Puro frescor essa salada. Só alegria.
Ando percebendo que sem querer querendo a gente viaja pelo mundo conforme a estação. No começo do nosso “inverno” brasiliense, aquele momento começo da seca quando o céu está daquele azul mais perfeito e faz um pouquinho de frio de delícia rolou uma vibe mais intensamente indiana. Desejamos profundamente os curries em suas zilhões de variações atochados de especiarias que fazem aquele carinhozinho na alma.
Mas daí nosso “inverno” de um dia pro outro vira seca da moléstia. O céu ganha tons amarronzados com terra e fumaça no ar, a grama queima toda e faz aquele calor seco que chega dói ficar no sol. E daí de repente a gente viaja pra Tailândia. Comidinhas que parecem um sopro de vento, geladinhas ou em temperatura ambiente, vegetais crocantes, muito limão, muita cor, muitas ervas frescas.
E daí que entra esta salada de bifun, aquele macarrão de arroz delícia mega levinho e bem fácil de achar por aí. Com pepino, cenoura e rabanete, tudo cru, pra dar aquele croc, com bacon e porco moído bem fritinhos pra dar aquele sabor todo especial e aquele toquinho de gordura pra dar uma equilibrada (é o único elemento de gordura do prato), com aquele molho de limão, nam pla (aquele molho de peixe fermentado clássico e mega característico das comidinhas daquelas bandas do mundo), um toquinho de açúcar e pimenta porque comida thai é assim, pega a boca toda de uma só vez, amendoim pra dar mais croc e uma abundância de ervas frescas pra trazer ainda mais frescor e aquele colorido final.
Não se preocupe demais com quantidades. A receita serve como referência, mas um pouco a mais ou a menos de algum ingrediente não causará grandes estragos.
O resultado é uma salada linda, fácil de fazer, explosiva de sabores, mas ao mesmo tempo super leve para trazer aquele alívio nessa seca intensa que toma conta da nossa cidade todo ano nesta época do ano.
Ah! E se quiser fazer uma variação vegetariana é só omitir o bacon e carne de porco e caprichar mais nas verdurinhas. No molho tira o nam pla e coloca mais sal e um alô de shoyu se quiser dar um toque mais oriental.
- 200g de bifum (macarrão de arroz – hidrate de acordo com as instruções do pacote)
- 50g de bacon bem picado
- 150g de carne suína moída (peça no açougueiro – pode ser paleta, pernil…)
- 1/2 de xic de amendoim tostado
- 1 cenoura grande fatiada finamente em rodelas
- 1 pepino (de preferência do tipo japonês) fatiado finamente em rodelas
- 4-5 rabanetes fatiados finamente em rodelas
- 1 xícara de ervas frescas (cebolinha picada, hortelã somente folhas, coentro somente folhas)
- 1 pimenta dedo de moça picada (remova as sementes se quiser menos forte)
- Para o molho
- 1/4 de xic de nam pla (molho de peixe fermentado – compre em lojas de produtos orientais)
- 1 c.s. de açúcar mascavo
- 1 c.s. de suco de limão tahiti
- 1 dente de alho ralado
- Frite bem o bacon até derreter a gordura e ficar bem dourado e crocante. Retire com uma escumadeira e escorra num papel toalha. Reserve a gordura para outro uso (dica quente – fica perfeito para fazer pipoca). Reserve até esfriar por completo.
- Frite bem a carne suína moída. Caso esteja muito magra use um pouco da gordura do bacon. Deve ficar dourado e bem despedaçado e soltinho. Reserve até esfriar por completo.
- Misture os ingredientes do molho para fazer o molho.
- Misture o bifum hidratado (em temperatura ambiente), o bacon e carne suína, a cenoura, rabanete, pepino e pimenta dedo de moça. Acrescente o molho. Misture bem. Acrescente uma parte das ervas frescas e do amendoim tostado.
- Finalize com o resto das ervas frescas e amendoim e sirva imediatamente.
Para acompanhar Underground Horns, uma banda cheia de sopros que andamos escutando bastante ultimamente e que embalou uma recente viagem de estrada que fizemos.
Beijos,
Mariana
Deixe um comentário