Chegou aquela época anual em que magicamente os perus começam a aparecer no supermercado. Onde eles estavam o resto do ano? E com a chegada deles também automaticamente começamos a pensar no cardápio da ceia e aquele peru lindão que vai estar no centro da sua mesa. E junto com o peru nas gôndolas chega também aquela receitinha maneira pra você arrasar nestas festas de fim de ano.
Na real não é bem uma receita. É um faz assim. A receita que a gente usou foi essa mesma manteiga de laranja caprichada nas raspas e alecrim deste post AQUI porque ela é verdadeiramente sensacional e merece ser repetida uma vez ao ano. Mas também poderia ter sido este peru com bacon enfiado entre o peito e a pele com bastante alecrim e fatias finas de alho deste post AQUI, ficaria bem ótimo também. Mas, novamente, este é um post faz assim. E o faz assim, no caso, é, abre esse peru porque depois de fazer deste jeito você nunca mais vai querer fazer de outro.
O esquema é, abre o bichinho pelas costas retirando o dorso. Abriu, vira ele com o peito pra cima e termina de abrir ele. Você provavelmente vai ter que dar uma esmagadinha com o peso das mãos no peito para terminar de abrir. Pronto. Os miúdos você reserva. Já já a gente chega neles. O dorso você pode assar junto, sempre tem alguém que adora roer esses ossinhos (no caso, o Esdras).
Agora siga com a receita e temperos e o que mais que você for usar e manda ver no forno. O resultado é uma carne assada por igual com bem menos chance do peito ressecar antes da coxa terminar de assar e com toda a pele bem douradinha porque não tem nada pra baixo.
De resto, as dicas são as mesmas deste post AQUI. Para aquela pele bem bonita, descongele o peru, já abre ele logo e guarda na geladeira abertinho sem cobrir pra pele dar uma secada pelo menos umas boas horas, mas idealmente de um dia pro outro.
Na hora de assar tira da geladeira pelo menos uma hora antes pro peru ficar em temperatura ambiente. Pré-aquecer bem o forno para o peru já entrar com ele tinindo também é super importante.
No dia da foto a gente forrou o fundo da assadeira com uma laranja fatiada, uns dentes de alho esmagados e ramos de alecrim. A manteiga foi uma misturinha de raspas de laranja, alecrim picado e um pouco do suco de laranja. Lambreca bem. Forno. Lambreca de novo de tempos em tempos. Se alguma parte começar a queimar antes do peru estar pronto é só tampar essa parte com papel alumínio. Se quiser se precaver já começa com as pontas das asas cobertas.
E assim, abertinho, o peru fica perfeito.
Enquanto o peru assa você faz o molho, gravy se você estiver numa vibe gringa thanksgiving. Os miúdos que você reservou vão pra panela com um fio de óleo pra dourar. Depois que dourou bem, uma tacinha de vinho branco dando aquela geral na panela pra pegar as raspinhas que colaram no fundo, umas ervas frescas da horta, quem sabe um dente de alho esmagado, umas pimentas em grão, dá pra soltar um pouco a franga aqui, cobre com água e deixa rolar lá de boa, deixa ir reduzindo e pegando o gostinho de tudo.
Já reduziu bem o líquido e o peru já tá quase no ponto? Coa o molho e na mesma panela que você estava usando coloca uma colherada de manteiga e umas duas ou três colheradas de farinha de trigo. Mexe mexe mexe bem direitinho pra manteiga derreter e dar aquela cozinhada na farinha. Esse é o roux que vai engrossar seu molho. Pode dar uma douradinha. Essa etapa é importante. Sai de perto não! Acrescenta o líquido coado e vai mexendo em fogo médio até engrossar e ficar numa textura boa de molho. Ajusta o sal e pimenta e pronto. Molho delícia para o seu peru ficar ainda mais maravilhoso.
Todo ano a gente espera o frenesi do natal passar e compra peru baratinho. Dica quente.
No som Bixiga 70, banda de SP que é a maior diversão.
beijos,
Mariana
Deixe um comentário