Desde a primeira vez que provei kombucha me apaixonei. Adoro bebidas com bolhinhas! Há anos parei de tomar refri, mas direto tomo água com gás com limão. Sou fã de um sabor azedinho. E daí a primeira kombucha que provei era bem assim. Azedinha, mas com um leve docinho, aquele saborzinho bem específico do fermentado, foi amor ao primeiro gole.
Se você nunca provou, kombucha é um chá fermentado, normalmente feito com chá verde ou preto + um scoby, uma simbiótica de bactérias e leveduras muitcho louca. Olha ele aqui.
Ele pode ser mais fininho e branquinho, como esse, um pouco mais gordinho e esponjoso, mais escuro, menos lisinho. Ao longo da produção você vai perceber as zilhões de variações possíveis.
Você pode comprar um scoby no vasto mundão da internet pra dar o start na sua produção ou receber uma doação de alguém que já faz kombucha. Comprado ou doado, ele sempre virá com um pouquinho do chamado chá ativado, que nada mais é do que chá adoçado onde ele já viveu um tempinho (um restinho da produção da semana anterior, por exemplo).
Tá cada vez mais fácil de achar kombucha por aí, até mesmo em supermercados grandes, mas eu comecei a fazer primeiro porque verdadeiramente adoro e fica carinho comprar na frequência que gosto de tomar e segundo porque lá no começo da pandemia eu tava doida pra ocupar um pouco a cabeça com algum projetinho.
Agora, já há quase um ano fazendo percebo que eu não precisava ter encarado fazer minha própria kombucha como um projetinho tão complexo assim. É totalmente de boa de incluir na rotina e mesmo naqueles tempos pré-pandêmicos em que estávamos viajando um monte com as turnês do Esdras (já ouviu os discos dele? se não, dá um play AQUI e tem também a Remobília com ex-integrantes do Móveis que tá rodando um monte por aí agora também. Dá um play AQUI) teria dado pra incorporar à nossa rotina tranquilamente.
A questão é, você precisa minimamente organizar seu tempo. O processo em si não é difícil, mas do início ao fim demora uns 10 dias ou um pouco mais ou menos dependendo do calor. Mas o tempo da atividade em si é bem pequeno – é o tempo de fazer o tanto de chá que você quiser e fazer um ou alguns sucos pra saborizar a sua 2a fermentação.
Importante dizer algumas cositas.
1. existem vários métodos diferentes de fazer kombucha – se você degustar algumas das opções que existem no mercado perceberá que as diferenças vão além de simplesmente o sabor de morango ou manga que foi usado para saborizar. Alguns são mais ou menos ácidos, uns são quase (ou propositalmente) alcóolicos, alguns são super frutados. Eu fiz pela primeira vez seguindo este post AQUI, deu certo, curti o perfil de sabores que tava rolando e fiquei nele. É o que vou explicar a seguir, mas se o assunto te interessar dá uma fuçada no vasto mundão da internet que tem muuuuuuita informação maneira sobre o tema.
2. é importante prestar atenção nos detalhes. Na hora de fazer higienize tudo que for usar, suas mãos inclusive, com vinagre e água quente. Dizem que sabão não é adequado porque pode atrapalhar a fermentação. Idem para utensílios de alumínio. Mas dito isso, estou fazendo kombucha há quase um ano semanalmente e nunca tive nenhum probleminha sequer de contaminação ou qualquer coisa do tipo.
3. o processo acontece em 2 etapas de fermentação. A primeira num vidrão (hoje em dia faço 3 vidrões pro nosso consumo aqui de casa) – normalmente uns 7 dias – e a segunda já em garrafinhas e saborizado – uns 4-7 dias, variando conforme o sabor e o calor que estiver fazendo. A primeira já resulta num produto fermentado cheio de probióticos e delicioso. Se quiser parar por aí já tá valendo. Mas se quiser bolhinhas e sabores variados vai pra segunda. Se você fizer de forma regular vai sempre ter uma leva na primeira fermentação, outra na 2a e umas garrafinhas prontas pra consumo na geladeira.
coma com música
Agora que já deu pra ter uma ideia do que está por vir, dá um play nessa playlist que o Esdras fez pra rolar durante nossas práticas de yoga, que tá super delicinha e vai ser bem ótima também pra embalar seu processo kombucheiro e depois bora pras instruções em si. Aproveita e segue o nosso perfil no spotify que tem altas playlists maneiras ;) AQUI.
