Aquela massa amanteigadinha, sabe? bem craquelenta maravilhosa + um recheio abundante de escarola, com aquele amarguinho de leve lindo salpicado de nozes. Tortinha muito da bela essa daí.
Primeiro bora falar sobre essa massa. É a mesma desta torta de morango e limão siciliano AQUI, desta de tomate AQUI e desta de cogus AQUI que, aliás, é bem do mesmo formato galette fofo rústico descompromissado desta de escarola de hoje.
*atualização em 2022: fiz um post só para essa massa com fotos do passo a passo. dá um confere AQUI.
E qual é o grande lance desta massa de torta, senhoras e senhores? Além de ser lindamente craquelenta, amanteigada, derrete-na-boca, ela é uma receita super duper prática porque congela que é uma beleza. Uma misturinha simples e rápida rende 2 disquinhos de massa e esta receita de hoje e todas as citadas acima menos a de morango e limão siciliano usam somente 1 disquinho da massa. Ou seja, faz esta massa hoje, congela o 2o disquinho e faz uma das outras tortas outro dia :) ou, se você for que nem eu, já aproveita e faz a receita dobrada pra fazer todas as opções possíveis, afinal, o congelador é nosso amigo e nosso eu futuro vai ficar super feliz quando um desses disquinhos resolver a vida daqui a umas semanas.
O recheio pode ser, sinceramente, qualquer coisa que você tenha na geladeira. Já improvisei tanto recheio pra essa massa que já nem sei dizer. O resultado final é sempre maravilha, mas esta de escarola é daquelas que vire e mexe a gente repete. Adoro esse amarguinho leve dela. E é tão fácil! Faz um refogadinho simples, deixa esfriar um pouco e pa pum a torta já tá assando no forno.
torta de escarola
Ingredients
- PARA A MASSA rende 2 discos, mas você só vai usar 1
- 200 g (1 tablete) de manteiga gelada
- 280 g (2 1/4 xícara) de farinha de trigo se desejar, substitua até 1 xícara por farinha integral
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã ou algum de sabor suave
- PARA O RECHEIO
- 1 maço caprichado de escarola cortado em tirinhas de 1cm mais ou menos
- 1-2 dentes de alho bem picados
- 1 cebola bem picada
- 1/2 xícara de nozes picadas
- 1/2 xícara de queijo algum tipo mais curado – ralado
- 1 pitada de pimenta caiena
- 1 ovo para pincelar
- azeite/manteiga para refogar
- sal e pimenta do reino a gosto
Instructions
- PARA A MASSA
- Numa tigela junte a farinha, açúcar e sal. Corte a manteiga em cubos e junte aos demais ingredientes. Com as mãos incorpore a manteiga à farinha esmagando os cubos. Não se preocupe se alguns pedaços ficarem maiores do que outros. Isso garante uma massa mais leve e craquelenta. A farinha deve ficar com a textura de uma boa farofa.
- Numa tigelinha misture o vinagre e 3 colheres de sopa de água gelada. Acrescente o líquido à massa e vá misturando tudo rapidamente. Talvez você precisa mais um pouquinho de água gelada – ½-1 colher de sopa a mais, mas lembre que esta não é uma massa muito molhada. Você só quer líquido o suficiente para juntar a farinha seca.
- Coloque a massa numa superfície limpa e amasse somente o suficiente para formar uma massa coesa. Ao contrário de uma massa de pão, aqui você não quer desenvolver o glúten. Separe a massa em dois, embrulhe soltamente no filme pvc e amasse para formar dois discos. Leve à geladeira por pelo menos meia hora.
- A massa pode ser feita com até 3 dias de antecedência ou pode ser congelada. A torta usa somente metade da massa. Congele o segundo disco para outro dia. Você no futuro vai agradecer o você do presente.
- PARA O RECHEIO
- Comece refogando a cebola com 1 colher de manteiga e umas 2 de azeite (se preferir use somente azeite) numa frigideira larga ou panela média. Tempere com uma pitada de sal pra ajudar a extrair a água da cebola. Quando ficar translúcida acrescente o alho, refogue mais uns dois minutinhos e acrescente a escarola aos poucos à medida que ela for murchando com o calor. Acrescente a pimenta caiena, prove, ajuste o sal e a pimenta.
- Quando a escarola estiver toda murcha desligue o fogo e acrescente as nozes. Reserve até esfriar para poder montar a torta.
- NA HORA DE ASSAR
- Pré-aqueça o forno a 220oC.
- Retire um disco de massa da geladeira uns 10 minutos antes de abrir.
- Salpique a bancada limpa com farinha de trigo e abra a massa cuidadosamente com um rolo (ou improvise com uma garrafa de vinho) até ficar com aproximadamente ¼ de cm. Tente fazer um formato redondo, mas não se preocupe demais. Esta torta não precisa ser perfeitinha. Transfira a massa para uma assadeira (ou como eu fiz, na minha amada frigideira de ferro fundido) enrolando a massa no rolo para facilitar o transporte. Acrescente o recheio de escarola ao centro da massa e distribua o queijo ralado. Dobre as bordas da torta tal qual nas fotos. Pincele a massa com uma mistura do ovo batido com uma colherzinha de água e leve ao forno até dourar bem – uns 50-60 minutos.
- Devore.
coma com música
Para acompanhar no som dá um play nessa música mega clima do Lúcio Maia – Palomar.
Se você é do time que vive namorando minha frigideira de ferro fundido que uso pra tudo nesta vida, inclusive para assar tortas como esta, esta DAQUI e esta outra DAQUI são bem na mesma vibe. Super duper recomendo uma panela dessas. Vai te acompanhar por toda uma vida. Agarantcho ;) Nesta sequência de stories AQUI explico como cuidar dela.
Se fizer a receita me marca na fotinha que quero ver! Somos @comalaemcasa em qualquer rede social.
Se curtiu, compartilha com quem você acha que vai curtir também.
beijos,
mariana
*este post contem links afiliados. se você fizer sua compra seguindo eles nós receberemos uma pequena porcentagem de comissão. é uma forma de ajudar a financiar este cantinho ;)
Deixe um comentário