Não sei por que ainda não tinha postado essa receita. A primeira vez que fiz foi há anos e anos e desde então nunca mais parei de fazer. Ela é fácil, deliciosa, simples o suficiente pra um dia qualquer, mas incrível o suficiente para um almoço de fim de semana. O que importa é, finalmente, cá estamos. Frango no leite.
A receita é do Jamie Oliver das antigas. Arrisco dizer que é dos livros de uns 20 anos atrás dele, quando ele ainda tinha aquela cara de moleque. Chuto isso simplesmente porque lembro da minha idade quando fiz pela primeira vez. Tinha acabado de me formar da universidade. Já entrei naquela fase em que prefiro não contar quantos anos tem isso :P Eu também tinha cara de moleca.
Dia desses refiz pela enésima vez e confirmei que continuo apaixonada pela receita.
É assim – primeiro aquela super dourada no frango inteiro (pode ser pedaços, mas o frango inteiro dá um tchã) (se puder, compre frangos que tiveram vida digna, tá cada dia mais fácil de achar nos mercados), um bocado de leite, uns dentes de alho, com casca mesmo, umas boas folhas de sálvia, delícia, e o ingrediente essencial, raspas de limão (no dia da foto usei cravo, mas já fiz com tahiti e siciliano, que é o que fica mais maravilhoso de todos). Tampa, vai pro forno, em 1h30 tá pronto.
Nesse tempo de forno acontece a mágica. As raspas do limão vão talhando o leite formando quase que uma ricota. É tão delicioso! Serve com arroz pra chupar bem esse caldinho e só alegria. Super ultra mega duper fácil. Sempre fica perfeito.
- 1 frango inteiro
- 1 punhado de sálvia
- uns 12 dentes de alho com casca mesmo
- raspas grossas (use um descascador) de limão, de preferência siciliano, mas funciona com outros tipos também
- 1 1/2 xícara de leite
- sal e pimenta do reino a gosto
- 2 c.s. de manteiga para dourar
- Pré-aqueça o forno a 220oC.
- Numa panela grande que caiba o frango e que possa ir ao forno derreta a manteiga e doure bem o frango por todos os lados. Retire o frango, remova o excesso de gordura da panela, volte com o frango para a panela, tempere bem com sal e pimenta, acrescente os demais ingredientes, tampe (se a tampa da sua panela não puder ir ao forno feche bem com um papel alumínio) e leve ao forno por 1h30.
- Nesse meio tempo, se lembrar de dar uma olhada de vez em quando para regar o frango com o líquido, é bom ;)
- Estará pronto quando o frango estiver bem cozido, soltando do osso. Normalmente 1h30, mas pode variar dependendo do tamanho do seu frango. Sirva com arroz e não deixe de comer com o caldinho.
Para acompanhar no som Always August do saxofonista Joshua Redman e pianista Brad Mehldau. Linda demais essa música. Rola aquela alegriazinha suave.
Tomara que você curta essa receita tanto quanto eu. Se fizer, tira uma fotinha e me marca lá no insta pra eu ver ;) Em qualquer rede social, sempre @comalaemcasa
beijos,
mariana
Deixe um comentário