como fazer kombucha
Ingredients
- chá verde ou preto pode ser de saquinho, mas vale mais a pena financeiramente e ambientalmente ser do soltinho
- açúcar 1/2 – 1 xícara pra cada 3 litros de chá
- 1 scoby dá pra comprar online ou receber doação de quem produz – se estiver em Brasília é só falar comigo que sempre tenho pra doar
- sucos/influsões/especiarias e o que mais você quiser pra saborizar sua kombucha na 2a fermentação
Instructions
- Não coloquei quantidades certinhas porque você vai ver qual é o ritmo da sua casa. A primeira fermentação ocorre num vidrão então use ele de base pra ver a quantidade de chá que você vai precisar fazer. Higienize seu vidrão, suas mãos e qualquer outro utensílio que você acabe usando com vinagre e água quente.
- Faz o tanto de chá verde ou preto que cabe no vidrão. A ideia é ele ser bem concentrado. Eu uso uma(s) panelona(s) pra facilitar. Adoce esse chá com 1/2 – 1 xícara de açúcar pra cada 3L mais ou menos. Esse é o primeiro alimento do seu scoby. Ele vai consumir quase todo esse açúcar, mas se você colocar uma quantidade maior haverá açúcar residual e o kombucha resultante será mais doce. Com o tempo você vai ajustar essa quantidade ao seu gosto.
- Com o chá concentrado já adoçado prontinho e em temperatura ambiente você pode fazer a primeira fermentação. Coloque o seu scoby com o chá ativado que veio com ele no potão de vidro, acrescente seu chá novo e tampe a boca do vidro com uma folha de papel toalha ou guardanapo ou voil, qualquer coisa que deixe passar ar, mas evite que haja qualquer tipo de contaminação. Lembre de prender com um elástico pra não voar.
- Especialmente importante no começo, quando ainda estamos nos acostumando à rotina da produção -> pega uma fita crepe e anota a data desse processo no seu vidrão. Guarde num local fresco da sua cozinha e espere uns 7 dias. Esse tempo pode variar pra mais ou pra menos dependendo do clima de onde você mora e do seu gosto pessoal. Quanto mais tempo, mais ácido. Eu sempre faço essa primeira fermentação em 7 dias porque já entrou na minha rotina dominical.
- 7 dias depois quando você tirar o guardanapo que cobre seu vidrão você deve sentir um cheiro delicioso de fermentado – lembra um pouco aquele cheirinho de yakult, sabe? Prove! É uma delícia e já tá valendo. Você já tem um belíssimo e gostoso probiótico em mãos. Um novo scoby terá se formado também. Lembra do açúcar? Pois é. Ele curtiu. Comeu tudinho e se multiplicou. Por isso quem faz kombucha sempre tem scoby pra doar. Possivelmente já vai estar até bem levemente frisante, mas agora vamos pro processo das borbulhas da 2a fermentação.
- Agora é a hora de brincar. Você pode saborizar kombucha com o que você quiser. O mais fácil é suco, mas ervas e especiarias rendem belíssimas combinações também. O que importa é que qualquer que seja o seu sabor escolhido, faça um líquido lisinho – se for um suco de morango, por exemplo, peneire bem direitinho pra não ficar com pedacinhos. E tente fazer mais concentrado, com menos água do que você faria normalmente. Você pode facilitar sua vida e usar polpas ou sucos prontos – os de uva integral são uma ótima opção, especialmente nesse momento inicial em que estamos nos acostumando com o processo. Mas a partir daí o céu é o limite. Alguns dos meus hits aqui em casa são morango com limão, gengibre e limão, hibisco com maracujá, capim santo com cúrcuma e gengibre e limão. Também tenho amado brincar com o mundo dos sucos verdes, cenoura com laranja, pepino com limão. Dá pra fazer muita coisa legal e ajustar 100% aos sabores que mais te agradam. Esse suco precisa ter uma quantidade mínima de açúcar. É o açúcar que ajuda na fermentação. Se for uma fruta já naturalmente muito doce, como uva, já é o suficiente. Mas se for algo como limão você vai precisar adicionar um pouco de açúcar.
