Chame-o de pudim, creme, mingau, enfim, como quiser, o que importa é que este chia pudding com cacau e tâmaras intercalado por um iogurte levemente adoçado com mel é só alegria. Verdadeiramente delicioso. Assim, verdadeiramente mesmo. Não aquele verdadeiramente que tá levando em conta o fato de que é super saudável então a gente quer gostar muito pra ficar feliz de achar algo gostosinho e que tá tudo certo do ponto de vista nutricional. Estou falando daquele verdadeiramente mesmo. Aquele que compara com coisas outras, que são um pouco mais pé na jaca do ponto de vista nutricional, mas que totalmente são verdadeiramente deliciosas.
Delícia das delícias este chia pudding.
E vai do café da manhã, ao lanchinho, à sobremesa. De boa.
A lógica da base pode e deve ser aplicada a outros sabores. A combinação desta receita aqui é uma perfeição e não tem razão nenhuma pra mexer com ela. Mas… se você estiver inspirada e na pilha de soltar a franga, use as proporções de chia para líquido e se jogue em mil e uma variações possíveis. É desses lanchinhos mega nutritivos bem ótimos pra fazer um potão no começo da semana para ir comendo ao longo de vários dias.
A firula aqui, claro, é fazer essa montagem fófis no copinho intercalando seu chia pudding com camadas cremosas de iogurte bem grossinho adoçado com um pouco de mel. Se você ainda não entrou no bonde de fazer seu próprio iogurte AQUI neste post eu explico como faz. É um caminho sem volta. Há anos que aqui em casa só entra iogurte industrializado quando a gente viaja e deixa a nossa isca morrer e precisamos de uma nova.
- umas 15 tâmaras sem caroço (se estiverem muito secas e duras hidrate por uns 20 minutos na água quente)
- 700ml (3 xíc) de leite (substitua pelo leite de sua preferência se preferir)
- 100g (⅔ xic) de castanha de caju
- 3 c.s. cacau
- 2 c.c. de extrato de baunilha
- 1 c.c. de sal
- 1 c.c. de canela em pó
- 75g (½ xíc) de sementes de chia
- Para iogurte
- 2 xíc de iogurte natural escorrido (tipo grego, bem grossinho)
- ¼ xíc de mel
- sal maldon ou flor de sal para finalizar
- Junte no liquidificador as tâmaras, castanhas de caju, leite, cacau, extrato de baunilha, sal e canela e bata até obter uma mistura lisa. Transfira para uma tigela com tampa, acrescente as sementes de chia, misture bem, cubra e leve à geladeira por pelo menos 6 horas para hidratar as sementes. A mistura vai expandir um pouco então escolha uma tigela grande.
- Após as 6 horas já está pronto e pode ser consumido tal qual.
- Para o iogurte, misture o iogurte e o mel numa tigela.
- Monte num copinho camadas intercaladas de chia pudding e iogurte e salpique com flor de sal ou sal maldon no final.
- Armazene o chia pudding e o iogurte em potes separados para consumir como lanchinho/sobremesa ao longo da semana.
A receita rende um belo potão então eu sempre armazeno o chia pudding e o iogurte em potes separados e monto minha tigelinha ou copinho a cada lanchinho ou momento docinho da semana.
Receitinha daquelas ridiculamente fáceis de fazer, super saudáveis, super deliciosas, dessas receitas pra vida, que sem dúvida você vai repetir, e repetir, e repetir.
Para acompanhar no som, música tão gostosa quanto a receita, da banda colombiana Bomba Estéreo.
beijos,
Mariana
Deixe um comentário