Com esta receita mãe de picles você faz a festa. Uma misturinha simples, vidros bem esterilizados e bons ingredientes para virarem picles e pronto. É dessas receitas pra vida que você internaliza e começa a fazer no automático depois de um tempo. O tanto de coisa que pode virar picles… é um mundo lindo!
Em março fizemos um Jantar Lá em Casa especial Coma em Transe de receitas que foram pensadas para combinar com as músicas do disco novo do Esdras Transe | Esdras Nogueira e Grupo tocam Transa (escute AQUI). Você pode encontrar as informações sobre esse jantar AQUI e as fotos AQUI.
O jantar virou um e-book que já foi enviado aos membros do nosso Clube do Assinante (saiba mais AQUI) e aos poucos estamos publicando as receitas aqui. Vejam todas que já estão no ar AQUI. Os picles de casca de melancia e de jalapeño que ilustram esta receita mãe fizeram parte do prato principal do jantar cuja receita será publicada muito em breve.
Para fazer os picles de jalapeño e de casca de melancia basta seguir a receita mãe e misturar à pimenta jalapeño fatiada finamente e à casca da melancia com a parte externa verde removida com um descascador, mantendo o branco e um pouquinho de nada do rosa da melancia.
Ambos os picles podem ser consumidos horas depois de feitos, mas ficam mais gostosos com 3-5 dias e melhores ainda depois de 2-3 meses.
- 500ml de vinagre
- 500ml de água
- 3 c.s. de açúcar
- 1 c.s. de sal
- opção de tempero
- 1 c.s. de semente de mostarda
- 1/2 c.c. de pimenta calabresa
- vidros esterilizados
- ingredientes como pimenta jalapeño fatiada finamente ou a parte branca da melancia para virarem picles
- Numa panela média misture o vinagre, água, açúcar e sal e aqueça até fervilhar e dissolver todo o açúcar e sal.
- Distribua o item que você quer transformar em picles (no caso, fatias de pimenta jalapeño e fatias da parte branca da melancia) em vidros e cubra com o líquido do picles. Tempere com a mostarda e calabresa ou com outro tempero que deseje.
- Tampe e processe para ser armazenado por meses em água fervente por uns 10 minutos. Para evitar acidentes coloque um pano no fundo da panela e certifique-se que os potes de picles estão retos e com 1 cm de água acima da tampa. Após os 10 minutos, retire, anote a data no vidro e armazene em local fresco de sua cozinha até o dia de usar. Estes picles podem ser consumidos em uma hora, mas ficam mais gostosos após 3-5 dias, e melhores ainda depois de 2 ou 3 meses.
- Se armazenados e esterilizados corretamente podem durar meses e meses.
No som, Big Red Machine, banda que vimos ao vivo esta semana no Primavera Sound em Barcelona (ESTE post conta um pouco sobre a primeira etapa desta viagem. Em breve conto mais.)
Beijos,
Mariana
Deixe um comentário