• Skip to primary navigation
  • Skip to content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Coma Lá em Casa logo

  • Quem somos nós
    • nossos eventos
      • Jantar Lá em Casa
      • Coma no Jardin
  • Receitas
  • Mentorias
  • e-books
  • Lojinha
You are here: Home / café da manhã / brunch / bolo invertido de limão com azeite

bolo invertido de limão com azeite

11 de março de 2021 by comalaemcasa Leave a Comment

Jump to Recipe - Print Recipe

Devo dizer que este bolo acabou de virar meu bolo favorito. Pirei demais nele. Ele é molhadinho, tem um sabor presente do azeite, mas também tem aquele docinho azedinho maravilhoso (dos sabores que mais amo na vida) e com aquela travinha da casca do limão. A parte onde estão os limões é super suculenta, a parte mais pra baixo é mais docinha. Nó! que delícia!

Em termos de dificuldade, é daqueles bem de buenas. Nem precisa de batedeira nem nada, a única coisa meio diferentinha é uma camada de uma misturinha rápida de manteiga e açúcar que precisa primeiro endurecer na forma uns minutinhos no congelador antes de botar as fatias de limão e depois a massa por cima. Sem mistério algum. Essa camadinha é o que dá o tchararã do bolo e deixa essa camada superior suculenta incrível.

No dia da foto usei um limão siciliano e um limão cravo (china etc, tem vários nomes – aquele que é laranjinha dentro e mais docinho). Imagino que o galego (que também tem vários nomes), aquele pequenino com a casca fina mais amarelada, deve cair super bem também. O verde, tahiti, acho que vai ser um pouco agressivo para esta receita. Mas rola também de misturar outros cítricos. Basta lembrar que vai com casca e tudo então se aquela parte branca e a casca forem mais grossinhas vai ficar mais travoso.

Bora ao que interessa.

Print Recipe

bolo invertido de limão com azeite

Prep Time20 mins
Cook Time1 hr
Total Time1 hr 20 mins
Servings: 1 bolo de 20cms de diâmetro
Author: adaptada da epicurious

Ingredients

  • PARA A BASE
  • 1/2 xícara -115g- de manteiga
  • 1/2 xícara -100g- + 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 limões sicilianos/cravo/misturado veja nota no texto
  • PARA O BOLO
  • 2 1/2 xícara -315g- de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento químico
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 xícara -235ml- de azeite de oliva
  • 1 xícara -225g- de iogurte natural
  • 1 xícara -200g- de açúcar
  • 2 ovos
  • manteiga para untar

Instructions

  • Pré-aqueça o forno a 180oC. Unte uma forma redonda de 20cms de diâmetro com manteiga e forre com papel manteiga.
  • Comece com a base. Derreta a manteiga, acrescente 1/2 xícara de açúcar e 2 colheres de sopa de água. Misture bem até o açúcar dissolver por completo e a mistura ficar brilhosa.
  • Espalhe essa mistura no fundo da forma preparada. Use uma espátula para distribuir direitinho. Leve ao congelador enquanto você faz o resto.
  • Fatie os limões o mais finamente que conseguir. Descarte as sementes. Acrescente as 2 colheres de sopa de açúcar, misture e reserve.
  • Numa tigela grande junte os ovos e o azeite. Misture vigorosamente. Acrescente o iogurte e açúcar. Misture bem.
  • Numa outra tigela junte a farinha, sal, bicarbonato e fermento. Misture bem e faça um buraco no centro. Acrescente um pouco da mistura líquida, misture, acrescente mais um pouco, misture, faça em três etapas. Misture até não sobrar farinha seca.
  • Retire a forma do congelador e distribua os limões. Sobreponha levemente as fatias – o bolo vai crescer e elas vão perder líquido e encolher. Cubra com a massa e leve ao forno.
  • Asse por 1 hora ou até o bolo ficar dourado e um palito inserido no meio saia limpo.
  • Deixe esfriar por uns 15 minutos ainda na forma. Depois desenforme e retire o papel manteiga cuidadosamente.
  • Deixe esfriar mais um pouquinho e devore.

coma com música

Para acompanhar no som essa música do Bixiga 70 tão ensolarada quanto o bolo. Dá o play pra dar aquela dançadinha quando estiver misturando a massa do bolo que o embalo vai dar bom.

p.s. saudade de um show ao vivo. o do bixiga é dos mais enérgicos que tem. bonito demais de ver!

