É tipo o bombom dos sonhos que a galera da nutrição vai super aprovar e você vai querer repetir e repetir e repetir.
Sabe aquelas receitas que são mega bestas facinhas e quando você prova você fala, caracas, porque nunca tinha feito isso antes?!?!?! Essa é dessas. Quando eu terminar de explicar como faz você vai dizer, putz, só isso? Maior besteira! Coisa vapt-vupt de preparar. Rapidim você faz, rende uma quantidadezinha legal pra saciar suas necessidades de doce para alguns dias (ou não. Não estou aqui pra julgar. Ainda mais em tempos de pandemia.), enfim, é aquela receita que você precisava e nem sabia
Primeiro dá uma tostadinha na castanha do pará picada e o coco ralado no forno. Pode substituir pela mistura de castanhas, sementes, frutas secas que você curtir ou tiver a mão. Esta combinação é joia que só, mas se joga! Zilhões de coisas vão cair bem aqui. O que importa é a ideia.
Enquanto as coisas estão dando a tostadinha no forno você coloca suas tâmaras de molho na água fervente pra dar aquela hidratada e amolecida. Se você tiver aquelas tâmaras lindas maravilhosas mega super duper ultra graúdas e molhadinhas talvez esse passo seja desnecessário, mas vou chutar que assim como eu, as tâmaras que você tem a mão são aquelas basiconas, deliciosas, porém um pouco mais sequinhas, que encontramos facilmente nos mercados. Depois de hidratar uns 10 minutinhos é só bater no processador, liquidificador, mixer, o que você tiver por aí, pra poder formar uma espécie de purê com as tâmaras. Talvez você precise usar um tico do líquido que você usou pra hidratar as tâmaras para poder dar o start no processo.
E a última coisa que você vai ter que fazer é derreter seu chocolate meio amargo (ou 70% se você for vegana ou simplesmente curtir um chocolate mais amarguinho – vai ser minha escolha da próxima vez que fizer essa belezura) com um alô de óleo de coco pra ele ficar bem lisinho facinho de manipular.
Pronto. É só isso que você de fato precisa fazer. Daí é só montar. Usei minhas forminhas de muffin de silicone, mas poderia ter usado aquelas de papel clássicas tranquilamente. O que importa é ter um invólucro pra segurar seus ingredientes no lugar enquanto tudo gela e firma na geladeira.
Um pouquinho do chocolate derretido primeiro, uma colherada das castanhas com coco em seguida, dá uma apertadinha pra tudo ir assentando, daí vem o purê de tâmaras no meio (próxima vez vou jogar umas raspas de laranja que acho que vão ficar maravilhosas), dá aquela ajeitadinha com amor e carinho pra ficar lisinho, e finaliza com mais chocolate por cima com aquela salpicada de sal maldon ou algum outro sal texturizado que você tenha por aí (mas super recomendo ter sal maldon em casa. é carinho, mas dura horrores porque você só vai usar neste tipo de situação de finalização e tem uma textura meio em lascas que é fabulosa com chocolate). Leva tudo pra geladeira por uma horinha e foi.
- ¾ xícara de castanha do pará picada (ou alguma outra castanha de sua escolha)
- 4 c.s. de coco seco ralado
- 1 xícara de tâmaras sem caroço
- 1/2 cc de sal
- 200g de chocolate meio amargo (ou 70%) – se preferir uma camada mais grossa de chocolate aumente a quantidade
- 1 c.s. de óleo de coco
- sal texturizado para finalizar tipo sal maldon ou flor de sal
- Pré-aqueça o forno a 180oC. Espalhe a castanha do pará e o coco ralado numa assadeira e leve ao forno por uns 10 minutos ou até dourar. Fique de olho! É fácil queimar!
- Enquanto isso, deixe as tâmaras de molho em água fervente por uns 10 minutos. Em seguida bata as tâmaras hidratadas num processador, liquidificador ou mixer (este último é mais difícil) até obter a consistência de um purê. Se estiver muito difícil acrescente aos poucos um pouco do líquido que usou para hidratar. Acrescente 1/2 cc de sal e misture.
- Em banho maria (ou no microondas) aqueça o chocolate com o óleo de coco até derreter. Misture bem para obter uma mistura lisa.
- Usando forminhas de muffin monte os chocolates começando com uma pequena camada do chocolate, uma colherada das castanhas e coco (pressione levemente para ficar uma camada uniforme), outra colherada do purê de tâmaras (use a parte de trás da colher para alisar), mais chocolate por cima e salpique com o sal texturizado.
- Leve à geladeira até endurecer e devore.
- Armazene na geladeira por alguns dias.
Olá belezura.
*atualização. fiz um vídeozim. dá o play pra visualizar melhor e aproveita pra se inscrever no nosso canal no YouTube :)
Para acompanhar essa lindeza no som Sol no rosto, single novo da Remobília, projeto novo do Esdras com alguns dos integrantes da banda dele de toda uma vida, Móveis Coloniais de Acaju. Já é o segundo single que a banda solta, ambos lançados durante a pandemia e este período maluco de quarentena.
Escute nas plataformas digitais
ou se preferir, veja o lyric video <3
se puder #fiqueemcasa !
beijos,
Mariana
Deixe um comentário