Eis uma receita que já tinha testado de inúmeras maneiras ao longo dos anos, mas que nunca tinha achado que fosse merecedora de entrar aqui no #comalaemcasa . A textura estava sempre meio errada, sempre faltava algum humf. Até achar esta. Ela é puxenta, mas firme, pouco doce, altamente transportável (foi inclusive lanchinho para uma viagem de carro), essa entrou no repertório pra ficar.
Assim como ESTA receita de granola com especiarias, esta barrinha é dessas receitas que o que importa é se ater às proporções e princípios básicos. De resto, dá pra brincar um monte e adaptar ao que você tem em casa e aos sabores que você curte mais.
A base é aveia, daí acrescenta castanhas e sementes, frutas secas e lambreca tudo com pasta de amendoim e mel. Espalha tudo numa assadeira, atenção nessa hora, quanto mais você pressiona a mistura na assadeira melhor o resultado final, e forno.
Rende uma quantidade linda pra você ter lanchinho saudável por vários dias e é verdadeiramente deliciosa!
Não coloquei os ingredientes em gramas porque essa não é dessas receitas que requer aquela super precisão e a graça é brincar com as possibilidades de castanhas e frutas secas e tals então deixei só com xícaras mesmo. Lembre-se sempre de quando for medir com xícaras de alisar o copo medidor com uma faca para o ingrediente ficar na quantidade da xícara em si e não com um montinho acima dela extra ;)
barrinha de cereais
Ingredients
- 2 xícaras de castanhas como a de caju, amêndoas, nozes vale misturar. não torradas. eu usei castanha de caju
- 1/2 xícara de pepita de abóbora ou semente de girassol eu fiz uma mistura
- 3 colheres de sopa de azeite e mais pra untar
- 2 xícaras de aveia em flocos grossos dividida em 2
- 1 1/4 xícaras de frutas secas de sua preferência (passas, damasco, tâmaras, cranberry…) eu usei passas
- 3/4 xícara de pasta de amendoim
- 1/2 xícara + 2 colheres de chá de mel
- 2 colheres de chá de sal
- 2 colheres de chá de extrato de baunilha eu usei um caseiro de cumaru
- 1 clara de ovo
Instructions
- Pré-aqueça o forno a 180oC. Espalhe as castanhas e sementes numa assadeira de 20x25cm e asse por uns 10-12 minutos até começarem a ficar com aquele cheirinho levemente tostado.
- Transfira as sementes e castanhas para um processador e deixe esfriar ligeiramente enquanto você unta com um alô de azeite a mesma assadeira e forra ela com papel manteiga deixando uma sobra nas beiradas pra você conseguir tirar as barrinhas depois de assadas com mais facilidade. Unte levemente o papel por cima também.
- Acrescente 1 xícara de flocos de aveia ao processador com as sementes e castanhas e processe até a aveia se despedaçar até virar farinha e as sementes e castanhas ficarem bem granuladinhas. Transfira para uma tigela grande.
- Se for usar alguma fruta seca maior que uma passa transfira para o processador e aperte o pulse algumas vezes para diminuirem bem de tamanho. Acrescente à tigela grande. Misture separando os pedaços de fruta que ficarem colados.
- Acrescente a xícara de aveia reservada, misture, depois acrescente o azeite, misture e por último a pasta de amendoim e não misture ainda. Guenta aí.
- Numa panelinha aqueça o mel com o sal e extrato de baunilha (ou cumaru como foi o meu caso) até ferver intensamente – uns 3 minutos. Jogue imediatamente sobre a pasta de amendoim na tigela e misture bem direitinho.
- Bata a clara de ovo numa tigelinha com um garfo e acrescente à tigela misturando bem até ela ser completamente incorporada à mistura.
- Espalhe bem na assadeira forrada com o papel manteiga pressionando com o fundo do copo medidor ou de algum copo com base reta para a mistura ficar bem densa. Quanto melhor você apertar aqui menor a chance da sua barrinha se desmantelar depois. Leve ao forno por 30-35 minutos ou até dourar e as barrinhas ficarem com aspecto seco por cima.
- Deixe esfriar por 5 minutinhos e com uma faca marque os cortes das barrinhas. Deixe esfriar por completo para terminar de cortar (ou aceite que vai ficar um pouco mais quebradiça. tudo bem também). Guarde num pote hermético fora da geladeira por até uma semana ou dentro da geladeira por umas 2-3 semanas (aos poucos ela vai ressecar).
coma com música
Para acompanhar no som dá um play nesta versão hipnótica de Lucy in the sky with diamonds do multiinstrumentista Makaya McCraven.
Curtiu? Se fizer a receita lembra de nos marcar na fotinha! A gente adora ver! Somos sempre @comalaemcasa em todas as redes sociais.
beijos,
mariana
Deixe um comentário