Devo dizer que este bolo acabou de virar meu bolo favorito. Pirei demais nele. Ele é molhadinho, tem um sabor presente do azeite, mas também tem aquele docinho azedinho maravilhoso (dos sabores que mais amo na vida) e com aquela travinha da casca do limão. A parte onde estão os limões é super suculenta, a parte mais pra baixo é mais docinha. Nó! que delícia!
Em termos de dificuldade, é daqueles bem de buenas. Nem precisa de batedeira nem nada, a única coisa meio diferentinha é uma camada de uma misturinha rápida de manteiga e açúcar que precisa primeiro endurecer na forma uns minutinhos no congelador antes de botar as fatias de limão e depois a massa por cima. Sem mistério algum. Essa camadinha é o que dá o tchararã do bolo e deixa essa camada superior suculenta incrível.
No dia da foto usei um limão siciliano e um limão cravo (china etc, tem vários nomes – aquele que é laranjinha dentro e mais docinho). Imagino que o galego (que também tem vários nomes), aquele pequenino com a casca fina mais amarelada, deve cair super bem também. O verde, tahiti, acho que vai ser um pouco agressivo para esta receita. Mas rola também de misturar outros cítricos. Basta lembrar que vai com casca e tudo então se aquela parte branca e a casca forem mais grossinhas vai ficar mais travoso. Se você não curte essa trava da casca, aquele amarguinho, descasque seus limões e tire toda aquela parte branca ;)
Bora ao que interessa.
bolo invertido de limão com azeite
Ingredients
- PARA A BASE
- 1/2 xícara -115g- de manteiga
- 1/2 xícara -100g- + 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 limões sicilianos ou mistura de cítricos veja nota no texto sobre opções
- PARA O BOLO
- 2 1/2 xícara -315g- de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento químico
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 xícara -235ml- de azeite de oliva
- 1 xícara -225g- de iogurte natural
- 1 xícara -200g- de açúcar
- 2 ovos
- manteiga para untar
Instructions
- Pré-aqueça o forno a 180oC. Unte uma forma redonda de 20cms de diâmetro com manteiga e forre com papel manteiga.
- Comece com a base. Derreta a manteiga, acrescente 1/2 xícara de açúcar e 2 colheres de sopa de água. Misture bem até o açúcar dissolver por completo e a mistura ficar brilhosa.
- Espalhe essa mistura no fundo da forma preparada. Use uma espátula para distribuir direitinho. Leve ao congelador enquanto você faz o resto.
- Fatie os limões o mais finamente que conseguir. Descarte as sementes. Acrescente as 2 colheres de sopa de açúcar, misture e reserve.
- Numa tigela grande junte os ovos e o azeite. Misture vigorosamente. Acrescente o iogurte e açúcar. Misture bem.
- Numa outra tigela junte a farinha, sal, bicarbonato e fermento. Misture bem e faça um buraco no centro. Acrescente um pouco da mistura líquida, misture, acrescente mais um pouco, misture, faça em três etapas. Misture até não sobrar farinha seca.
- Retire a forma do congelador e distribua os limões. Sobreponha levemente as fatias – o bolo vai crescer e elas vão perder líquido e encolher. Cubra com a massa e leve ao forno.
- Asse por 1 hora ou até o bolo ficar dourado e um palito inserido no meio saia limpo.
- Deixe esfriar por uns 15 minutos ainda na forma. Depois desenforme e retire o papel manteiga cuidadosamente.
- Deixe esfriar mais um pouquinho e devore.
coma com música
Para acompanhar no som essa música do Bixiga 70 tão ensolarada quanto o bolo. Dá o play pra dar aquela dançadinha quando estiver misturando a massa do bolo que o embalo vai dar bom.
p.s. saudade de um show ao vivo. o do bixiga é dos mais enérgicos que tem. bonito demais de ver!
Se fizer, me marca na fotinha que quero ver. Somos @comalaemcasa em qualquer rede social.
Se curtiu, compartilha com quem você acha que vai curtir também.
beijos,
mariana
Renata
Hmm adoro o azedinho do limão! Uma dúvida, as cascas não ficam amargas para comer?
comalaemcasa
As cascas sem dúvida têm um amargor. Daí é uma questão de gosto. Nem todo mundo curte a trava da casca do limão. Pessoalmente, adoro e acho que rola um equilíbrio muito legal nesse bolo do azedinho do suco, do doce, do untuoso do azeite e do amargor das cascas. O siciliano fica com menos amargor e o tahiti não fica tão legal – amarga demais. No dia da foto misturei siciliano e cravo e ficou joia.
Se fizer depois me conta o que achou ;)
Renata
Obrigada pela resposta! Quero muito fazer sim, por isso resolvi perguntar! Eu não tinha entendido o q vc queria dizer com ‘travar’ mas agora entendi rsrs qdo eu fizer te aviso sim!! :D
comalaemcasa
eba!
Renata
Só para avisar q fiz o bolo usando limão cravo, achei a massa gostosa porém achei q ficou amargo demais (e olha q eu gosto de coisas amargas tipo jiló ou aquele pepino chinês hehe), tive q tirar a parte de cima para poder comer o restante, uma pena!
comalaemcasa
Ah poxa, que pena. No dia da foto usei parte limão siciliano e parte limão cravo. O siciliano de fato é o que fica melhor, mas todos, até ele, têm amargor e vai só intensificando dependendo do limão. Pode tentar também tirar totalmente a casca e fazer só com a parte do suco. Imagino que ficaria joia e resolveria a trava.