Todo o conforto carinhozinho de um gnocchi clássico com aquela dose de sol tropical que bananas sempre nos dão.
Ao longo dos anos testei tudo quanto é tipo de receita de gnocchi de banana-da-terra – desde as que usam só a banana, sem adicionar nadinha a não ser sal e pimenta e tals, às que adicionam um pouquinho de farinha pra ajudar a dar liga, às que, como esta, adicionam um pouco de amido de milho. Todas são delícia, algumas são mais ou menos fáceis de moldar, mas esta é a minha preferida – versão do Thiago Castanho do seu livro Cozinha de Origem.
O livro é este AQUI e recomendo ele demais da conta. Mas tô achando que ele deve estar fora de catálogo. Esta moqueca, também de banana-da-terra, AQUI é desse livro, assim como este agora clássico dadinho de tapioca AQUI. E já testei tantas outras! Amo demais esse livro.
Mas voltando ao ponto: a receita. Ela é bem simples! Primeiro assa as bananas até ficarem bem macias, bate no liquidificador e depois cozinha com a maisena até formar um mingau bem grossinho. Daí é só formatar e finalizar, no meu caso, com bastante crostinha. Delícia delícia.
gnocchi de banana-da-terra
Ingredients
- 500 g de banana-da-terra (umas 4 ou 5)
- 1/2 xícara (70g) de amido de milho
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1/2 xícara ou mais de manteiga para finalizar os gnocchis
- queijo ralado meia cura ou parmesão para finalizar
Instructions
- Pré-aqueça o forno a 180oC.
- Corte as pontas das bananas-da-terra, coloque numa assadeira e asse por uns 30 minutos ou até as bananas ficarem bem macias. Retire da casca e processe ou bata no liquidificador até formar um purê.
- Dilua o amido de milho em 120ml de água em temperatura ambiente.
- Coloque o purê de banana numa panela média, acrescente aos poucos a mistura do amido de milho e mexa sem parar. Tempere com sal e pimenta a gosto e continue mexendo. A mistura vai engrossar e começar a soltar do fundo da panela – uns 10 minutos. Transfira para um prato espalhando bem a mistura para ela esfriar o suficiente para você conseguir manusear.
- Numa bancada limpa faça rolinhos com a mistura e corte em pedaços de uns 2 cms.
- Para finalizar derreta a manteiga numa frigideira de fundo largo – se desejar o gostinho acastanhado da manteiga queimada deixe ela tostar um pouco – ela vai ficar dourada e o cheiro fica bem incrível. A vida é feita de escolhas. Vai na manteiga queimada ou vai na manteiga só derretida. As duas ficam delícia. Acrescente os gnocchis e aqueça na manteiga mexendo cuidadosamente pra não quebrarem. Se desejar crostinhas como as minhas na foto deixe sem mexer uns minutos, mexa um pouco, deixe sem mexer mais uns minutos e assim continue até ficar feliz com as crostinhas dos seus gnocchis.
- Finalize com o queijo ralado e devore.
coma com música
Acabou de sair um single novo do Esdras! Ueba! Bloody Mary é mais um som do Esdras Nogueira + Dillo + Gustavo Dreher (o primeiro single deles juntos é Espacial – escute AQUI). A música é super gostosa, dançantezinha, maravilha. Vai bem que só com nosso gnocchi de hoje. Dá um play AQUI.
Ah! E olhares atentos reconhecerão a foto do bloody mary que ilustra a capa do single – é este de água de tomate AQUI, que fizemos para o Jantar Lá em Casa especial Coma em Transe (saiba mais AQUI). A gente ama tanto essa foto linda do Ricardo Theodoro que ela foi parar na capa :)
Se fizer a receita lembra de marcar o @comalaemcasa na fotinha <3
beijos,
mariana
p.s. este post contem links afiliados. ao comprar qualquer coisa seguindo esses links a gente recebe uma pequena comissão e você apoia o #comalaemcasa pra que façamos cada vez mais e melhor.
Deixe um comentário