Hora de dar continuidade à nossa série especial Coma em Transe de receitas harmonizadas com o disco Transe | Esdras Nogueira e Grupo tocam Transa, o mais recente lançamento do Esdras <3 Para cada música, uma receita.
No som, a versão instrumental de Triste Bahia ficou mais etérea, mais solta. Ela tem algo de mar, com um arranjo que vai e vem, em dado momento combinando todos os elementos da música original ao mesmo tempo, cada um num instrumento. Lindo isso.
Dá um play aqui pra sacar.
E apesar de que não fomos ao mar para buscar ingredientes, fomos sim à Bahia e rapidamente nos lembramos dessa entradinha que tínhamos servido há anos num dos primeiros Jantares Lá em Casa quando o Coma Lá em Casa ainda era bem diferente do que é hoje.
A picância da pimenta dedo de moça (que tem a versão mais suave com pimenta de cheiro) é contrabalançada pelo requeijão com mel, cuja doçura, por sua vez, é contrabalançada pela carne seca desfiadinha bem salgadinha por cima e tudo isso em cima de uma mandiopã lindamente crocante. Que nem na música, camadas e sobreposições formam um todo perfeito.
Sério, é dessas entradas simples que são arrasadoras! E beleza. A gente admite que não é todo mundo que vai encarar os zilhões de passos necessários para fazer o mandiopã (cuja receita está AQUI), mas não deixe de fazer essa maravilha por causa disso. Faça chips de batata no forno e use como base para a pimenta, ou, se preferir, facilite ainda mais a sua vida e use uns chips maneiros desses que vendem hoje em dia no mercado.
- mix de 15 pimentas dedo de moça e de cheiro
- 100g de carne seca (sobrará um pouco, mas é difícil fazer menos do que isso)
- 1 xícde requeijão
- 1-2 c.s. de mel (ajuste a gosto)
- 30 mandiopãs fritos grandes (a receita está a seguir) ou substitua por chips maneiros
- Corte as pimentas ao meio, retire as sementes (ou deixe para o nível power), e coloque no forno quente com um pouco de azeite por uns 5min – só pra dar uma amolecida nas pimentas.
- Dê uma fritadinha na carne seca até ela ficar crocante, qualquer frigideira resolve.
- Misture o requeijão com o mel numa tigela e reserve.
- Use o mandiopã ou chips como base, depois meia pimenta, recheie com o requeijão, depois a carne seca crocante.
- Devore.
Nunca vi ninguém comer só uma dessas. Altamente viciante. Estejam avisados.
beijos,
Mariana
Deixe um comentário