- Sucos prontos. Hora de engarrafar. Eu reaproveito garrafinhas de água com gás, mas você pode usar as garrafas que tiver disponível. Higienize tudo naquele mesmo esquema do vinagre e água quente. Pode usar vidro, mas recomendo com entusiasmo que você tenha pelo menos 1 garrafinha de plástico de cada sabor que fizer de controle porque a segunda fermentação pode ser bem intensa, especialmente se você se distrair e esquecer suas garrafinhas por mais tempo do que precisa. O vidro pode estourar. Mas se você tiver uma pelo menos de plástico você consegue tocar a garrafa e sentir a pressão. Quando a fermentação estiver bombando a garrafa ficará dura ao toque.
- Separa os scobys numa tigela higienizada com um tantinho do chá ativado. Se quiser aumentar sua produção você já pode fazer 2 vidrões na próxima leva ou então mantem 1 vidro e doa o segundo scoby com um pouco do chá ativado. Você também pode picotar ele e usar como adubo e se fuçar na internet tem um monte de receita diferente de coisas que podem ser feitas com scoby.
- Qual a proporção de suco pro chá? 30 de suco pra 70 de chá é uma boa medida, mas o que eu sempre faço na prática é fazer uma mistura numa jarra e provar. Se eu achei gostoso tá pronto pra ir pras garrafinhas. Super científico né? Mas funciona. Engarrafa tudo deixando uns dois dedinhos de espaço, fecha direitinho e, novamente, pega uma fita crepe e anota o sabor e a data em que você engarrafou. Guarda tudo lá junto do seu potão de vidro pra fermentar mais uns dias num cantinho da sua cozinha.
- O tempo da segunda fermentação varia muito conforme o sabor e a temperatura. Alguns sabores fermentam rapidíssimo, outros são bem mais devagar. Aos poucos você vai perceber que dependendo do sabor as bolhas que se formarão serão mais ou menos intensas também. Por isso o controle na garrafa de plástico é tão útil. Você evita que estoure, mas também evita frear a 2a fermentação antes da hora. Limão com gengibre, por exemplo, aqui em casa demora uns 6 dias pra garrafinha ficar durinha e as bolhas são pequeninas. Já morango em 2 dias às vezes a garrafinha já tá quase explodindo e as bolhas são enormes e intensas. Independentemente de quantos dias, quando estiver com a garrafinha durinha leva pra geladeira. Depois de 1 horinha já tá valendo pra consumir.
- Uma vez na geladeira dizem que as garrafinhas duram até 3 meses. Nunca demorei tanto tempo pra consumir então não posso dar meu testemunho sobre isso. Também dizem que sabores mais ácidos duram menos. Novamente, aqui nenhuma garrafinha passou mais do que umas 3 semanas na geladeira :)
- E é isso. O processo vai se repetindo e se repetindo. E a beleza da repetição é que a gente vai se aperfeiçoando. A geladeira só desacelera a fermentação então é normal que novos mini scobys se formem nas garrafinhas já prontas. Pode peneirar se não curtir, mas não tem problema algum consumir. Fica parecendo uma gelatina bem fininha.
- E se eu quiser pular a produção uma semana? De boa! Você pode deixar seu vidrão fermentar mais do que os 7 dias. Ele vai ficar cada vez mais ácido. Se você for fazer, sei lá, no dia 10, de boa, só vai render kombucha mais azedinho. Se ficar, digamos, 3 semanas, deixa eu te contar uma coisa – você acabou de fazer vinagre. Hoje em dia eu tenho um pote que propositalmente deixo passar do ponto e onde vou juntando os scobys que vão sobrando justamente pra ter sempre esse vinagre. É só dar uma completada de tempos em tempos com um pouquinho mais de chá ativado.
- Outra opção é guardar o scoby com um pouquinho do chá ativado na geladeira por até umas poucas semanas ou desidratar o scoby e guardá-lo na geladeira por até 3 meses. Nunca precisei fazer nenhum desses processos.
Uff! Ficou tão longo que parece que é complicadão, mas juro que é de boa. É só prestar atenção nessa parte da higiene e prestar atenção nos detalhes. Se eu puser um pouquinho mais ou menos de açúcar, como fica o resultado final? Se eu brincar com aumentar um pouquinho o tempo da fermentação, o que rola com o sabor?