Se fizer, me marca na fotinha que quero ver. Somos @comalaemcasa em qualquer rede social.

Se curtiu, compartilha com quem você acha que vai curtir também.

beijos,

mariana

Filed Under: café da manhã / brunch, coma com música, lanchinhos, para adoçar a vida

« enchiladas improvisadas
khachapuri »

Reader Interactions

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

o que você achou desta receita?




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Primary Sidebar

o que você está buscando?

Olá olá!!!

Somos Mariana e Esdras e desde 2011 estamos por aqui compartilhando nossas receitas e histórias na cozinha e na música.
Chega mais, se joga nas receitas e dá um play no som porque por aqui a gente sempre come com música🍴🎷
Saiba mais…

newsletter

receba nossas postagens na sua caixa de e-mail

  • Bloglovin
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • RSS
  • Twitter
  • YouTube

Categorias

  • acompanhamentos
  • bebidas
  • café da manhã / brunch
  • coma com música
  • coma no jardin
  • dicas de cositas que amamos
  • e-books
  • festinhas
  • horta lá em casa
  • jantares Lá em casa
  • lanchinhos
  • nossas seleções por tema
  • o dia a dia na cozinha
  • o dia todo na cozinha
  • para adoçar a vida
  • pitadas
  • por aí
  • pratos principais
  • receitas idiotas que impressionam
  • receitas nossas
  • Sem categoria
  • veganas
  • vegetarianas
  • vídeos

instagram @comalaemcasa

  • dia desses alguém me perguntou como escolho as receitas do #comalaemcasa e me dei conta de que nunca falei sobre
  • #croquemonsieur para um café da manhã no capricho, bem #comasempressa , bem carinhozinho (tamo precisando!), bem lariquentinho na medida essa
  • café da manhã aqui em casa é um momento sagrado. tudo bem que o @esdrasnogueira bizarramente não tomava café da
  • eu tenho um lance com texturas e a desses #gougères , uns pãezinhos franceses lindos caprichados no queijo, é só
  • vc passou a fazer algo que nunca tinha feito antes neste já mais de ano de pandemia? nossa rotina aqui
  • o lanchinho da tarde de hj foi esse pãozinho incrivelmente lindo com um recheio de açúcar e canela chamado #hotteok
  • a gente come com música. a música transforma. a comida transforma. e a mistura dos dois assuntos é inevitável pra
  • eu tava baixando as fotos todas do celular e reparei num certo padrão kamasi curte participar das minhas fotos de
  • esse brownie de tâmaras e nozes ❤ é super duper fácil, não vai ao forno, pouquíssimos e lindos ingredientes, o
  • granola é dessas coisas que depois que você vê o tanto que é fácil de fazer e o tanto que
  • limão. não vivo sem. pro doce ou pro sal, siciliano, tahiti, cravo, todos os tipos que encontrar na minha frente,
  • amo receitas que podem ser um ótimo café da manhã/brunch e tb um ótimo jantarzinho levinho delicinha. se de quebra
  • desejando repeteco desse #khachapuri neste finzinho de domingo . tem receita lá no comalaemcasa.com.br pra encontrar a receita digite ‘khachapuri’
  • praquele momento #comasempressa + #cozinharpranaosurtar com o bônus de poder dar aquela tirada de onda pão estrela com cajutella ✨
  • sabadón é dia de caprichar no café da manhã e migs, não é por nada não, mas se você tá
  • aquecendo a alma e matando kamasi de vontade ❤️ . hj rolou atalho no caldo, mas a receita que servimos
  • ✨✨✨ chegou!✨✨✨ habemus ebook novinho em folha com 15 receitas pro dia nascer feliz ☕️☕️☕️☕️ vcs sabem que eu adoro
  • #tbt pura saudade num rolê pela holanda ❤ tem pose com tulipa tem #poffertjes, as panquequinhas mais fofas do planeta
  • eitcha eitcha eitcha que emoção que é abrir a caixa de email e ver o tanto de gente da nossa
  • essa foto é de um dos dias de produção para o ebook com 15 receitas pro seu dia nascer feliz

Footer

Copyright © 2021 Coma Lá em Casa on the Foodie Pro Theme