Hoje é dia de seguir com a nossa série #comaemtranse composta de receitas harmonizadas com o disco Transe | Esdras Nogueira e Grupo tocam Transa, o novo disco do Esdras que é uma releitura instrumental do Transa, álbum icônico de 1972 do Caetano Veloso.
O Transe acabou de sair! Que emoção! Olha ele inteirinho AQUI! e em março fizemos um Jantar Lá em Casa especial em que cada prato foi pensado para combinar com cada uma das músicas do Transe. Coma em Transe.
Quem veio ao jantar escutou o disco em primeira mão (tem fotos AQUI do dia em que fizemos o jantar para a banda e aproveitamos para tirar fotos mil) e curtiu a valer um jantar cheio de beliscos maneiros, bons drinks, culminando numa paleta deliciosa que nem te conto.
Mentira, conto sim. Ao longo das próximas semanas postaremos cada uma das receitas do jantar (quem veio ao jantar e os membros do nosso Clube do Assinante já receberam um e-book completinho).
Começamos com You don’t know me e um belo drink – bloody mary de água de tomate – o post está AQUI.
Agora é a vez de Nine out of ten, cheia de grooves numa versão instrumental que deixa um pouco da suavidade da original de lado e traz uma acidez, com rifs estranhos e ritmos dissonantes. A versão é, digamos, um pouco mais torta.
Para harmonizar com o som, uma entrada cuja descrição é estranheza pura. Melancia com azeite de coentro e crocante de pele de frango. Oi? É, a gente já tá acostumado com essa reação. Mas confia e vai.
Dá um play aqui para se contagiar pelo som e siga para a receita para ver como a estranheza pode ter perfeita harmonia.
A receita em si é bastante simples. São dois os elementos manhosos, o azeite de coentro e o crocante da pele de frango. Técnicas simples que valem pra vida.
Para fazer qualquer azeite temperado a manhã é dar uma esquentada rápida no azeite, rápida mesmo, não é pra ferver!! Só aquele calorzinho gostoso. Desliga e mistura o sabor que você quiser dar. Essa aquecida ajuda a extrair as essências do que você estiver usando, no caso, coentro, com talo e tudo. Bate no liquidificador e depois peneira numa peneira bem fina para separar as partículas (se precisar use um papel toalha para ajudar). Neste caso, o resultado é um azeite intensamente verde, com o sabor bem particular do coentro.
Para fazer o crocante de pele de frango peça peles para seu açougue ou reserve peles cruas de uma leva de sobrecoxas que você for fazer pro almoço. Com a parte de trás de uma faca raspe a pele por dentro removendo o excesso de gordura. Amor e carinho nessa hora pra não destruir sua pele. Pra ficar crocante e retinha tem que esticar bem a pele numa assadeira virada ao contrário e pressionar com outra no sentido certo (você terá duas assadeiras com as partes de baixo encostadas uma na outra). Daí vai pro forno médio pré-aquecido até ficar bem crocante, é coisa rápida. Assim que sair já tempera com sal e alguma pimenta em pó – caiena no caso, mas a técnica pode ser aplicada para o sabor que você quiser. O resultado é uma casquinha mega delicada e maravilhosa que pode dar aquele tchã para infinitos pratos.
De resto, é basicamente montagem. A melancia é cortada em cubos (não joga fora a casca não! vamos usar para um picles algumas receitas à frente. Aguarde e confie.) e injetada com o azeite de coentro. Oi? Como assim?
Parece mais complicado do que é. Dá um pulo ali na farmácia e compra uma seringa descartável, enche com o azeite e injeta os cubos de melancia com o azeite. Assim a melancia por fora não fica engordurada e você consegue pegar com as mãos de boa, mas o sabor do azeite e do coentro ficam ali no meio da carninha da fruta. Delícia.
Acrescenta uma meia lua bem fininha de cebola roxa, um pedaço da pele de frango caprichada na pimenta e uma micro pitada de algum sal maneiro tipo maldon ou flor de sal pra dar aquele estouro na hora que entrar na boca e pronto.
- 1/4 de uma melancia grande
- 100ml (1/2 xíc) de azeite
- 1 maço de coentro
- 1/2 cebola roxa fatiada finamente em meia lua
- pele de frango equivalente a umas 5 sobrecoxas
- pimenta caiena para salpicar
- sal fino para salpicar
- sal maldon / flor de sal ou outro sal com textura mais granulada para finalizar
- equipamento necessário: seringa
- Aqueça rapidamente (sem deixar ferver) o azeite. Bata no liquidificador com o coentro picado grosseiramente com os talos (retirar somente a raiz) e coe numa peneira bem fina. Reserve. Pode ser feito com antecedência. Dura vários dias na geladeira.
- Algumas horas antes de servir corte a melancia em cubos retirando as sementes. Reserve as cascas para fazer picles em receita a seguir. Com uma seringa, injete o azeite de coentro no centro de cada cubo de melancia. Reserve na geladeira até a hora de servir.
- Coloque a cebola roxa de molho na água gelada enquanto prepara a pele.
- Pré-aqueça o forno a 220oC.
- Com a parte de trás de uma faca, raspe o excesso de gordura da parte interna na pele. Espalhe cuidadosamente numa assadeira virada ao contrário. Coloque outra assadeira na direção certa por cima de forma que a parte de baixo de ambas assadeiras estará encostada. Leve ao forno até ficar crocante. Uns 10 minutos. Tempere imediatamente com sal fino e pimenta caiena salpicados generosamente.
- Monte os cubos de melancia com uma meia lua de cebola roxa e um pedaço de crocante de pele de frango espetado. Salpique sal maldon ou outro sal com textura granulada sobre a melancia. Sirva imediatamente.
É doce, picante, salgado, crocante, untuoso, ácido, tudo junto ao mesmo tipo. Ninguém fica indiferente.
beijos,
Mariana
Deixe um comentário