Ó o dois em um lindo que vai rolar agora com esta receita. Vocês vão me agradecer por esta. Vai ser duplamente salvador. Este chutney de abacaxi e manga é uma delícia e o acompanhamento perfeito pra praticamente qualquer comida clássica das festas de fim de ano (visualiza aí aquela fatia de peru, de lombinho, de presunto e o tanto que vai ficar maravilhoso com uma bela colherada de chutney azedinho e apimentadinho junto) E! Prepara para a maravilha! é um presentinho muito do fofo pra você dar pra galera linda da sua vida nesta época de fim de ano. (Somos totalmente do time presentear coisas deliciosas feitas com amor ao invés de comprar coisas e mais coisas. A gente já tem tanta coisa, né não?)
Então bora lá, porque chutney é dessas coisas que dá pra fazer de mil e uma formas e vai ficar bom então o que importa aqui é a ideia. Depois que você entendeu o princípio básico do chutney você pode se jogar no improviso, mudar as frutas, brincar com as especiarias. É aquele esquema mega fácil. Joga tudo numa panela e vai misturando e reduzindo até chegar no ponto que você quer – mais pedaçudo ou com as frutas bem desmanchadas (se quiser também pode processar pra ficar bem lisinho). Fruta + vinagre (pode ser de maçã, de arroz…) + açúcar mascavo + pimenta (eu usei dedo de moça), normalmente entra gengibre, cebola vai bem, ervas frescas (usei cebolinha e coentro nesse dia da foto) e se quiser, especiarias (não usei no dia porque fiz esse chutney numa viagem e estava sem minhas especiarias, mas ando numa fase super cardamomo e canela em pau, mas também um coentro em grão ou quem sabe umas sementes de mostarda, ou um açafrão ou cúrcuma, as possibilidades são infinitas!)
- 1 abacaxi picado em cubos pequenos (descarte o miolo duro)
- 1 manga grande picada em cubos pequenos
- 100g (1/2 xic) de açúcar mascavo (ajuste a gosto – suas frutas podem estar mais ou menos doces)
- 175ml de vinagre de maçã ou de arroz (ajuste a gosto – suas frutas podem estar mais ou menos ácidas)
- 1 pedaço de gengibre do tamanho do dedão picado em cubinhos pequenos
- 1 cebola grande picada em cubinhos
- 1 ramo de cebolinha picada
- 1 punhadinho de coentro, incluindo talo e raiz bem picados
- 1 pimenta dedo de moça fatiada (ajuste a gosto)
- 1/2 cc de sal (ajuste a gosto)
- Coloque todos os ingredientes numa panela média, misture bem e cozinhe em fogo médio mexendo de vez em quando no começo e quase o tempo todo no final até as frutas cozinharem, soltarem bem os seus líquidos e a mistura toda der uma engrossada – uns 20-30 minutos.
- Depois de frio dura meses na geladeira. Pode ser guardado em vidros esterilizados também.
As quantidades da receita servem só pra dar alguma referência, mas sinceramente, esse é o tipo de prato que você precisa ir provando e ajustando. As frutas que você for usar podem estar mais ou menos doces ou ácidas e isso vai ter influência direta sobre a quantidade de açúcar e de vinagre que você vai precisar para a sua receita. Vai provando. Muito doce? Coloca mais vinagre. Muito ácido? Coloca mais açúcar. Faltou sal? Adora uma pimenta? Odeia pimenta? Vai provando e ajustando pro seu gosto.
Fácil. Rápido. Delícia. Acompanhamento perfeito. Presentinho perfeito.
Para acompanhar no som To Li da Jojo Abot, de Ghana. Delícia delícia.
beijos,
Mariana
Deixe um comentário