão. essa é uma das formas de monetizarmos este cantinho para podermos fazer cada vez mais e melhor <3
Luciana Camargos
Quão quente deve ser o forno? Fiz aqui e acabou queimando um pouco a borda, mas uso forno elétrico com convecção. Acho que foi muito. Fora isso ficou divina!
comalaemcasa
Oi Luciana, quanto mais tinindo mais chances de crostinha. no meu eu faço no mais quente possível, no caso, 280, que nem é muito. pizza pode (e super deve!) assar bem mais quente que isso e certamente o seu forno chegou a uma temperatura mais alta. o que é ótimo! forno de convecção é outra parada (ainda terei um qquer dia desses :P). Uns queimadinhos na pizza pra mim são sempre bem-vindos então aposto que eu teria amado suas bordinhas <3 mas quando fizer próxima vez eu só ficaria de olho pra ficar um pouco menos de tempo se vc achar melhor. cada forno é de um jeito, é impressionante! e que bom que ficou delícia! eu tenho repetido um monte essa receita.
beijo grande!
mariana
Ewerthon
Não gastem dinheiro com essa receita.
A massa não cresce
2 receitas jogadas fora.
Tempo e dinheiro no lixo.
comalaemcasa
Nossa, que pena que a sua experiência com a receita foi ruim. Que tal ao invés de desaconselhar os outros a fazer você não falar comigo primeiro pra tentar tirar as dúvidas e ver o que pode ter acontecido?
Existem formas mais gentis da gente se comportar na internet ;)
Escrevi a receita com amor e carinho e compartilhei de forma gratuita no meu site. Eu mesma já testei e retestei essa receita inúmeras vezes.
Ao invés de sabotar o meu trabalho é só você não fazer a receita de novo se ela te incomodou tanto assim.
Gentileza gera gentileza.
<3