No meu primeiro mês anotava tudo num caderninho pra ter referências pra comparar, mas depois de um tempo o processo foi entrando no piloto automático.
Nestes tempos de pandemia esse ritual dominical de fazer o chá, os sabores pra 2a fermentação, engarrafar e etiquetar tudo tem sido uma delícia. Fico lá super focada no que estou fazendo, naquele silêncio extra que rola aos domingos ou escutando uma playlist tipo a que linquei acima e pelo menos por uns momentinhos esqueço do caos todo que está rolando lá fora. E ter fartura de kombucha delícia pra beber depois não é nada mal também.
Ah! e uma dica quente – para um drink delícia e ridiculamente fácil misture kombucha com gin, com vodka, com cachaça, se joga. Fiz até um vídeozim dia desses (aproveita que vai dar o play e se inscreve no nosso canal no YouTube <3)
Tentei lembrar de tudim, mas se ficou alguma dúvida comenta abaixo ou manda mensagem pra mim lá no insta do @comalaemcasa .
Se empolgar de fazer me manda fotinha que quero ver.
Ah! E se você chegou por aqui por causa deste post e curtiu, chega mais, dá uma fuçada geral que temos centenas de receitas no ar e estamos sempre aprontando umas bagunças misturando comida e música por aqui em Brasília. Pra ficar por dentro de todos os nossos conteúdos, eventos e lançamentos de música assine a nossa newsletter AQUI.
beijos,
mariana
Hayana Canto
Adoreeei a receita e o relato! Incrível trabalho. Sou engenheira de alimentos e achei a didática e explicação muito boa.
comalaemcasa
Poxa que bom Hayana! Muitíssimo obrigada!
volte sempre!
beijos,
mariana
VALQUÍRIA BARBOSA
Vou tentar fazer
Obrigada pelo relato e por dividir sua experiência conosco.
Sucesso!
Marli tatsch
Oi não sei quantos saquinhos de chá pra 3 litros de água
comalaemcasa
Oi Marli,
idealmente vale comprar chá soltinho porque você vai precisar de muito ;) saquinhos eu não sei te dizer ao certo. Eu normalmente uso 2-3 colheres de sopa de chá soltinho para uns 3L de água, mas mesmo essa quantidade varia um pouco dependendo de qual marca de chá estou usando. No processo de kombucha recomendo que você sempre prove tudo em todas as etapas, especialmente quando estiver começando a fazer. Existe muita variação tanto do ponto de vista do chá em si (alguns são mais fortes que outros) quanto do teu gosto (especialmente na 2a fermentação – se vc gosta de mais doce, mais ácido, mais frutado etc). De forma geral procuro fazer um chá forte, mais forte do que eu gostaria se tomar.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida a mais manda por aqui e tentarei responder ;)
Kátia
Boa tarde, quer dizer q deixo fora da geladeira na 2°fermentação e só depois coloco na geladeira? Não fiz isto! :(.
comalaemcasa
Oi Kátia,
o único que vai acontecer é que não vai ter tido chance de formar bolhas grandes. Nada grave. Na próxima leva você faz ;)
A segunda fermentação, já com o sabor que você quiser, serve pra dar aquele gás lindo. Por isso fica ainda uns dias fora da geladeira. Quantos exatamente vai variar do sabor, de quanto açúcar você usou, de quanto calor está na sua cidade/cozinha. Daí a dica de ter pelo menos uma garrafa de controle em garrafinha de plástico pra você sentir a pressão na garrafa. Quando estiver estufada tá ótima pra ir pra geladeira e daí é só gelar e consumir uma horinha depois.
O lindo do processo do kombucha é que você vai repetir ele muitas e muitas vezes. Aos poucos você vai pegando as manhas e sacando na prática todas essas pequenas coisas que vão influenciar o resultado final ;)
Qualquer outra dúvida dá um alô por aqui e volte sempre ;)
Rosane
Olá Mariana,
Há estava fazendo kombuchá desde junho de 2020. Não acertava, não ficava bom como o comprado, já estava a ponto de desistir qdo vi esse post, segui tuas recomendações, e hoje deu certo! Estou pulando de alegra. Realmente tem que ir testando, aos poucos a gente vai pegando o geito. Adorei
Obrigada querida
Bom fim de semana!
