Sempre difícil escolher a primeira receita que será postada, ainda mais num ano que promete ser tão louco como é o caso de 2019. Quebrei a cabeça um pouco até lembrar desta granola caprichada nas especiarias que é dessas coisas que sempre temos em casa. Tá lá, guardadinha, sem grandes alardes. Toda bonita, saudável, crocante e perfumada, tranquilona ali num pote hermético pronta pra ser deliciada com um iogurte caseiro, salpicada por cima de umas frutas, ou simplesmente beliscada assim direto mesmo. Granola caseira é das coisas mais fáceis e maravilhosas que existem no mundo e esta é super especial, mas assim, de boa, discreta, na manha…
Assim como essa música do Gil. Tranquila. De boa. Mas daí você presta atenção na letra. E ela tem muito a dizer.
Eu comecei a fazer minha própria granola porque as industrializadas sempre tinham algum elemento que eu não curtia. Eu continuo fazendo minha própria granola porque é super fácil, as possibilidades são infinitas e eu sei tudinho que tem nela e é tudo comida de verdade.
O esquema é o seguinte, aprenda as proporções de aveia e outras sementes, grãos, frutas secas etc e tal e dos líquidos/adoçantes que vão dar cor, sabor e textura pra granola. De resto, solte a franga. Dá pra fazer mil e uma variações.
O que a sua granola precisa ter é aveia em flocos grossos. Essa é a sua base. Além da aveia é legal ter uma mistura de grãos e sementes. Adoro trigo sarraceno, pepitas de abóbora, semente de girassol, chia, linhaça, semente de gergelim, castanha de caju, amêndoas, lascas de coco, enfim, deu pra ver que vale tudo. Confesso que cada vez faço de um jeito dependendo do que tenho na dispensa. A da foto tem aveia, semente de girassol, pepitas de abóbora, linhaça e chia.
Daí vem a etapa dos temperos. Você pode deixar sua granola neutra, só um alô de açúcar mascavo ou mel quem sabe, talvez um toque de canela ou cacau, talvez você queira uma granola salgada, é massa também, ou, como fiz aqui, uma combinação de especiarias – canela, noz moscada e gengibre e um pouquinho de açúcar mascavo. Essa é a minha combinação carinho na alma. Quem acompanha a gente por aqui já deve ter sacado isso.
Depois vem a etapa lambrecada. Neste caso, mel e óleo de canola. Mistura tudo, espalha na assadeira, forno e foi. 100% indolor. Daí é só ficar de olho pra não queimar, dar umas mexidas de vez em quando, até ficar bem douradinho bonito. Se quiser que fique mais aglomeradinho, mexe menos, se quiser mais soltinho, mexe mais (especialmente logo depois de sair do forno). Deixa esfriar, guarda bonitinho num pote hermético e usa ao longo de semanas feliz da vida.
- 250g (2 xic) de aveia em flocos grossos
- 80g (1/2 xic) de semente de girassol
- 80g (1/2 xic) de pepita de abóbora
- 40g (1/4 xic) chia
- 40g (1/4 xic) linhaça
- 50ml mel
- 50ml óleo
- 1/2 cc sal
- 2 c.c. canela
- 1/2 c.c. cardamomo
- 3/4 c.c. gengibre
- Pré-aqueça o forno a 180oC.
- Misture a aveia e todas as sementes. Acrescente as especiarias. Por último acrescente o mel e óleo e misture bem. Espalhe numa assadeira grande e leve ao forno até dourar, uns 30-40 minutos. Mexa pelo menos uma vez nesse meio tempo. Se preferir a granola mais soltinha, mexa mais vezes.
- Quando estiver dourado retire do forno e deixe esfriar na própria assadeira. Quanto mais mexer nessa hora mais soltinha ficará. Ela ficará mais crocante à medida que esfria. Guarde num pote hermético por até 1 mês.
Beijos,
Mariana
Deixe um comentário