Paz e luz;!!
Tentei anexar a foto mas não consegui.
comalaemcasa
Que notícia linda! <3 fico feliz demais!
Estou aqui tomando uma que fiz esta semana de morango com vários cítricos diferentes :)
beijos!
Arlete
Depois d primeira fermentação tiro o skoby uso inteiro? Preciso peneirar o kombucha pra colocar os sabores ?
comalaemcasa
Oi Arlete, sim, depois da primeira fermentação você tira o scoby e já separar para a próxima leva. Como eles se reproduzem você vai ter dois agora então pode guardar o que sobrou num ‘hotel’ de scobys ou dar para alguém ou usar de alguma forma. A internet é cheia de ideias boas. Quanto à peneirar, eu normalmente peneiro. É comum se formarem uns filamentos que eu prefiro tirar, mas não é porque PRECISA, mas é mais porque eu prefiro ;)
Angélica
Eu sou nova no mundo do Kimbucha, tinha algumas dúvidas e adorei a sua explicação vc explicou bem direitinho e detalhado, eu ganhei e não vejo a hora de preparar o meu Kimbucha, Obgda fica cm Deus 🙏
comalaemcasa
Que maravilha! Obrigada <3
Depois que comecei a fazer nunca mais parei. Tomara que o mesmo aconteça com você também :)
volte sempre!
Luciane
Olá! Chegando agora por aqui!! Parabéns para você, tirou todas as minhas dúvidas, ganhei de uma amiga hoje e estava um pouco perdida com o processo, aí te achei, benção!!🙌, Obrigada por compartilhar tantas informações, Deus te abençoe?🙏😘
comalaemcasa
que coisa boa!
volte sempre que tem sempre receitinha nova por aqui <3
Edna
Boa noite.
Estou fazendo a kombucha pela primeira vez.
Fiz a primeira fermentação e e coe ele para a segunda fermentação, sera que vai dar certo?
Estava vendo que vc não coa.
Obrigada.
Abraços
Maria Luz Ciola
Como eu sei que a Scob,bactéria a matriz ainda está boa.no começo fica fina e branca,agora está escura beje para marron claro e no centro está um pouco escura.
comalaemcasa
Ela vai alterando com o tempo mesmo. Pela descrição está tudo bem. ;)
comalaemcasa
Oi Edna, desculpa a demora em responder. Às vezes forma umas filamentos que eu peneiro pra ficar lisinho, mas realmente na primeira fermentação normalmente não sinto tanta necessidade. O que sim sempre peneiro é o suco que eu for usar pra saborizar a segunda fermentação.
Volte sempre!
Maria Luz Ciola
Adorei,a uns 7meses comecei ,a fazer Kombucha para meu consumo e tenho várias dúvida, entrei neste sai-te ,parte das minhas dúvidas estão sendo sanadas .obrigada.
comalaemcasa
Que maravilha!Volte sempre.
Zuleica Sampaio
Ao invés destes chás que mencionaram, poderia usar outro para fermentação… por exemplo cidreira, hortelã..etc.. e gostaria de saber como conseguir o scoby…. sou de Osasco. SP
Obrigada ….fico no aguardo.
comalaemcasa
Olá Zuleica,
chá preto pode ser também usado para a fermentação, mas nunca testei. Os demais acredito que não, mas podem ser usados para saborizar.
Sobre como conseguir o scoby na sua cidade – procure alguém que faça que provavelmente essa pessoa terá. Se não, é possível comprar pela internet também.
viviane
Adorei sua explicação
quero começar a fazer kombucha !
vc sabe onde consigo , moro em curitiba
comalaemcasa
Que bom! Infelizmente nem ideia de onde conseguir em curitiba, mas quem sabe um bom caminho seja procurando em lojas que vendem produtos naturais que normalmente vendem marcas locais de kombucha. Entra em contato com essa galera que eles saberão te indicar quem vende ou doa por aí ;)
volte sempre!
katia
entra em grupos no face doação de scoby ..que sempre tem pessoas doando…
Ana Clara Moreira
Procure no face/youtube por Rose Maia, ela tem curso e vende scoby